💸 Renda Fixa
Você quer discutir sobre CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, RFs, Debêntures, RFs, LCs e tudo mais? Esse é o lugar!
-
- 2 respostas
- 85 visualizações
A relação entre um banco público e um privado, com foco em clientes diferentes, seria uma Correlação Negativa ou seriam ativos descorrelacionados? Embora sejam bancos, o fato de atenderem públicos e negócios distintos, um determinado acontecimento global não afetaria o outro, logo, eles seriam descorrelacionados. Exemplo: um banco que atende o agro e outro que atende o setor de imóveis, uma crise hídrica afetaria o banco voltado para o agro, mas o outro manteria os seus negócios intactos. Em suma, é benéfico para um investidor ter mais de um banco no seu portifólio de ações. Este meu raciocínio está certo? Vocês concordam com ele? Justifique.
Última resposta por Antonio Victor Costa, -
- 2 respostas
- 318 visualizações
Estou com muita dificuldade em analisar o fluxo para aplicar o conceito do contrafluxo proposto. Cenário atual : Selic dez/24 : 11,25% IPCA dez/24 : 4,76% Valores históricos máximos recentes: Selic jan/23 : 13,75% IPCA jan/23: 5,6% A meta do governo para inflação é de 3% Como vocês correlacionam os indicadores (Selic e IPCA) com o fluxo para tomada de decisão de investimentos?
Última resposta por Mateus Henrique De Sousa Mello, -
- 2 respostas
- 162 visualizações
A primeira regra dos investimentos é a SEGURANÇA, como visto nas aulas com o Raul. Aprender a investir no mercado financeiro não é tão fácil, pode levar tempo, dedicação e investimentos prévios em cursos de finanças, até que a pessoa se sinta apta para operar nesse mercado. A segurança é um fator fundamental na hora de investir, principalmente no que consiste à volatilidade do mercado financeiro que indica a variação/flutuação de preços de ativos, como ações, moedas, títulos, commodities etc, sendo um indicador importante para determinar o sucesso ou o fracasso de operações, especialmente na bolsa de valores. Essa oscilação do mercado afeta a relação entre …
Última resposta por Paula Borges Falcão, -
- 2 respostas
- 163 visualizações
Prezados, Gostaria de entender por que a taxa de juros de um título está a 0,05% e o outro a 0,12%. Desculpe pela minha ignorância, mas assisti ao vídeo várias vezes e não consegui compreender a razão dessa diferença, já que ambos são atrelados à Selic. Essa diferença se deve ao ano de vencimento ou há outro fator que influencia? Quanto maior a taxa, melhor o rendimento? Estou começando a investir e vi que o ideal é fazer uma reserva de emergência. É melhor investir no Tesouro Selic, como mencionado no curso, ou tentar o Tesouro IPCA+ para garantir um retorno acima da inflação? Como ambos podem ser resgatados no mesmo dia, a diferença seria apenas na…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 2 respostas
- 233 visualizações
Bom dia, pessoal! Sou nova no curso e estou com uma dúvida referente ao Tesouro Selic. Coloquei uma parte do dinheiro lá e o rendimento está negativo, gostaria de entender o motivo, se alguém puder me ajudar. Vou deixar aqui o print
Última resposta por Alikaelli Porciuncula, -
- 2 respostas
- 512 visualizações
Olá, já entendi o conceito de marcação a mercado e encontrei no site do tesouro o gráfico onde posso ver se os meus títulos estão acima ou abaixo do valor teórico. Minha dúvida é no momento da compra, como eu poderia saber se o valor real do título que estou comprando naquele momento está acima ou abaixo do valor teórico? Minha corretora só me informa o valor real, não seria interessante saber o valor teórico também no momento da compra, para saber se estou comprando em um bom momento?
- 2 respostas
- 140 visualizações
Olá pessoal, tenho essa dúvida e algumas outras que vou relatar abaixo. Tenho alguns CDB's na "corretora de duas letras". Se eu quiser concentrar tudo no BTG, qualquer CDB pode ser transferido? Ou pode haver restrição de algum CDB/LCI não ser "compatível" com a corretora de destino? Perco a rentabilidade contratada se eu transferir? (Obs, nenhum deles é liquidez diária. Todos tem resgate apenas no prazo de vencimento) Agora vai uma terceira pergunta que envolve um pouco de ética. Amo a plataforma da AUVP e todos os recursos, estou jogando tudo aqui pra manter em um só lugar. Não quero ser ingrato, mas o fato é que normalmente eu consigo achar oportunid…
Última resposta por Bolívar Luiz, -
- 2 respostas
- 511 visualizações
Bom dia pessoal! Esse é meu primeiro post aqui n comunidade......! No módulo 3, o Raul falou de marcação a mercado de todos os produtos do Tesouro, exceto do indexado a taxa Selic. Por qual motivo? Ele não sofre a mesma variação que os outros produtos do Tesouro?
