💸 Renda Fixa
Você quer discutir sobre CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, RFs, Debêntures, RFs, LCs e tudo mais? Esse é o lugar!
-
- 1 resposta
- 139 visualizações
Acabei de ver a aula sobre o contrafluxo e não absorvi muito bem o conceito por trás da sazonalidade. Então se, por exemplo, investimentos com SELIC estiverem trending (sob demanda), eu devo aportar em IPCA porque o rebate estará maior para as corretoras? Acho que preciso de mais exemplos para entender esse conceito... Alguém consegue me ajudar?
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 1 resposta
- 99 visualizações
Boa tarde, pessoal. Seguinte. Quinta feira terminei o modulo 3 e decidi aportar minha reserva em renda fixa, comprei uma unidade de pré fixado 2028, só pra ver como era e o resto coloquei tudo no tesouro selic, minha intenção é deixar ali até terminar o curso. Só que aconteceu duas situações que eu não entendi. A primeira é que na compra do prefixado já diminuiu 80 centavos, comprei por 686,54 e o saldo bruto está em 685,74, aconteceu o mesmo no tesouro selic, esse então seria a comissão do BTG que foi descontada na compra? Minha segunda duvida é o seguinte, meus tesouro selic está la a 4 dias e não aumentou nem 1 centavo (tenho 36000 investido lá) achei que o rendim…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 1 resposta
- 440 visualizações
Pessoal, em setembro fiz uma aplicação no tesouro IPCA+2045. No dia seguinte quando fui checar se tinha sido liquidado, verifiquei que mostra: Títulos: 31,99 Valor título:1214,42 Valor investido: $38.849,29 Valor líquido: R$37834,89 Hoje mais de um mês depois o valor do título está R$38157,67. Minha dúvida é, como no dia seguinte da aplicação o valor ficou abaixo do aplicado e continua assim.
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 1 resposta
- 130 visualizações
Pessoal, estou estudando o módulo sobre renda fixa e me surgiu uma dúvida: Temos a questão da tabela regressiva da alíquota de IR de acordo com o tempo do investimento. Esses períodos (<180, 181 a 360, 361 a 720 e >720) são considerados na data do aporte ou são inerentes ao próprio título? A pergunta surgiu porque foi dado um exemplo na aula sobre aportes mensais em um título que venceria em 2027 e o cálculo feito considerou a alíquota de 15%. Entendo que se a alíquota fosse sobre a data do aporte, teríamos diferentes incidências de IR (o que, diga-se de passagem, deixaria o cálculo muito mais caótico...).
Última resposta por Daniele Vilela, -
- 1 resposta
- 127 visualizações
Não estou conseguindo visualizar o gráfico de rentabilidade no site do Tesouro Direto como na aula de marcação a mercado pt2. onde temos o preço real e preço teórico. Será que o site foi atualizado ou eu que sou burro mesmo ?
Última resposta por Gustavo Guedes, -
- 1 resposta
- 595 visualizações
Estava realizando um auto teste simulando uma formação de carteira em renda fixa, nos moldes do quê o Raul nos passou no módulo 3. Encontrei essa oferta pública de CRI da Petrobras. Então fui atrás dos prazos de vencimentos (isso eu consegui) e da rentabilidade. Não consegui traduzir para o meu português financeiro, que é bem básico por sinal, qual é a taxa de rentabilidade para os 3 tipos de CRIs ofertados. Caso alguém consiga me ajudar, fico desde já agradecido. Vou anexar o documento da oferta. A parte da rentabilidade está na página 5. Abraço a todos. CRI Petrobras.pdf
Última resposta por Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, -
- 1 resposta
- 629 visualizações
Olá pessoal! Comprei 10 títulos de IPCA+ 2045 e logo no dia seguinte já tinha perdido mais de R$ 200,00 no valor total do investimento (comprei por R$ 10.081,30 e atualmente o valor bruto está R$ 9.805,00, após 6 dias corridos). Sei que os títulos sofrem com a marcação a mercado, mas fui dar uma olhada no historico de preços e taxas e percebi que existe uma diferença entre o preço para investir e o preço para resgate: No dia 15/03, o preço do título para investir está R$ 1.005,19, enquanto o preço para resgate está R$ 980,50. Alguém sabe explicar por que existe essa diferença entre os preços para investir e para resgatar? Grato desde já!
Última resposta por Matheus Malheiros Pinto, -
- 1 resposta
- 153 visualizações
Olá, Antes de eu entrar no curso eu já estava investindo em títulos de Tesouro Direto tanto SELIC quanto IPCA, mas fui investindo no mesmo título de mesmo ano, tem algum problema nisso de investir tipo num SELIC 2029 vários meses ou IPCA 2029 vários meses?
