Jump to content

Recommended Posts

1 hour ago, Bruno Ferreira Dias disse:

Fala pessoal!

ontem saiu mais uma noticia sobre um "possível" erro contábil envolvendo a Magalu, nós como meros mortais, como podemos nos proteger deste tipo de situação? Quem garante que uma blue chip não pode estar "maquiando" situações semelhantes?  

Bom dia, Bruno!

Acho difícil prever exatamente mas acredito que seja possível minar esse erro.

Eu seguiria para uma análise mais voltada ao método Scuttlebutt do Fisher onde nele se possuem perguntas voltadas a esse tema bem como a administração da empresa.

Além disso, as empresas listadas na bolsa possuem o seu formulário de referência no qual se tem uma apresentação da empresa incluindo nomes de quem participa de cargos de diretoria. Este documento pode ser obtido no site da empresa na área do RI.

Este formulário poderia dar uma norte sobre a forma de gestão da empresa e também observando nomes de cargos importantes, procurar saber sobre eles no LinkedIn, um twitter talvez para ver se a pessoa gosta de ficar postando bobagem e ter uma ideia da forma que ela pensa.

Por fim, estudar a empresa em pesquisas se a mesma já teve um caso assim anteriormente.

 

Agora uma opinião mais pessoal, do que eu vi acontecer mais recente foram casos como este no varejo que já é um setor problemático por si. Tem um caso a parte que foi da irb também.

Mas isso só diminui mais ainda minha confiança no setor que já era zero  😅

 

Se eximir 100% desse problema acho que não tem como. É um risco que todos corremos como investidores mas acredito ser possível diminuir muito as chances de ser sócio de algo ruim dessa forma.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 14/11/2023 at 08:58, Bruno Ferreira Dias disse:

Fala pessoal!

ontem saiu mais uma noticia sobre um "possível" erro contábil envolvendo a Magalu, nós como meros mortais, como podemos nos proteger deste tipo de situação? Quem garante que uma blue chip não pode estar "maquiando" situações semelhantes?  

No caso das varejistas é fácil. Ela não teria nem passado na sua triagem inicial, no caso você não teria investido nem em Americanas, Casas Bahia ou Magalu!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...