💸 Renda Fixa
Você quer discutir sobre CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, RFs, Debêntures, RFs, LCs e tudo mais? Esse é o lugar!
-
- 4 respostas
- 142 visualizações
Olá, pessoal! Estou começando agora a investir em renda fixa e ainda tenho poucos investimentos. Com a taxa Selic atualmente em 14,75%, decidi aplicar no Tesouro Selic e no Tesouro IPCA+, por entender que são opções seguras e praticamente obrigatórias em qualquer carteira hoje em dia. No entanto, fiz meu investimento na segunda-feira pelo app do BTG e, para minha surpresa, apareceu que estou no prejuízo logo nos primeiros dias. Gostaria de saber: Isso é normal? Fiz algo errado? Agradeço muito se alguém puder me explicar melhor o que pode ter acontecido
Última resposta por Bolívar Luiz, -
- 3 respostas
- 142 visualizações
Pessoal, estava aqui pensando sobre isso a um tempo. E gostaria de ouvir a opinião de vocês. O Tesouro Direto se iniciou no início dos anos 2000 (2002 ou 2003, não lembro) com o intuito de facilitar para o investidor pessoa física possa emprestar dinheiro para o governo federal. Sou só eu, ou vocês acham meio sem noção ser cobrado imposto sobre um dinheiro que você emprestou pro governo? Vamos lá. Esses títulos de dívida foram feitos para alguns propósitos, citarei 2 em específico: 1. Investimento para o país fazer algo; 2. Rolar dívidas passadas, ou parte delas. Digamos que no primeiro caso o governo precisou de arrecadação extra para invest…
Última resposta por Thiago M Borges, -
- 5 respostas
- 142 visualizações
Bom dia, boa tarde, boa noite para todos na comunidade! Estava estudando pelo site da ANBIMA Edu e me deparei com a seguinte afirmação: 'O Tesouro Pré-fixado oferece remuneração fixa, sendo mais indicado para quem busca previsibilidade nos retornos. No entanto, pode ser arriscado em cenários de alta inflação ou aumento da taxa Selic.' Minha dúvida é: em cenários de alta da Selic, realmente não seria ideal adquirir títulos Pré-fixados? Se não, qual o risco específico de comprá-los durante um ciclo de alta da taxa Selic?
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 6 respostas
- 142 visualizações
AO investir em CDBs, tenho me deparado com várias opções de aplicação que vencem 10, 15 dias, às vezes até 5 dias antes de completarem 361 dias de aplicação, o que resulta em maior quantidade de imposto, uma vez que a diferença desses 5 dias podem me resultar em 22,5% de imposto, ao invés de 20% (apartir de 361 dias investidos). Não consigo entender o porque os bancos fazem isso. Qual o propósito disso??? A maioria das aplicações terminam poucos dias antes de atingirem o próximo passo de menor taxa de imposto. Parece até sacanagem. Até fui num site de contagem de datas pra ver se eu estava correta, e davam 357 dias, 355...
Última resposta por Flavio Prado, -
- 2 respostas
- 141 visualizações
Estou assistindo a aula de Debêntures e um dos estudos é comparar com o Tesouro Direto, que tem desconto de IR. Aí montei uma planilha para facilitar os cálculos de comparação. O que ela faz é aplicar o juros compostos, aferir os ganhos, aplicar o desconto de IR quando necessário, calcular o valor final e fazer a conta inversa dos juros compostos achando a taxa aplicada para chegar ao valor final. Portanto, possibilita o comparativo entre as duas aplicações. Faz sentido?
Última resposta por Artur Barbosa, -
- 1 resposta
- 141 visualizações
Boa noite gente! Estou com uma duvida bem simples, quando compramos o tesouro de juros semestrais sei que os juros serão parte dos rendimentos. No vencimento do titulo é apenas o valor investido inicial ou ele é diminuido ao final igual ao tesouro renda+?? Apenas tive curiosidade sobre o funcionamento dele ainda estou longe de viver de renda.
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 4 respostas
- 141 visualizações
Pessoal, dei uma procurada na comunidade e acabei não encontrando um resposta concreta. Pessoal gosta de bater papo kk Minha dúvida é a respeito da diversificação e utilização do diagrama. Tenho alguns pontos... 1 - Tesouro Selic seria somente para parte da reserva de emergência, certo? Ou seja, fica fora do diagrama/patrimonio 2 - Então sobra o tesouro IPCA e o Tesouro Prefixado... colocando eles com peso 10, a alocação vai acabar sendo maior. Mesmo com o FGC vale a pena ter um percentual da carteira maior em tesouro? E sobre os CDBs, vi que devemos aportar em contrafluxo, no diagrama devemos colocar nota 0 para os CDBs que estão "no fluxo". Mas como …
Última resposta por João Paulo Corrêa Da Rosa, -
- 6 respostas
- 141 visualizações
Pessoal faz 3 dias que estou tentando investir na RF pelo BTG e não estou conseguindo. Tem alguma artimanha?
