💬 Comunidade AUVP
-
- 2 respostas
- 200 visualizações
Boa tarde! Gostaria de calcular a rentabilidade média da minha carteira de renda fixa. Posso utilizar a calculadora de investimentos em renda fixa do Raul para saber a rentabilidade de cada título separadamente (pré-fixado, pós-fixado e IPCA) e ao final fazer a rentabilidade média de todos? Média aritmética mesmo É correto esse caminho? Entendo que as variações da Selic e inflação ao longo do tempo vão interferir. Mas posso seguir esse raciocínio?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 12 respostas
- 293 visualizações
Olá irmãos Sardinhas, me ajudem, tenho 1600 SAPR4, estou comprando mensalmente desde 02/2024, no investidor 10 me informa que a variação no dia de hj é de +0,12%, até aí ok, porém me informa uma rentabilidade ponderada de -89,17%, eu não entendo de onde saiu este número, será que é possível ou apenas um erro do sistema?
Última resposta por Neiviton Alexandre, -
- 11 respostas
- 305 visualizações
Esse mercado brasileiro é engraçado demais, é dois meses tava tudo verdinho, tristeza maior que tou fazendo uma reforma no apartamento e o dinheiro tá indo todo para lá 🥹 🥲🥲 quem mais tá assim?
Última resposta por Nelson Pimentel Carriati, -
- 4 respostas
- 291 visualizações
Pessoal, boa tarde! Tudo bem? Assisti a aula de Tesouro Selic, e acabei me encontrando com uma dúvida.. O titulo que comprei ''Tesouro Selic 2029'' amanheceu com uma rentabilidade negativa, até então entendi que é por conta da marcação a mercado que lá no final do titulo, a rentabilidade será positiva de qualquer forma.. Porém fiquei na duvida, com relação ao rendimento diário do titulo, vendo a Selic a 12,25% a.a, teria uma rentabilidade mensal de 1,02% ao mês, (sem levar em consideração o IR, apenas para facilitar o exemplo aqui..) isso não deveria refletir no rendimento diário e assim compensado a parte negativa por conta da marcação a mercado? ou…
Última resposta por Joao Victor Pereira, -
- 1 resposta
- 331 visualizações
Na aula 5, sobre Tesouro pré-fixado, o Raul disse que na maioria das vezes é recomendado resgatar o valor antes pois em algum momento ele deve chegar no valor que seria resgatado se esperasse até o final. E aqui eu tenho duas dúvidas: 1) Em algum momento é possível que o valor recebido no resgate antecipado ultrapasse o valor recebido no final do prazo? 2) Esse momento de resgate normalmente acontece faltando quanto tempo para o fim do investimento? Muito tempo para o fim, tipo dois anos, ou é mais próximo do fim mesmo, tipo 5 meses?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 6 respostas
- 925 visualizações
Pessoal, dando uma olhada nos vídeos novamente, surgiu uma dúvida aqui... Percebi q a taxa de um pré-fixado, ipca+ ou mesmo pós (no caso, fazendo projeções), no vencimento do título, não eh a contratada, segundo a simulação da RICO usada na aula. Alguém pode me explicar pq? Talvez pq seja a rentabilidade líquida, tirando a taxa de custódia e IR, mas no caso das debêntures incentivadas q n teria desconto de ir? Aí, fiquei confusa tbm, pq no caso da rico ela dá essa simulação, mas em outros casos, preciso fazer na calculadora de juros compostos. Mesmo em debêntures isentas, no fim, n fica a parte pré fixada mais a projeção do ipca? Na aula 15, qnd Raul compa…
- 4 respostas
- 622 visualizações
Boa tarde pessoal! Tenho duvidas sobre rentabilidade em proventos pagos em Fiis, o DY mostra a rentabilidade do ativo (ex: 8% ano). Mas essa rentabilidade já esta corrigida da inflação? Se sim, onde a inflação e aplicada no ativo?
