Jump to content
  • 0

Ganho muito bem e gasto "melhor" ainda


Convidado Anônimo

Pergunta

Se é para ajoelhar no milho, então vamos lá!

Aqui é o local de apanhar, ter contato com a realidade, mas também contar com a ajuda de quem está no mesmo barco.

Segue meu relato:

Recebo 41 mil de remuneração bruta (99% a mais que a maioria dos brasileiros) e, ainda assim, estou atolado em dívidas. No final do mês recebo 22 mil líquido porque tenho 5 empréstimos consignados (sou servidor público):

  1. 75 parcelas de 3.941,96 (taxa 1,15% a.m, 14,7% a.a)
  2. 14 parcelas de 280,57 (taxa 1,87 a.m, 24,89% a.a)
  3. 94 parcelas de 98,46 (taxa 1,35 a.m, 18,66% a.a)
  4. 95 parcelas de 134,18 (taxa 1,35 a.m, 18,66% a.a)
  5. 96 parcelas de 171,80 (taxa 1,35 a.m, 18,66% a.a)

Além dos empréstimos, tenho a parcela do financiamento do imóvel onde moro (5.150,00), saldo devedor 438 mil, taxa 10,15% a.a.

Até entrar na AUVP, minha estratégia é de amortizar as parcelas do empréstimo 2. Ao liquidar iria para o 3, 4 e depois para 5. E somente no final iria para o 1, que é resultado de renegociações e junção de pequenos empréstimos ao longo dos últimos 6 anos. 

Além disso, 🙈, tenho financiamento de imóvel, cuja parcela atual é de R$ 5.112,00, falta 329 parcelas. E, em novembro gastei 11.500,00 no consumo mensal. Para dezembro o cartão de crédito já está em 7.200,00. Janeiro/2024 está em 2900,00 e Fevereiro/2024 está em R$ 1.150,00.

E comecei a investir antes de quitar as dívidas e ter uma reserva de emergência 🙈, ou seja, tudo errado! Hoje tenho 14 mil investidos (2.900 em ações, 1.350 em tesouro ipca, 1.400 em BRD da nubank, 8.350 em FII)

Diante desse cenário, o que vocês me aconselham para começar a sair desse buraco (que eu mesmo me meti)?

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Se é para ajoelhar no milho, então vamos lá!

Aqui é o local de apanhar, ter contato com a realidade, mas também contar com a ajuda de quem está no mesmo barco.

Segue meu relato:

Recebo 41 mil de remuneração bruta (99% a mais que a maioria dos brasileiros) e, ainda assim, estou atolado em dívidas. No final do mês recebo 22 mil líquido porque tenho 5 empréstimos consignados (sou servidor público):

  1. 75 parcelas de 3.941,96 (taxa 1,15% a.m, 14,7% a.a)
  2. 14 parcelas de 280,57 (taxa 1,87 a.m, 24,89% a.a)
  3. 94 parcelas de 98,46 (taxa 1,35 a.m, 18,66% a.a)
  4. 95 parcelas de 134,18 (taxa 1,35 a.m, 18,66% a.a)
  5. 96 parcelas de 171,80 (taxa 1,35 a.m, 18,66% a.a)

Além dos empréstimos, tenho a parcela do financiamento do imóvel onde moro (5.150,00), saldo devedor 438 mil, taxa 10,15% a.a.

Até entrar na AUVP, minha estratégia é de amortizar as parcelas do empréstimo 2. Ao liquidar iria para o 3, 4 e depois para 5. E somente no final iria para o 1, que é resultado de renegociações e junção de pequenos empréstimos ao longo dos últimos 6 anos. 

Além disso, 🙈, tenho financiamento de imóvel, cuja parcela atual é de R$ 5.112,00, falta 329 parcelas. E, em novembro gastei 11.500,00 no consumo mensal. Para dezembro o cartão de crédito já está em 7.200,00. Janeiro/2024 está em 2900,00 e Fevereiro/2024 está em R$ 1.150,00.

E comecei a investir antes de quitar as dívidas e ter uma reserva de emergência 🙈, ou seja, tudo errado! Hoje tenho 14 mil investidos (2.900 em ações, 1.350 em tesouro ipca, 1.400 em BRD da nubank, 8.350 em FII)

Diante desse cenário, o que vocês me aconselham para começar a sair desse buraco (que eu mesmo me meti)?

Bom dia. Paz e bem.

Ao me ver, sua estratégia de ir amortizando os empréstimos é a mais acertada. Quando antes vc se livrar deles melhor. Caso vc tenha algo de grande valor para dispor, como carro, ou terreno, eu no meu caso, venderia e eliminaria as dividas. Pensando a médio prazo, vc ganha bem e continuara ganhando bem, então, após passado esse período de ajuste de contas, e com a disciplina financeira correta, vc conseguira repor seus ativos e ainda criar uma carteira mais robusta. Boa sorte. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Saudações!!

Eu começaria primeiro pisando no freio bem forte por uns meses, preenchendo a planilha de orçamentos com certeza você vai ver muita coisa que pode ser cortado (pelo menos temporariamente).

Meu raciocínio:

Você tem 22k líquido, as parcelas listadas estão fora desse número, então é menos coisa para você descontar dele.

A parcela do financiamento da casa tira 5,1k, sobrando 16,9k. pelo que eu entendi, você gastou 11,5k esse mês, (estou contando que a fatura do cartão já esta inclusa porque você citou apenas a de dezembro), então ainda sobra 5,4k.