- 1 resposta
- 178 visualizações
Vendo os videos no youtube do Raul e Aulas, mesmo tendo visto a calculadora "Alugar ou financiar imóvel", até onde entendi, caso não tenha uma familia, é melhor investir doque financiar uma casa, mas fazendo uma conta simples, não 100% da forma correta, investindo R$ 1.000 todo mês durante 30 anos, com um aporte inicial de R$ 70.000, sendo assim tendo investido mais que a compra da casa, no final eu teria R$ 13.501,40, mas até onde entendi, o valor do aluguel seria esse daqui a 30 anos, correto ? Sendo assim, o juros mensal gerado seria somente para pagamento do aluguel ? Pois se fosse isso, tirando o fato do montante final, viver desses juros não seria possível, ser…
- 1 resposta
- 118 visualizações
Ola, antes de iniciar os estudo com a AUVP eu investia na XP mas seguia o que o acessor me indicava... Desta forma, ele me indicou investir no Fundo Occam Liquidez FIC FIF RF CP RL: https://conteudos.xpi.com.br/fundos-de-investimento/occam-liquidez-fic-firf-cp/ A Lamina esta anexo. Atualmente R$ 5.836,00 investidos... Resumo da ópera... um mal negócio ou um bom negócio? Desde já meu muito obrigado a quem se dispor em analisar e opinar sobre o caso. Lamina_46098897000139_v2.pdf
- 1 resposta
- 83 visualizações
Boa tarde, Acredito que compreendi a relação entre o preço do título, sua taxa e a variação ao longo do tempo. No entanto, surgiu uma nova dúvida: quem compra o meu título? No caso do Tesouro Direto, é o próprio Tesouro que realiza essa compra? Essa compra ocorre de forma imediata ou pode demorar? Quando faço a marcação, a taxa que obtenho é aquela no momento da marcação ou a taxa que será aplicada quando o meu título for efetivamente comprado? Em relação à marcação a mercado de títulos privados, como funciona? Eu preciso esperar que alguém compre o meu título, correto? Agradeço pela atenção e aguardo suas explicações
- 1 resposta
- 109 visualizações
Assim, pra ficar fácil de entender a dúvida vamos considerar aquele direito dos 250 mil 4x a cada 4 anos como um passe FGC. O Raul comentou na aula que se duas pessoas investem em uma conta conjunta os dois dividem um passe FGC então o ideal é cada um ter sua conta. Até ai tudo certo. Mesma ideia para holdings, um mesmo CNPJ só teria direito a um passe FGC então pelo menos renda fixa coberta pode compensar fazer na pessoa física, e na holding. A dúvida tá em se é possível criar mais de uma holding, e cada holding ter um passe. Como isso funcionaria? Compensaria? Pra ficar claro, to bem longe de chegar perto de qualquer limite do FGC, meu networth intei…
Última resposta por Eliezer Ribeiro, -
- 1 resposta
- 116 visualizações
Quando vou fazer meus aportes sempre acabo investindo em lci e lca, eu estou errado ? Pq sempre faço comparações, em todo titulo de cdb, eles sempre acabam se saindo inferior, sempre procuro investir em instituições seguras, então seguindo essa logica, tem problema eu investir só em lci e lca ???? os Cdb's tem alguma vantagem ??? [ não cheguei nos 250 mil ainda]
- 1 resposta
- 571 visualizações
NA FOTO EM ANEXO TEM A COTAÇÃO DE TESOUROS DO DIA. POR EXEMPLO HOJE VOU COMPRAR. 1 - QUERO COMPRAR TESOUROS PARA MEU FUNDO DE RESERVA - QUAIS OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA ESCOLHER O TESOURO PARA ESTÁ FINALIDADE. POR FAVOR ME ENSINE POR METODOS DE EXCLUSÃO. QUAL É O TESOURO APROPRIADO PARA ESTA FINALIDADE: SELIC, IPCA+ ..... 2 - QUERO COMPRAR TESOUROS PARA RENDIMENTO, NÃO ESTOU DISPOSTA A COLOCAR TODO MEU DINHEIRO NA BOLSA E CORRER RISCOS. - QUAIS OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA ESCOLHER O TESOURO PARA ESTÁ FINALIDADE. POR FAVOR ME ENSINE O MODO COMO DEVO FAZER. QUAL É O TESOURO APROPRIADO PARA ESTA FINALIDADE: SELIC, IPCA+ , PRÉ FIXADO..... OBS: …
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 1 resposta
- 208 visualizações
Bom dia! Acabei de ver o vídeo do Raul falando sobre tesouro direto e me ascendeu uma dúvida sobre a greve no tesouro direto, eu ve no banco inter a opção de investir no tesouro IPCA renda+ só que o tesouro selic no BTG tá indisponível. Essa greve é parcial? Selic em greve e IPCA + funcionando é possível?
Última resposta por Flavio Prado,