Jump to content

Reserva emergencial? Reserva de oportunidade?


Recommended Posts

Olá Sardinhas, gostaria da opinião de vocês com relação a distribuição da carteira. Um erro que vejo que cometo é ter 80\% dos meus investimentos em renda variável e 20\% em renda fixa. No módulo 1 o Raúl fala em reservas de oportunidade e de emergência. Aonde vocês colocam esses valores? Poupança? CDB de liquidez diária?
Eu sei que minha carteira está desequilibrada. Mas até o final do curso tenho certeza que vou aprender a diversificar os investimentos.
Abraços!!!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Os que mais comentaram nesse tópico

Fala Fernando Palhares Gonçalves Dos Santos, tranquilo? Reserva de emergência geralmente se coloca em aplicações com liquidez imediata, nesse caso pode ser utilizado poupança, conta Nubank ou um CDB que dê possibilidade de resgatar quando precisar. Para reserva de emergência não se deve olhar para rentabilidade e sim liquidez, pois o importante é o cinegrafista disponível no momento em que houver necessidade.
Para a reserva de oportunidade, eu costumo deixar em títulos do Tesouro Direto atrelados à Selic.
Espero ter ajudado. Abraços!
Link para compartilhar
Share on other sites

Minha reserva está na minha conta. Ela nao e feita para render dinheiro ela e feita para ser usada em caso de emergencia. Se vc estiver seu carro quebrado numa sexta de noite? Como vc faz? Se seu dinheiro esta num cdb liquidez diaria vc tera que esperar segunda mas se esse mesmo dinheiro está disponível na sua conta nao precisa esperar e so sacar. Emergencia acontecem qualquer dia qualquer hora e seu dinheiro deve estar pronto para ser usado. Isso e meu ponto de vista e respeito quem nao concorda!
Link para compartilhar
Share on other sites

Então, eu não consigo separar as duas coisas ainda, pra mim elas são iguais e deixo em renda fixa com prazo curto de vencimento. Ou tesouro Selic, ou LCAs de 90 dias, e por ai vai, mas eu sei que a gente ainda vai aprender muita coisa aqui no curso pra poder trabalhar esse dinheiro. Por isso, por enquanto não tô fazendo nenhuma movimentação significativa.
Link para compartilhar
Share on other sites

Em um pequeno resumo, as duas reservas teriam alguns pontos em comum, como alta liquidez (dinheiro em espécie, conta-corrente, investimento com liquidez imediata ...), baixo risco e zero volatilidade. Esse não é um dinheiro que você está buscando rentabilidade. Separando-as: -Reserva de Emergência: seria uma reserva para cobrir eventuais emergências (doenças, sinistros, desemprego ...). Essa seria uma reserva "obrigatória" para qualquer pessoa. É essa reserva que lhe dará tranquilidade para investir seu money! -Reserva de Oportunidade: reserva utilizada para comprar algo quando aquilo apresenta uma grande oportunidade, um exemplo de uso seria nas quedas em 03/2020 onde o mercado derramou um grande banho de sangue ...
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...