Jump to content

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação em 11/15/22 em todas as áreas

  1. Eu quero me confessar: No começo eu fui alertada: não seja a chata que chega na ceia de natal e começa a pregar que Poupança não é investimento. OK, me contive. Agora a situação é outra: a gente chega no mercado e as pessoas falam da inflação, daí eu não me seguro e comento que a limitação do ICMS é até dezembro e depois vamos ver mais coisas aumentando, provavelmente. Eu chego no posto de gasolina, o frentista pergunta se quero a aditivada e eu falo não, já acho caro a comum, e o barril do Brent que subiu não sei quantos % nos últimos x meses e blábláblá. Na padaria alguém comenta sobre viajar e eu já falo que o dinheiro no exterior tem duas funções, uma para pagar os custos enquanto visito a família e outra conta para investir futuramente. E assim me vi uma pregadora do "evangelho" do Sardinha. hahahaha E desde que comecei a estudar e falar sobre investimento, percebi que os familiares, amigos, conhecidos, pessoas do trabalho, conversam sobre o assunto, me dando permissão para falar de como podemos sair da caixinha. E vou confessar também: é muito legal. Eu amo. E vocês? Já se pegaram "pregando"? Como tem sido a relação de vocês depois de despertar o interesse das pessoas para estudar sobre investir?
    5 pontos
  2. Eu sou um "Pregador" antes mesmo de fazer o curso da AUVP, desde que conheci o ISardinha no "de grátis" e vi a coisa funcionado na minha carteira de investimentos. O que sinto é que os mais jovens me ouvem e fazem, acreditam no processo dos juros compostos a longo prazo, já os mais velhos até ouvem porem fazer... Colocam barreiras de tempo x valor de aportes, acham difícil alcançar metas e esquecem que mesmo a maior jornada, inicia com um pequeno passo. Até tento ponderar que coloquem metas pequenas no prazo médio e vão aumentando porém, é mais fácil segurar um esperto do que empurrar um não tão esperto. Mesmo mostrando os resultados, eles ainda são descrentes, o passado enraizou tanto, que algumas pessoas continuam a viver na Matrix do "isso é coisa para rico". Eu as vezes me vejo como um ser isolado, tendo um copo de água no meio do deserto, porem continuo um "Pregador" do Evangelho do ISardinha, porque eu vivo isso, ninguém me contou, tenho as planilhas do antes, durante e depois. Sou muito grato ao Boss e ao Time porque me fizeram "sair da caverna" e mesmo não sendo parte que recebe honorários, levo o ensinamento porque realmente esta é a AUVP. O meu maior pagamento é ver que meus sobrinhos (e quem mais me ouvir) serão livres financeiramente e não viverão como eu vivi com medo da espera de INSS`S da vida.
    3 pontos
  3. Fala pessoal, fiz uma planilha para meu uso pessoal e resolvi compartilhar com vocês. É tudo bem simples mas que facilita na hora de fazer o calculo do valor intrínseco ensinado por Benjamin Graham. Dentro da própria planilha tem o passo a passo mas basta adicionar os dados que a planilha faz o resto. Também adicionei o Upside que é a possível valorização do ativo, aonde você tem uma noção de margem de risco (ou margem de segurança). Esse principio difundido por Ben dizia que só se deve comprar títulos quando o seu preço de mercado está consideravelmente abaixo do seu VI (Valor Intrínseco). Ou seja a diferença entre o preço de mercado e o VI é a margem de risco, que diminui a forte marcações negativas e perdas irrecuperáveis. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1iWtWASTiuKUN3txlpdV9py58NCGiwBiFQZuxMZX1eOg/edit?usp=sharing
    2 pontos
  4. @Thiago Alves vai ter que ficar para uma próxima versão hehe olhei a versao do Google, e ele é limitado, acredito que tenha até como criar uma consulta, mas nunca fiz (depois eu vejo se consigo pensar em algo). Mas mesmo a consulta nativa do excel (com o Bing) é um pouco limitada, mas da pra brincar com alguns ticktes ali (e quando não encontrar ai tem que digitar na unha mesmo... Ajustei com todos os Tickets que o Ocean14 extraiu (fiz uma consulta sem filtro) e enfim ta ai uma versao 1.0. Nao travei nenhuma coluna caso alguem queira modificar/ajustar enfim, fiquem a vontade a idéia é estimular o estudo mesmo. a versão atual assim: AUVP - Matriz Análise - Estudo V1.xlsx
    2 pontos
  5. Bom dia Yago! Por ser uma commodity, você pode acompanhar seus contratos futuros. A celulose possui dois tipos - fibra curta (BEKP) e fibra longa (NBSK), basta pesquisar no investing.com, por exemplo. Só um detalhe, a moeda exibida é CNY (Remimbi, moeda oficial da China).
