Claudinei De Souza Rosa Postado 15 de Novembro de 2023 Compartilhar Postado 15 de Novembro de 2023 Bom dia meus queridos, A 2 anos aproximadamente tenho uma marca própria que fatura aproximadamente 300 mil mensal, comecei vendendo na raça, viajando de carro pro Brás/SP, 25 de março/SP, Madureira/RJ, dentre outros "próximos" a MG. Foi pessímo, nunca conseguia achar o dono do lugar no local, por telefone nunca funcionou, consegui alguns clientes e toquei por um tempo, mas eu concorria com produto vagabundo de pirataria de marcas famosas. Então aderi aos marketplaces, como mercado livre, shopee, aliexpress, amazon... Primeiro ano no online, faturei 300 mil, esse ano devo terminar com 3 milhões e meio de faturamento, margem de 10 a 20% (depende do produto). As vezes me sinto como se estivesse construindo minha casa no terreno dos outros, porque apesar de ter um ótimo produto, com custo legal, o marketplace fica com uma boa parte (aproximadamente 30%) do valor final do produto, exemplo: >Produto de 100 reais >Custo R$ 30,00 >Taxa de marketplace R$ 35,00 (20 de taxa + 15 do frete) >Impostos R$ 15,00 >lucro R$ 20,00 Um dos meus melhores produtos, eu vendo muito no FULL do mercado livre, e pra minha surpresa, esse ano, eles resolveram fechar o galpão para o qual eu mandava os produtos apenas para lojas oficiais deles até o final da Black Friday, então, vou ficar mais de 1 mês sem vender lá. (Construi minha casa no terreno deles) Se alguém ai tiver alguma experiência no ramo e puder dar algumas dicas, acham viavel fazer site próprio? Por onde começar? Devo voltar a tentar B2B? Nesses 2 anos consegui crescer bastante, mas parece que agora eu agarrei nesse número e faz 6 meses que não consigo aumentar meu faturamento. Hoje tenho capacidade pra dobrar a produção. Obrigado por ter lido o textão 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
André Hiromi Arima Postado 15 de Novembro de 2023 Compartilhar Postado 15 de Novembro de 2023 Na minha opnião, você deve ter sim um site próprio desde ontem! haha Para ter informações sobre a marca, produto,historico e tudo mais... Não necessariamente ter as vendas dentro... Não sei os pormenores, mas tendo um site de vendas proprio, vc teria a gestão a mais da logistica, não ? Além disso, integrar com os meios de pagamentos...Crm... No final das contas, você teria alguns custos a mais, mas daí tem que avaliar e por lado a lado... Se a ideia é crescer... acredito que inevitavelmente você terá seu site de vendas... agora basta ajustar o timming Tem alguns beneficios, integrar com plataformas de bot, pra disparar mensagens e talz.... que acredito que aumente as vendas 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabiano Gomes Postado 15 de Novembro de 2023 Compartilhar Postado 15 de Novembro de 2023 Além de ter um site próprio o qual contenha todas as informações do seu produto, marca e etc, nas vendas realizadas dentro dos market places você deve enviar os dados / referências para que as próximas compras daquele cliente sejam feitas dentro da sua própria plataforma onde provavelmente terá um preço mais amigável e com isso todos ganham. Além disso, é importante também possuir um Instagram sobre sua marca, com publicações constantes nele, parece óbvio mas penso que o Market Place deva ser um canal a mais de vendas e não o principal, embora enquanto se constrói seu nome/reputação ele será o principal. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flavio Prado Postado 15 de Novembro de 2023 Compartilhar Postado 15 de Novembro de 2023 1 hora atrás, Claudinei De Souza Rosa disse: Bom dia meus queridos, A 2 anos aproximadamente tenho uma marca própria que fatura aproximadamente 300 mil mensal, comecei vendendo na raça, viajando de carro pro Brás/SP, 25 de março/SP, Madureira/RJ, dentre outros "próximos" a MG. Foi pessímo, nunca conseguia achar o dono do lugar no local, por telefone nunca funcionou, consegui alguns clientes e toquei por um tempo, mas eu concorria com produto vagabundo de pirataria de marcas famosas. Então aderi aos marketplaces, como mercado livre, shopee, aliexpress, amazon... Primeiro ano no online, faturei 300 mil, esse ano devo terminar com 3 milhões e meio de faturamento, margem de 10 a 20% (depende do produto). As vezes me sinto como se estivesse construindo minha casa no terreno dos outros, porque apesar de ter um ótimo produto, com custo legal, o marketplace fica com uma boa parte (aproximadamente 30%) do valor final do produto, exemplo: >Produto de 100 reais >Custo R$ 30,00 >Taxa de marketplace