- 2 respostas
- 244 visualizações
Bom dia, já peço desculpa pela ignorância, mais não estou conseguindo entender o Lance de o titulo valer 1.000,00 no final - no tesouro pré-fixado e tesouro IPCA+. Então nesse caso IPCA+ 2029 valendo 3.249,29 - como pagar 1.000 no final? Estaria perdendo dinheiro antes de contratar, bugou minha cabeça estou entendendo errado, podem me ajudar?? Não entendi mesmo esse 1 mil reais - no final do período.
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 2 respostas
- 257 visualizações
Olá pessoal, tenho uma dúvida com relação a rentabilidade anual apresentada pela plataforma do BTG pactual. Segue um exemplo: Notem que temos uma taxa "global" (IPCA + 11,34%) que entendo ser o total de retorno segurando a debênture até o fim do prazo. Porém, eu gostaria de uma ajuda para entender melhor essas taxas de 7,68% que aparecem até o final do período.
- 2 respostas
- 759 visualizações
Boa tarde. Validando o conceito da possibilidade de marcação, compra com ágil/deságil e também analisando se vale adicionar este título na carteira, pegando o exemplo de hoje 27/02/2024 Tesouro Selic 2027 onde esta taxa no site do tesouro de 0,12%, consequentemente o preço do título esta mais caro olhando o seu histórico: olhando na corretora XP esta com a rentabilidade de SELIC + 0,1063% (comprando com deságil, OK?) seria correto afirmar que este títolo não compensaria entrar na carteira pelos seguintes fatos: 1º Seu valor esta muito caro e isso zera a possibilidade de ocorrer futuramente uma venda a marcação a mercado. 2…
Última resposta por Marcio De Almeida Rosa, -
- 2 respostas
- 293 visualizações
Olá a todos!!!! Estou começando a estudar, onde colocar minhas reservas de oportunidade. Até estar mais confiante. Pra decidir investir. Já separei o 13@ para investir. Um CDB de liquidez diária. Imagino que seja o melhor.
- 2 respostas
- 506 visualizações
Gostaria de saber se meu raciocínio esta correto: 1. Levando em consideração a taxa selic atual e o IPCA acumulado , atualmente faz mais sentindo aplicar no tesouro pós fixado. Aplicações no tesouro pre-fixado faria sentido somente para realizar marcação de mercado, apostando em uma baixa significativa na taxa de juros. 2. Em relação a marcação de mercado 13/11/2023: taxa de juros 10,56% - preço do titulo: R$ 806,76 ( levando em consideração que o objetivo da compra seria realizar marcação de mercado, não seria um bom momento para adquirir títulos pre-fixados)
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 2 respostas
- 389 visualizações
Minha duvida é a seguinte: Supondo um titulo CDI + 4, com uma rentabilidade ao ano de 17%, se a taxa de juros cair a rentabilidade do titulo cai, certo. Dado isso, o valor no vencimento é alterado, no caso para baixo ? Caso a frase acima esteja correta, então seria melhor, na situação atual, comprar titulos atrelados ao IPCA, como IPCA + 8 ou 8.5, pois a inflação vai tender a almentar nos proximos anos, por conta da injeção de dinheiro na economia, fazendo assim a rentabilidade do titulo aumetar e por consequencia o calor no vencimento?
Última resposta por Erick F, -
- 2 respostas
- 814 visualizações
Olá Sardinhas 🐟 Tenho uma dúvida ao escolher titulos de RF no momento. Um exemplo, ao encontrar duas LCIs ou LCAs do mesmo banco a 10% pre fixado porém uma pra julho de 2024 e outra pra junho 2027. Seria mais interessante pegar a mais longa visto que pra 2024 ainda há chance de selic estar alta ou a mais curta pela risco menor pra mesma taxa? Lembro do Raul ter falado em uma aula pra optar sempre pela mais curta se for a mesma taxa porém pro meio de 2024 não vejo vantagem e pegar uma taxa que fica muito próximo a selic (supondo que em 2024 selic não deve despencar).
Última resposta por Tiago N.,