Se você puxar o freio de mão e baixar uns 2k no gasto mensal, já seria 7,4k por mês.

Eu seguiria o contrário da lógica do maior juros, eu começaria pela a primeira dívida, vou explicar porque:

- Os juros altos das outras 4 incidem sobre um montante muito menor;

- Assim que você conseguir quitar a primeira, além de ter pago muito menos juros, você vai ter mais 3,9k na renda líquida, te ajudaria a matar as outras dívidas da lista em questão de meses;

- A dívida n. 2 por assustar pela taxa de juros, mas no total já com juros são R$ 3927,98, não vejo como vantagem quitar rápido porque vai liberar apenas R$ 280 por mês, pensando na sua realidade, um valor quase irrisório. Eu quitaria ela só ao receber algum valor "inesperado", por exemplo de 13o salário se tiver ou algum bonus.

Aqui você quitaria as outras muito rápido, questão de pouquíssimos meses.

Liberando elas, eu focaria 70% (do que sobra) nos investimentos ao invês de ir com sangue no olho para o financiamento da casa, porque 10,15%aa de taxa, em tese, seria possível obter um rendimento pelo menos igual (sendo pessimista), a diferença é que você vai ter o dinheiro investido e ele vai começar a te dar mais dinheiro aumentando ainda mais o seu líquido e acelerando ainda mais quitar a casa.

Ouso dizer que aproximadamente em 5 ou 6 anos você estaria sem dívida e com um bom montante investido.

São 5 ou 6 anos com o freio puxado (dependendo de quem vê, nem é tão puxado assim rsrs), mas depois disso, seria muito mais fácil a sua vida, pelo menos financeiramente.

Como o Diego comentou, se tiver algum bem que possa se desfazer, diminuiria mais ainda esse tempo.

Boa sorte!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Se é para ajoelhar no milho, então vamos lá!

Aqui é o local de apanhar, ter contato com a realidade, mas também contar com a ajuda de quem está no mesmo barco.

Segue meu relato:

Recebo 41 mil de remuneração bruta (99% a mais que a maioria dos brasileiros) e, ainda assim, estou atolado em dívidas. No final do mês recebo 22 mil líquido porque tenho 5 empréstimos consignados (sou servidor público):

  1. 75 parcelas de 3.941,96 (taxa 1,15% a.m, 14,7% a.a)
  2. 14 parcelas de 280,57 (taxa 1,87 a.m, 24,89% a.a)
  3. 94 parcelas de 98,46 (taxa 1,35 a.m, 18,66% a.a)
  4. 95 parcelas de 134,18 (taxa 1,35 a.m, 18,66% a.a)
  5. 96 parcelas de 171,80 (taxa 1,35 a.m, 18,66% a.a)

Além dos empréstimos, tenho a parcela do financiamento do imóvel onde moro (5.150,00), saldo devedor 438 mil, taxa 10,15% a.a.

Até entrar na AUVP, minha estratégia é de amortizar as parcelas do empréstimo 2. Ao liquidar iria para o 3, 4 e depois para 5. E somente no final iria para o 1, que é resultado de renegociações e junção de pequenos empréstimos ao longo dos últimos 6 anos. 

Além disso, 🙈, tenho financiamento de imóvel, cuja parcela atual é de R$ 5.112,00, falta 329 parcelas. E, em novembro gastei 11.500,00 no consumo mensal. Para dezembro o cartão de crédito já está em 7.200,00. Janeiro/2024 está em 2900,00 e Fevereiro/2024 está em R$ 1.150,00.

E comecei a investir antes de quitar as dívidas e ter uma reserva de emergência 🙈, ou seja, tudo errado! Hoje tenho 14 mil investidos (2.900 em ações, 1.350 em tesouro ipca, 1.400 em BRD da nubank, 8.350 em FII)

Diante desse cenário, o que vocês me aconselham para começar a sair desse buraco (que eu mesmo me meti)?

Anônimo, estou lendo seu relato e fazendo umas contas e não sei, mas não está fechando as contas aqui rsrsrs

O salário bruto não importa, pois não é o valor que entra em nossa conta. Pelo que você disse entrou R$22mil líquidos, portanto entendo que os 5 empréstimos já foram descontados. Fazendo a conta inversa e somando os empréstimos aos R$22mil recebidos, o seu salário líquido é de quase R$27mil. Confere a informação?

Com relação ao financiamento imobiliário, ele em si não é um problema ou um erro, porém não temos como avaliar pois não sabemos se você é casado(a), se tem filhos (humanos ou pets rsrsrs), se pretende se mudar de cidade, ou se a família vai aumentar, qual a sua idade e por aí vai, então para dar uma opinião se foi uma boa ideia ou não o financiamento, já é mais difícil opinar. Porém pelo CET ainda não é vantagem de amortizar, só se tivesse FGTS, mas daqui a pouco vai valer a penas amortizar.

Olhando para as informações que temos, o detalhamento das despesas mensais é de extrema importância e precisa ser feito urgente para saber para onde está indo o salário recebido. O passado já foi, os 5 empréstimos totalizam, com juros, quase R$300mil e você terá que lidar com ele, mas para isto é preciso entender para onde está indo o salário recebido.

E vale lembrar, cartão de crédito não é despesa, não é gasto. O cartão de crédito é um meio de pagamento, portanto na hora de detalhar os gastos, precisa entender/saber onde está passando o cartão de crédito.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...