    2 pontos
  6. Aos mãos de alface Fala Sardinhas, tudo bem? Aproveitando o ensejo do giro da bolsa desse final de semana, vou fazer essa publicação aqui para, talvez, quem sabe, conter um Mão de Alface incauto. Algumas ações, sobretudo do setor financeiro, estão cainho de maneira considerável nos últimos dias. Isso faz com que alguns investidores menos diligentes corram para “ativos mais seguros” e muitas vezes consolidem prejuízos. É nesse momento que o mão-de-alface deixa o dinheiro na mesa. Se pararmos para pensar, poucas decisões que tomamos são mais guiadas por emoções do que as decisões relacionadas ao dinheiro: é o ingresso que compramos parcelado porque não podemos perder o show de tal artista ou o financiamento que fazemos para realizar o sonho do carro próprio. Cada uma dessas decisões, se tomadas racionalmente, seriam, na maioria das vezes, o exato oposto. Essa tomada de decisão emotiva não difere quando atuamos no mercado. Isso acontece na medida que o cérebro encara perda de dinheiro como uma dor real. Na busca de “correr dessa dor”, acabamos vendendo aquelas empresas em queda, simplesmente para interromper a angústia gerada pela “perda de patrimônio”. Nesse momento temos que lembrar de Graham que já explicava que o pior inimigo de um investidor é ele mesmo, não o mercado. Afinal, o indivíduo pode ter grandes habilidades em matemática, finanças e contabilidade, mas, se não for capaz de dominar suas emoções, estará em condições desfavoráveis para atuar no mercado. A meu ver, essa é a hora de reavaliarmos os fundamentos daquelas empresas que mais estão caindo na nossa carteira e, se for o caso, aportar mais! Abraços e uma boa semana! At.te, Victor Rios.
    2 pontos
  7. Minha primeira experiência foi com minha esposa e dps com amigos... Ao ensinar e debater, tb aprendemos e gravamos o conteúdo, isso é satisfatório demais. Em contrapartida já tive momentos de perceber q estava sendo "chato" e simplesmente mudar de assunto, pq n vi o msm interesse de conhecimento na outra pessoa.
    2 pontos
  8. Muitas casas de research parecem que agem contra o investidor, compram matérias em revistas e jornais dizendo para vender ativos e etc. Fazendo o investidor ficar receoso, desconfiado até de suas próprias analises. Neste ponto o curso UVP me ajudou bastante a ter confiança na minha analise. Como diria o velinho Barsi "patrimônio serve para encher o ego, dividendo enche o bolso"
    2 pontos
  9. Comprar empresa com fundamento, análise feita corretamente, setor perene... Queda é oportunidade, não fico nem taquicardico com esses movimentos do mercado, a meta é em 20 anos não em 3 semanas. Bora pra cima!
    2 pontos
  10. Opa @Thiago Alves eu uso Excel local, pode ser algum conflito com a funcionalidade que utilizei , vou dar uma revisada na planilha e tentar subir ela no Google planilhas ! sobre jogas todas as ações , vou gerar uma versão mas minha ideia é que sempre busque os dados na ocean14 quando for analisar (e tem também a questão da funcionalidade não encontrar todos os tickets - este gap já não sei como irei sanar , mas já da p ver as ações mais conhecidas ou com dados mais consolidados e brincar um pouco ) o filé mesmo é a aba de análise q juntou tudo heheh
    1 ponto
  11. Boa tarde galera! Tudo na paz? Alguém conhece um canal confiável de onde eu consiga extrair o preço da tonelada de celulose nos últimos anos. Li bastante a respeito, mas só encontro materiais superficiais. Estou estudando klabin para compra, mas quero fazer uma análise mais aprofundada antes de tacalhe o pau.
    1 ponto
  12. Sim e teria que ter um atuário responsável pelos cálculos, ter projeções de resultados a perseguir, teria que ficar nesses resultados pois senão ficar, os integrantes são chamados a aportar valores ou repactuar a expectativa de aposentadoria etc... Não é simples... Não é só fazer... tem muito trabalho... muito, muito mesmo!
    1 ponto
  13. Nossa, eu varias vezes me pego "pregando" mas eu evito muito mas que nem o @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa falou, muitas pessoas vem me perguntar as vezes ai segura que eu começo a fazer um podcast com a pessoa KKKKKKK, É muito legal quando alguem esta realmente interessado no assunto voce consegue falar com mais liberdade.
    1 ponto
  14. Direto, tem gente que até manda mensagem atras de "diquinhas", tem gente que eu nem imaginava kkkkkk
    1 ponto
  15. Eita lasqueira @Evelyn Santos ainda bem que não estamos sós nesta missão . . Bom aqui em casa, minha mulher acabou gostando do tema sem eu ter que sugerir (apenas por me ver assistindo videos, estudando etc), na minha familia (pai e mae) isso ja deu briga - fui sugerir a quitação de emprestimos que eles nao precisavam e quase fui expulso da familia ... meses depois eles fizeram o que eu disse e tiveram melhoras significativas. Tenho apenas um grupo pequeno de amigos no qual eles gostam de falar sobre o assunto, mas procuro falar em conta gotas para não parecer "chato" rsrs pq se deixar a gente sem empolga e quer tirar todo mundo da caverna... Meu sonho é ensinar minhas sobrinhas para que elas sejam o Marco de mudança na familia.. a mais novinha de 7 anos já é uma poupadora nata, e ja fez inclusive a familia juntar grana pra viajar este ano, e sempre que posso pergunto pra ela quanto tem no cofrinho ela e pra que ela vai usar - chega derreter o coração do tio.
    1 ponto
  16. Curso finalizado, agora é rever tudo com calma e começar a "baguncinha"... AUVP para sempre já assinado na confiança pra continuar aprendendo no melhor investimento que fiz nos últimos tempos... Valeu @Raul Sena brabo demais Módulo_8___O_começo-Clique_(ou_toque)_aqui_para_emitir_seu_Certificado_de_Conclusão_4895.pdf
    1 ponto
  17. Então. Não tenho dúvidas de que a blockchain da Etherium e de outras rede tem mais potencial de prosperidade. Minha "reclamação" é a forma que tratamos as duas moedas hoje. O propósito do BTC é comprar, acumular e transferir. A proposta do ETH é comprar para usar a rede. Não acumular, ficar especulando ou fazer reserva de valor. Isso ao meu ver é prejudicial pra rede pois cria barreiras para usuários iniciantes e com pouco capital. O surgimento de redes mais baratas e sem gargalos pode por a rede Etherium em risco. Então, embora a rede ETH seja a segunda maior, acho que pode ser bem mais frágil quanto as novidades. Digo se alguma outra moeda crie uma aplicação real que seja mais fácil de usar e não tenha custos absurdos.
    1 ponto
  18. Caso a mão coçe você pode se "confessar no tópico"
    1 ponto
  19. Somando os 5 tem 7 dígitos fácil! Se duvidar só 3 ai já da!
    1 ponto
  20. Eu entendi o contrário. Como a tecnologia do futuro é o blockchain e não a criptomoeda, e uma vez que a blockchain do Ethereum tem utilidade prática de uso e a do Bitcoin não, é mais provável que no longo prazo a blockchain do Ethereum prospere e a do Bitcoin não. Lembrei dessa palestra do Don Tapscott no Ted Talks... Dentro dá para ativar legenda em pt-br.
    1 ponto
  21. excelente, vai começar os investimentos de fato agora, ou já investia antes?
    1 ponto
  22. Mas é assim mesmo. A grande maioria no curso são pessoal já mais velhos que na teoria tem mais responsabilidade e consequentemente menos tempo. Enquanto os módulos estavam rolando eu dediquei o tempo todo oras aulas e aqui na comunidade. Comecei a fazer análise de ações semana passada é um processo muito lento, fora que precisamos sempre estar voltando as aula pra rever alguns pontos. Fiz uma planilha de comparação dos bancos. Demorou uma semana.
    1 ponto
  23. estou nessa tambem @Heberth Jorge Feres alias parece que estou estudando mais do que quando estava só vendo as aulas rsrs
    1 ponto
×
×
  • Criar novo...