💸 Renda Fixa
Você quer discutir sobre CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, RFs, Debêntures, RFs, LCs e tudo mais? Esse é o lugar!
-
- 2 respostas
- 162 visualizações
Sempre escutei que o melhor lugar para se deixar uma reserva de emergência era em tesouros selic ou cdbs de liquidez diária. Terminei o módulo 0 agora e no final o Raul disse para deixar em ''Bancões'' mesmo sem render nada. Fiquei na dúvida se realmente vale a pena fazer isso ou se eu deixo em um tesouro selic da vida. Além disso, fiquei na duvida do quanto que tenho que ter para ter uma reserva de emergencia completa.
Última resposta por Flavio Prado, -
- 2 respostas
- 420 visualizações
Amigos De repente deu um Bug aqui. Qdo aplicamos num título do tesouro ou mesmo um desses fundos com a renda prefixada. Tem uns bem atrativos agora. Como lucramos com os juros compostos se não recebemos o dividendo mensal que possa ser reaplicado ? Apenas aportando mais valores no mesmo título? Fiquei em dúvida. obrigado.
Última resposta por Fernando Koboldt Machado, -
- 2 respostas
- 84 visualizações
Pessoal foi apenas eu quem fez a comparação do video da aula 06 onde apresenta o "FOCUS - RELATORIO DE MERCADO" que nao da para confiar muito nas projeções do Banco Central ?
Última resposta por Alikaelli Porciuncula, -
- 2 respostas
- 108 visualizações
Olá pessoal, segundo o tesouro (https://www.tesourotransparente.gov.br/publicacoes/estatisticas-fiscais-do-governo-geral/2021/22) no 3º trimestre de 2024 o governo teve um déficit de 226.930 milhões de reais, sendo que a maior parte do déficit representa é previdência, funcionalismo público e juros da dívida. Faz sentido aumentar a selic para conter estes três tipos de gasto do governo? Porque eu não consegui entender como que a selic vai conter a inflação provocada por estes 3 gastos do governo. Se realmente a selic não é tão eficaz com estes 3 gastos em particular, qual seria a solução do banco central. Se não existe outra solução a não ser a SELIC, algum economis…
Última resposta por Lucas Seckler, -
- 2 respostas
- 225 visualizações
Vale a pena reinvestir o tesouro IPCA, Ex: tenho 2029 com um juro médio de 5,80%, e tem a opção de reinvestir tudo no 2035 para 6,4%? será que tem custo muito alto nessa troca? ou se vale a pena?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 2 respostas
- 263 visualizações
Estava analisando o boletim FOCUS dessa semana e o aumento da taxa SELIC (agora a 10,75%) e minha conclusão foi a seguinte: Como a expectativa é de que o ano feche com uma Taxa de Juros ainda maior (11,25%), o ideal seria aguardar um pouco para, em seguida, adquirir títulos prefixados (assim que a expectativa seja de queda da Taxa). A preço de hoje, como a expectativa ainda é de alta na inflação, adquirir títulos com prazos um pouco mais curtos, atrelados ao IPCA, pode ser uma boa. Essa análise é correta?
Última resposta por Pedro Moura Araújo, -
- 2 respostas
- 262 visualizações
Bom dia Comunidade - estava olhando meus investimentos e notei que em agosto vencem os titulos do tesouro IPCA+ 2024 e eu tenho boa parte da minha renda fixa nestes titulos (uns 50% da Renda Fixa e uns 15% do total investido) e este valor irá corresponder a uns 2 anos dos meus aportes (ou seja é um valor considerável). Estou na dúvida do que fazer, com certeza o diagrama irá ficar desbalanceado e ficará indicando investir em RF. Por outro lado não acho que logo no vencimento do titulo irei encontrar oportunidades incriveis na renda fixa para repor de imediato. Estou pensando em adotar a seguinte estratégia, colocar no tesouro selic e aos poucos ir buscando novas…
Última resposta por Felipe Braz Sant'anna, -
Tesouro selic 2027 e Tesouro selic 2029, qual seria o melhor pra reserva de emergência?
