Líderes
Conteúdo Popular
Exibindo conteúdo com a maior reputação em 06/12/25 in Posts
-
Fala Carlos, No programa de conselheiros o tema que mais atendo é referente a esse assunto. Me formei em 2009, a realidade atual é bastantr diferente, mas tem algumas coisas que acredito ainda serem pilares estratégicos para médicos. Se quiser trocar uma ideia sobre isso e outras coisas do seu momento de vida me manda uma mensagem inbox e combinamos. Abraços4 pontos
-
Fala pessoal! Sou acadêmico de medicina da sétima fase, filho de pais não médicos. Tenho algumas dúvidas aos médicos que aqui estão. É dificil de falar sobre finanças com desconhecidos pessoalmente, mas aqui a gente se ajuda. Como foi o período pós faculdade, ou seja, recém formado? Quais eram as preocupações, anseios, objetivos? Fizeram residencia direto? ou foram trabalhar para ter dinheiro antes de entrar na residência. Os grandes centros estão saturados? Essa chega a ser quase uma afirmação, ate quem nao é da área sabe que o mercado esta saturado Tem espaço pra crescer? Qual a margem salarial para generalista e depois para especialista e em seguida sub especialista? Fizeram Fellow, pós graduação ou residencia? Quando souberam para qual especialidade entrar? Foi por conveniencia, dinheiro ou identificação com a area escolhida? Agradeço pelas respostas!2 pontos
-
Opa Rafael! São as especialidades com pouca ou nenhuma evidencia cientifica. E quando tem estudos frequentemente são enviesados ( ou seja, tem parcialidade no estudo). Consigo te dizer algumas, como medicina ortomolecular, homeopatia( vertente de pensamento reconhecido como especiaalidade médica, porem muitos colegas falam que é uma pseudociencia), medicina integrativa ( aqueles institutos que o pessoal vai pra tomar soro milagroso e fazer reposição hormonal), medicina vibracional ou quantica. Fora isso tem tambem os medicos que atuam em areas de especialidades sem ter feito a residencia medica da area. Por exemplo: se um medico se auto denomina especialista em neurologia no instagram, muito possivelmente ele não é um NEUROLOGISTA. Busque sempre o RQE dos medicos (titulo de especialização) na bio, postagem ou no BUSCA MEDICO do seu estado ou a nivel federal. Espero ter ajudado.2 pontos
-
Olá Sou formado em 2022, sempre quis trabalhar na atenção basica, mas como era muito pobre e estava muito endividado, não fui pra residencia, prestei um concurso para uma cidade no interior de SC e aqui estou. Atualmente meu salario nominal é de 33 mil, mas passa do teto do municipio e então descontam para 27k, com a incidencia dos impostos, vem apenas 20k pra conta. Acho que fui da última turma de um dos últimos locais geográficos a ganhar relativamente bem. Não dou plantão, trabalho 40 horas semanais, não tenho perspectivas de crescimento salarial ou na carreira, mas estou feliz. Acompanho grupos de whatsapp de ofertas de emprego e vejo que a coisa está feia.2 pontos
-
Oi boa tarde… meu período de faculdade foi bem conturbado. Meus pais faliram. Então tive dificuldades para me formar. Com ajuda de familiares e amigos dos meus pais. Eu trabalhava também durante o período de faculdade. E meus fizeram o que podiam. Sou muito grato a eles. Tanto que depois que me formei, carreguei eles por 20 anos e tentei retribuir tudo que fizeram por mim. Hoje meus irmãos ajudam. Tenho mais de 20 anos de formado, era ainda uma época que ser médico, ainda era status, sinônimo de riqueza. Eu sempre quis fazer medicina. Algo pessoal mesmo, não por herança familiar que não havia. Sou de uma Família de engenheiros. achava que tudo se construiria por si só. Quando me formei tinha muitas dívidas. Tive que me virar bastante. fiz residência, talvez nao a que gostaria, mas foi a oportunidade que tive na época. a medicina hoje se popularizou, se banalizou literalmente. Pessoas ainda acham que vão ser a sua redenção financeira, e seu escape. Infelizmente hoje a carreira médica não é mais um morango. Se você tem certeza que é o que você quer, então estude e seja o melhor. Porque para ser mais um você vai se frustrar. Vai já já dirigir Uber. ha opções sim em regiões mais desprovidas de médicos, fora dos grandes centros, para generalistas. Isso logo vai acabar também. Se tiver oportunidade vá para fora se especializar, ser o melhor no que você quer ser. se tiver chance de ficar no exterior aproveite. Não tome decisões pela emoção e por conversa fiada. Não importa a especialidade, importa o que você quer ser. oportunidades você vai ter. Aproveite elas. Não rasgue dinheiro. Ele não aceita desaforo. Invista o que puder, faça um patrimônio, tenha sua reserva de emergência. você tem uma excelente oportunidade que é estar aqui na comunidade e aprendendo. Faça a diferença na sua vida. você vai ganhar dinheiro, use com sabedoria, porque hoje muitos médicos não estão ganhando mais 15 mil por mês. Os que ganham bem estão entre 20 a 30 mil os bons. Seja diferenciado. a oportunidade já bateu na sua porta com o curso da daki. Você está um passo a frente da maioria dos amigos.2 pontos