Última resposta por Alex Jaime Cotrim, -
- 5 respostas
- 493 visualizações
Bom dia pessoal! Estou com algumas dúvidas sobre como calcular a rentabilidade real que pode ser obtida em um tesouro pré-fixado. Considerando um título de valor inicial R$761,91 e taxa de juros de 9,87% a.a em um período de 35 meses Dados do título: Valor Inicial = R$761,91 Taxa de Juros = 9,87% a.a Período = 35 meses Dessa forma teremos um total em juros de R$240,71 (passa um pouco dos R$1.000,00 pois acredito que o dado simulado não esteja contemplando alguns dias). A alíquota do IR é de 15%, sendo retido R$36,11. Logo, o montante final é de R$966,51. Para obter minha rentabilidade ao longo destes 35 meses, basta eu…
- 1 resposta
- 1.1k visualizações
Olá pessoal, o valor que é exibido no campo "Rentabilidade ao ano" é a rentabilidade real daquele investimento já descontando o IR?
- 3 respostas
- 143 visualizações
Boa tarde pessoal! Direto a gente vê o Raul fazendo cálculos de juros compostos considerando 8% a.a., que ele considera uma porcentagem realista já descontando a inflação, e concordo com isso. Geralmente, é o número que eu uso pra fazer as contas de quanto vou conseguir em tantos anos aportando X. Mas sempre que vejo por aí carteiras de mais longo prazo, o pessoal consegue rentabilidades maiores, pela diversificação dos ativos, comprar barato, aproveitar os ciclos de mercado, etc. Eu já invisto há algum tempo, mas investia de qualquer jeito, e fui só aprender a balancear a carteira e fazer aportes mais equilibrados depois da AUVP, que iniciei no final de julho. Ou se…
Última resposta por Henrique Magalhães, -
- 12 respostas
- 845 visualizações
Olá Pessoal ! Tenho umas dúvidas bem simples, mas estou confundindo um pouco, se alguém puder me ajudar agradeço =) Segue a tabela abaixo da taxa Selic por mês, retirada no site da receita federal: Pergunta 1) Para saber a taxa Selic de 2022, é só somar todas as porcentagens de cada mês ? No caso seria de 11,73% ? Pergunta 2) Por exemplo: se eu comprasse um título a R$ 100,00 no início de 2022. E este título rendesse 100% da Selic. No final do ano, é correto afirmar então que eu teria R$ 111,73 em caixa ?
Última resposta por Leonardo Salles Binato, -
- 5 respostas
- 394 visualizações
Em 8 DE FEVEREIRO DE 2023 fiz uma compra do tesouro direto De lá para cá Já rendeu um pouco como nesse proximo screenshot Porém já faz alguns meses que nao vejo o valor aumentar e nao entendo o porquê... Como se nao estivesse rendendo ou se nao estivesse atualizando para mim... Algúem passa por isso ou saberia me explicar o porquê? E também pq que mostra dois valores?
- 2 respostas
- 214 visualizações
Tenho um investimento líquido de aproximadamente 95 mil reais em um plano de previdência privada PGBL em tabela regressiva, com aportes mensais iniciados em torno de setembro de 2018, plano que tem rendido atualmente algo em torno de 11% ao ano, e tenho um financiamento em torno de 500 mil reais a uma taxa efetiva em torno de 10,75% ao ano. Parei com os aportes em Jun/24. O que seria mais vantajoso? Manter a previdência privada ou antecipar o financiamento? Se antecipando o financiamento, valeria mais a pena quitar parcelas do final do financiamento ou amortizar o saldo devedor?
Última resposta por Eduardo Vieira, -
- 7 respostas
- 894 visualizações
Tirei um print da rentabilidade da carteira, antes da AUVP Espero que com o curso eu consiga melhorar esses números. Bons investimentos a todos!
Última resposta por Ricardo Ochoa Pachas, -
- 2 respostas
- 154 visualizações
Bom dia, pessoal. Tem um tempinho que já faço alguns investimentos, mas apenas em fundos imobiliários e ações brasileiras. Agora ao finalizar o módulo 8 vejo a necessidade de redesenhar a minha carteira pela necessidade de abranger mais tipos de investimento. Tenho cerca de 45k de investimento e pretendo fazer um aporte de mais 60-70k nos próximos dias, só que ainda assim esse aporte não chegaria aos fundos imobiliários e ações brasileiras por já ocuparem a minha antiga carteira e ter a necessidade de investir em renda variável internacional e renda fixa. Acontece que essa antiga carteira está carregada em bancos (Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, além de Itaúsa)…
Última resposta por Artur Nilson,