por Wesley Ramalho- 2 respostas
- 552 visualizações
Olá, comecei a estudar os vídeos recentemente Estava pensando em qual seria a melhor opção pra utilizar como reserva de emergência e não tenho certeza de quais seriam as diferenças entre um investimento e outro. Existe alguma diferença na cobrança de IR ou qualquer outra coisa que torne o Tesouro selic 2027 mais atrativo do que o 2029, em algum cenário? Inicialmente tive a impressão que o Tesouro selic 2029 seria uma opção melhor, assumindo que Ambos possuem liquidez d+1; Tesouro selic 2029 rende SELIC + 0,15% a.a (uma taxa maior que a do Tesouro selic 2027, que seria SELIC + 0,08% a.a) Tem algo que estou deixando passar aqui? Obrigado…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 2 respostas
- 164 visualizações
Com o novo Presidente do BC alinhado com as ideias do Presidente da República, e tendo mais a maioria da diretoria indicada pelo Presidente da República também, tenho a impressão que eles vão baixar a Selic. Pensando assim, seria uma janela de oportunidade para comprar títulos pré-fixados e ganhar tempo de investimento com a marcação a mercado a partir do ano que vem? Ou é prudente esperar o novo presidente assumir e começar a operar para, ai sim, ter alguma certeza da política dele?
Última resposta por Filipe Augusto Valencio Leinig De Almeida, -
- 2 respostas
- 287 visualizações
1) São sinônimos? 2) Rebate é o resultado do lucro que a corretora ganha pela spread? Pode me ajudar?
Última resposta por RSantos, -
- 2 respostas
- 76 visualizações
Coloquei no tópico de renda fixa pois acredito que o um apartamento entre quase como renda fixa apesar de ser um patrimônio. Minha questão é a seguinte, tenho uma média de investimento de 3k ao mês, atualmente destinada a minha reserva de emergência que está em reconstrução e surgiu uma oportunidade de comprar meu primeiro imóvel através do minha casa minha vida com um juros de 8,6 a.a, imovel de 332k na tabela sendo vendido por 282 depois das negociações, eu iria financiar 261k e o restante foi uma entrada parcelada em 2x um ato de 12k e uma unica em 9/26 de 9k, fianciamento de aproximadamente 1900 mensal em 420 meses. Minha duvida é, na verdade nem é uma dúvi…
Última resposta por Vinicius Santoros Candido Correa, -
- 2 respostas
- 103 visualizações
Estou com a seguinte dúvida: O IPCA+ é protegido da inflação, e vou retirar quando o titulo valer aproximadamente R$1000, mas caso a inflação suba muito ele vai chegar no R$1000 antes, ou vai sofrer com a marcação ao mercado ? Então se a inflação subir meu dinheiro vai ser reduzido pela marcação ao mercado e no final vou ter a mesma quantidade independente da inflação ? Não consegui entender a vantagem do IPCA+ em relação aos títulos pós-fixados e prefixados sendo que vão chegar a R$1000 no final
Última resposta por Lucas Silveira Tosi, -
- 2 respostas
- 231 visualizações
Bom dia pessoal! Tenho uma conta na XP que é gerenciada por um assessor de investimentos, já abri outra conta no BTG para começar a praticar, a ideia é assumir a gestão depois que me sentir seguro. Vi uma aula onde o Raul fala que o investimento em CDB precisa ser ao menos 100% do CDI (salve engano), depois dessa aula eu fui analisar os investimentos feitos pelo meu assessor lá na XP, dai me deparei com esses investimentos do print. Faz sentido isso?
Última resposta por Eddy Paulini, -
PGBL
por Samuel Dambros- 2 respostas
- 205 visualizações
Pessoal, bom dia. Estou pensando em fazer uma previdência privada (PGBL), com o objetivo exclusivo tributário, ou seja, pagar menos IR. Hoje, meu rendimento tributável é maior do que 100k, além do desconto o IR na fonte, pago mais uma boa quantia na entrega da declaração. Vocês teriam alguma previdência privada para indicar?
Última resposta por Samuel Dambros, -
- 2 respostas
- 200 visualizações
Bom dia a todos! Gostaria de compartilhar uma reflexão e saber o ponto de vista da comunidade sobre o assunto para eu me nutrir de diversos pontos de vista. Muita gente diz que o investimento em renda fixa mais seguro que existe é a dívida pública (inclusive o Raúl fala isso no curso da AUVP). A justificativa que mais ouço é que é muito difícil um país dar calote. Muito mais difícil que uma empresa privada. Mas na real é que os países estão cada vez mais endividados e muitos deles pagam suas dividas emitindo ainda mais divida (o que parece uma grande bola de neve) Os EUA são o país mais endividado (ou um dos mais endividados) do mundo, e uma das razões…
Última resposta por Adriano Umemura,