-
Meu período pós faculdade foi muito bom. Formei no final de 2010 e tinham muitas vagas de emprego boas no norte de Minas onde moro, fora que o dólar na época valiam 2 reais, então ganhava muito bem e tinha muito poder de compra. Trabalhei diretamente. Pensava na época em fazer residência, participei do programa Provab e posteriormente Mais Médicos. Cheguei a tentar Otorrino e Oftamo mais pela tranquilidade das áreas e boa remuneração, mas não me dediquei já que estava cômodo sem residência. Acabei desistindo de fazer residência, fiz prova de título em Medicina de família e comunidade e hoje trabalho em 2 concursos públicos com bom plano de carreira. A maior cidade do norte de Minas é bem fechada para novos médicos, mas consegue se firmar, mas dá trabalho. É mais fácil arrumar algo em Belo Horizonte. Tenho amigos que se estabeleceram em BH, São Paulo, Campinas, então é possível ir para um grande centro se for de seu interesse. Só não recomendo o Rio de Janeiro, os salários são bem ruins. As pseudoespecilidades dão muito dinheiro, mas eu não tenho perfil pra isso e não é algo correto. Minha faixa salarial é cerca de 21500 líquido trabalhando 50h semanais, não trabalho à noite, nem feriado, nem fim de semana, não trabalho em plantão, tenho férias, terço de férias e décimo terceiro. Daria pra ganhar mais se eu quisesse trabalhar mais, mas não acho necessário. Moro em cidade de 55 mil habitantes. Na capital, os colegas ganham bem mais, mas com custo de vida mais elevado também. Dá pra ganhar bem mais em algumas especialidades principalmente cirúrgicas.2 pontos
-
@Carlos Augusto Benaci Gregol explicou muito bem acima. Se falou a especialidade e não tem RQE, não existe. E os leigos adoram esses tipos e pagam fortunas. Se o médico fala coisas muitos difíceis e desqualifica seus pares, provavelmente, é um picareta. Aliás, isso é característico em picaretas de qualquer área, não só na medicina. Inventa nomes difíceis em inglês, desqualifica pares, só ele está certo, inventa que fez diversas especializações e cursos pra dizer que é melhor, cita diversos artigos, mas todos duvidosos pra validadar suas falas.1 ponto
-
Fala xará, só pra sanar uma curiosidade, o que seriam essas pseudoespecilidades?1 ponto
-
Muito obrigado pelo texto! Me fez refletir muito sobre o futuro e como vou organizar minha vida. Discutirei com minha futura esposa que tambem faz medicina, so que na federal. Sou grato pelas palavras, dr.1 ponto
-
Cara, sou recém formado (formei no fim de 2024 numa particular no interior de MG), e estou fazendo residência de MFC no RJ. Te contar que o mercado para generalista, dependendo de onde você está, não é muito bom. Tem muita gente que quer fazer uma reserva de emergência antes de partir para a especialização. Tu só consegue um plantão bom ou um posto bom se tiver um belo de um networking (tive dificuldade para conseguir algo em BH e região). A residência de MFC é a que melhor paga os residentes, mas assim, tu quase não tem tempo para nada, ainda mais fazendo no RJ. E assim, MFC é o seguinte: tu pode até receber bem no início, mas saiba que, na maioria das vezes, não existe um plano de carreira. Não tenho pretensões de salários astronômicos e tenho vontade de fazer medicina de verdade no interior (cansei de cidade grande hahaha), só voltaria para uma cidade um pouco maior se houver condições de trabalho ou se eu fosse para a área de licenciatura/precptoria. A questão é mais contigo e o que tu tem de pretensão na vida.1 ponto
-
Sim atuo também, se quiser só chamar no wpp 64992001631 que trocamos uma ideia. Esse e o meu contato comercial.1 ponto
-
Pra falar a verdade estou precisando de um atualmente haha, so que é para um mei. Tu atua nessa area tb?1 ponto
-
1 ponto
-
Rapaz eu não sou médico, mas tenho um escritório de contabilidade que uns dos focos é na atuação com contabilidade para profissionais da saúde em geral, e uma coisa posso te afirmar que hoje grande parte dos profissionais da área atuam como PJ e prestam serviços para hospitais e clínicas, quando o médico tem especialidade geralmente a remuneração e melhor. Cidades do interior tem uma qualidade de vida melhor e baixo custo e também uma carência maior de profissionais médicos. Atendo alguns clientes que fazem credenciamento PJ para atuar por exemplos em UBS e hospitais públicos, a remuneração costuma ser bem interessante e a carga horária não tão pesada, o profissional por exemplo consegue atuar em mais de um local. Enfim, espero ter agregado em algo, e se precisar de ajuda chama aqui. Ps: Um dia vc vai precisar de um contador, quando esse dia chegar lembra de mim kkkkk1 ponto
-
@Rafael Antunes Teixeira Silva @Karoly Hunkar @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa É com vocês!1 ponto