Última resposta por Vinicius Alves Prado, -
- 2 respostas
- 141 visualizações
Um banco com índice de basileia de 15% significa que ele pode emprestar apenas 15% do dinheiro dele? É isso ou entendi errado ?
Última resposta por Rafael Antunes Teixeira Silva, -
- 2 respostas
- 140 visualizações
Boa tarde! estava refletindo sobre maneiras de evitar impostos e também sobre a cobertura do FGC. Obviamente cada um tem o limite de 1 CPF, porém, não de CNPJ. Faria sentido então criar CNPJ diferente para evitar ultrapassar o limite dos 250k cobertos pelo FGC?
Última resposta por Eduardo Tadashi Mori, -
- 1 resposta
- 140 visualizações
Assim, pra ficar fácil de entender a dúvida vamos considerar aquele direito dos 250 mil 4x a cada 4 anos como um passe FGC. O Raul comentou na aula que se duas pessoas investem em uma conta conjunta os dois dividem um passe FGC então o ideal é cada um ter sua conta. Até ai tudo certo. Mesma ideia para holdings, um mesmo CNPJ só teria direito a um passe FGC então pelo menos renda fixa coberta pode compensar fazer na pessoa física, e na holding. A dúvida tá em se é possível criar mais de uma holding, e cada holding ter um passe. Como isso funcionaria? Compensaria? Pra ficar claro, to bem longe de chegar perto de qualquer limite do FGC, meu networth intei…
Última resposta por Eliezer Ribeiro, -
- 2 respostas
- 140 visualizações
Fala galera beleza, assisti as aulas novas do modulo de IR e agora estou assistindo e declarando, porém estou com uma dúvida, no meu relatório da B3 diz que tenho dois ativos de renda fixa que são dois tesouros diretos, já no relatório da xp diz que tenho três um que foi zerado e outros dois que ainda permanecem o valor, porém com valores totalmente diferentes e na B3 não menciona um CDB e uma DEB. que tenho, é normal no relatório da B3 não informar CDB, LC's e DEB? e porque o valor pode estar diferente do relatório da XP para o da B3 no tesouro direto? Obrigado
Última resposta por Rafael Antunes Teixeira Silva, -
- 6 respostas
- 140 visualizações
Oi Bom dia a Todos Gostaria de perguntar sobre umas abreviacoes. Estava vendo no aplicativo y abri um investimento, para ir familarizando con a plataforma, abri um oferta y vi umas abreviacoes: Gostaria de saber o que significa A Letra D. Por exemplo: Resgate (cotizacao): D+179 Aplicacao (Liquidacao Financeira): D+0 Muito obrigado
Última resposta por Jaimson Bispo, -
- 3 respostas
- 140 visualizações
Boa tarde senhores! Tudo jóia com vocês? Estava assistindo a aula de CDB, LC's e RDB's e nessa aula o Raul aborda sobre o índice de basileia e índice de imobilização. Na aula ele diz que acima de 12% seria o ideal para o basileia, e isso bate como a cor do indicado no site Banco Data. Porém ele não diz quantos % seria ideal para o índice de imobilização, apenas diz o que significa, porem quando ele foi analisar os bancos no site, o a cor do indicador de imobilização fica vermelho quando chega nos 100%, teoricamente não seria bom se o banco conseguir converter 100% em dinheiro o que ele tem caso aconteça uma insolvência?
Última resposta por Bolívar Luiz, -
- 4 respostas
- 139 visualizações
Pessoal estou no modulo três e coincidentemente recebi R$16.000 que não esperava. A minha carteira hoje está com 96% em renda variável e eu wuero equilibrar isso. Minha renda variável esta em R$21.034,56, ou seja, pobre haha, então esse valor daria uma boa equilibrada na balança e a partir daí posso ir ajustando conforme meu perfil. Pensando na marcação de mercado eu iria esperar a próxima alta da selic prevista pelo Galipo. Que pode ser a ultima ou penúltimo seguindo o que ele tem passado. Ou seja, pegaria o titulo com uma taxa de juros bem alta. E esperaria a reacao do mercado. Se o mercado não reagir. Deixo no rendimento, visto que, nao preciso desse dinhe…
Última resposta por Artur Barbosa,