R$ 35,00 (20 de taxa + 15 do frete) >Impostos R$ 15,00 >lucro R$ 20,00 Um dos meus melhores produtos, eu vendo muito no FULL do mercado livre, e pra minha surpresa, esse ano, eles resolveram fechar o galpão para o qual eu mandava os produtos apenas para lojas oficiais deles até o final da Black Friday, então, vou ficar mais de 1 mês sem vender lá. (Construi minha casa no terreno deles) Se alguém ai tiver alguma experiência no ramo e puder dar algumas dicas, acham viavel fazer site próprio? Por onde começar? Devo voltar a tentar B2B? Nesses 2 anos consegui crescer bastante, mas parece que agora eu agarrei nesse número e faz 6 meses que não consigo aumentar meu faturamento. Hoje tenho capacidade pra dobrar a produção. Obrigado por ter lido o textão @Claudinei De Souza Rosa entendo que você tem uma marca própria de roupa, correto? Manda o link para vermos. Assim como os demais colegas, eu acho que você precisa ter seu site (espero que você já tenha o registro do domínio, se não tiver, corre fazer https://registro.br/busca-dominio/) para no mínimo colocar as informações da empresa, dos produtos etc. E acho que deveria vender também. Eu trabalhei na Editora Publifolha (Editora de livros do jornal Folha de S.Paulo). O site da Editora era algo pavoroso. É até difícil de descrever como era, mas imagina o catálogo de uma Editora colocado em uma única página, um livro abaixo do outro com uma fotinho mequetrefe, um textinho minúsculo, o preço e basicamente sem maneira de filtrar, buscar e ainda tinham vendas, que não passavam de R$2mil/mês (até mais ou menos 2005/2006). Refizemos o site, ficou um puta site legal, cheio de informação, fácil de navegar, de fazer busca, com fotos do conteúdo etc. Em menos de 4 meses o site estava vendendo R$300mil/mês e, por mais louco que possa parecer, vendendo pelo preço de tabela, e falo que é louco, pois o mesmo livro você encontrava mais barato na Amazon, Saraiva, Cultura etc, mas o cliente comprava direto no site da Editora, mesmo sendo um produto que não há falsificação e que poderia comprar em qualquer outro site conhecido que receberia o mesmo produto. Sempre foi um mistério o motivo do cliente pagar mais caro por algo que está mais barato em outro lugar e que não existe falsificação. Voltando rsrsrsrs sim, tenha um site, crie um Instagram e demais rede sociais, faça publicações nelas, venda por elas também. Minha sugestão: dê uma olhada nos perfis da Dani Noce (https://instagram.com/nocedanielle) e o Paulo Cuenca (https://instagram.com/paulocuenca), eles são feras no marketing digital. Espero ter ajudado. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Claudinei De Souza Rosa Postado 15 de Novembro de 2023 Author Compartilhar Postado 15 de Novembro de 2023 2 horas atrás, André Hiromi Arima disse: Na minha opnião, você deve ter sim um site próprio desde ontem! haha Para ter informações sobre a marca, produto,historico e tudo mais... Não necessariamente ter as vendas dentro... Não sei os pormenores, mas tendo um site de vendas proprio, vc teria a gestão a mais da logistica, não ? Além disso, integrar com os meios de pagamentos...Crm... No final das contas, você teria alguns custos a mais, mas daí tem que avaliar e por lado a lado... Se a ideia é crescer... acredito que inevitavelmente você terá seu site de vendas... agora basta ajustar o timming Tem alguns beneficios, integrar com plataformas de bot, pra disparar mensagens e talz.... que acredito que aumente as vendas Quanto a parte logística, como ainda tenho alguns clientes B2B da epoca que vendia presencialmente, fiz um contrato com os correios, então tenho gerente lá dentro que resolve tudo pra mim e acompanha os pedidos, foi uma mão na roda, sem contar os descontos em fretes e o crédito lá no correios, que eu gasto durante o mês e tenho 30 dias pra pagar, realmente vale a pena. Os meios de pagamento, teria que dar uma negociada com algumas empresas, hoje, olhando meu histórico de vendas nos marketplaces, a maioria é PIX, então acho que taxa de cartão não vai ser um custo tão alto no produto. Acho que dá pra ter uma margem boa e competir com os preços do marketplace. Obrigado pelos conselhos. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Claudinei De Souza Rosa Postado 15 de Novembro de 2023 Author Compartilhar Postado 15 de Novembro de 2023 2 horas atrás, Fabiano disse: Além de ter um site próprio o qual contenha todas as informações do seu produto, marca e etc, nas vendas realizadas dentro dos market places você deve enviar os dados / referências para que as próximas compras daquele cliente sejam feitas dentro da sua própria plataforma onde provavelmente terá um preço mais amigável e com isso todos ganham. Além disso, é importante também possuir um Instagram sobre sua marca, com publicações constantes nele, parece óbvio mas penso que o Market Place deva ser um canal a mais de vendas e não o principal, embora enquanto se constrói seu nome/reputação ele será o principal. Não tinha pensado na ideia de mandar um cartãozinho dentro da compra redirecionando pro site kkkkk, genial. CAC 0 pro site kkkkkkkk. Vlw mano, vou implementar isso e começar a usar. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Claudinei De Souza Rosa Postado 15 de Novembro de 2023 Author Compartilhar Postado 15 de Novembro de 2023 1 hour ago, Flavio Prado disse: @Claudinei De Souza Rosa entendo que você tem uma marca própria de roupa, correto? Manda o link para vermos. Assim como os demais colegas, eu acho que você precisa ter seu site (espero que você já tenha o registro do domínio, se não tiver, corre fazer https://registro.br/busca-dominio/) para no mínimo colocar as informações da empresa, dos produtos etc. E acho que deveria vender também. Eu trabalhei na Editora Publifolha (Editora de livros do jornal Folha de S.Paulo). O site da Editora era algo pavoroso. É até difícil de descrever como era, mas imagina o catálogo de uma Editora colocado em uma única página, um livro abaixo do outro com uma fotinho mequetrefe, um textinho minúsculo, o preço e basicamente sem maneira de filtrar, buscar e ainda tinham vendas, que não passavam de R$2mil/mês (até mais ou menos 2005/2006). Refizemos o site, ficou um puta site legal, cheio de informação, fácil de navegar, de fazer busca, com fotos do conteúdo etc. Em menos de 4 meses o site estava vendendo R$300mil/mês e, por mais louco que possa parecer, vendendo pelo preço de tabela, e falo que é louco, pois o mesmo livro você encontrava mais barato na Amazon, Saraiva, Cultura etc, mas o cliente comprava direto no site da Editora, mesmo sendo um produto que não há falsificação e que poderia comprar em qualquer outro site conhecido que receberia o mesmo produto. Sempre foi um mistério o motivo do cliente pagar mais caro por algo que está mais barato em outro lugar e que não existe falsificação. Voltando rsrsrsrs sim, tenha um site, crie um Instagram e demais rede sociais, faça publicações nelas, venda por elas também. Minha sugestão: dê uma olhada nos perfis da Dani Noce (https://instagram.com/nocedanielle) e o Paulo Cuenca (https://instagram.com/paulocuenca), eles são feras no marketing digital. Espero ter ajudado. Obrigado pelas dicas de perfis, vou seguir os dois. Tenho o registro sim com o nome da loja e estou patenteando as marcas (tenho 3, masculino, feminino e infantil). Eu tentei fazer esse processo de criação de site ano passado, com uma parceria do mercado livre, eles me ofereceram de usar a logística deles (que é muito boa por sinal) e o banco deles (com taxas de cartão ótimas também). Porém, fiquei com o pé atras de ficar na mão deles em mais uma vez kkkkk. Mesmo com o pé atras, eu topei e fiz, foram 3 meses, mas não deu certo, eles forneceram um programador, que criou um site não muito bom. E forneceram gestores de tráfego parceiros deles, no qual eu só teria que colocar crédito no google ads e facebook ads e o pagamento dos gestores ficaria por conta do próprio Mercado Livre. Era um projeto chamado "Brigadas", feito pelo próprio mercado livre para marcas próprias que vendem dentro da própria plataforma. Durante os 3 meses, gastei 2 mil em tráfego pago e fiquei com um CAC muito alto. Desisti do projeto na época porque pensei que talvez fosse problema nos produtos. Até 3 meses atrás que fiz um curso de tráfego e comparei os dados das campanhas que eles fizeram na época. As campanhas davam pra ser melhoradas e muito pra abaixar o CAC. Ver que dava pra melhorar me animou um pouco, e agora penso em voltar pro projeto. Eu comecei a fazer algumas coisinhas na Loja Integrada (plataforma pronta que cobra mensalidade e não taxa por vendas). Ai queria saber se alguem aqui já teve alguma experiencia pra me passar, recomendações de plataforma, de gestores de tráfego (agora que entendo um pouco, posso até avaliar o serviço da pessoa). É porque empreender nem sempre é sobre acertar mais, mas sim sobre errar menos, ai sempre gosto de aprender com o erro dos outros, inclusive se tiver recomendações de livros sobre empreendedorismo, aceito. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts