Jump to content
  • 0

Marcação a Mercado


Julio Afonso Martins Da Silva

Pergunta

Bom dia.

Estou com uma duvida sobre a marcação a mercado, que é a seguinte.

Vamos supor que eu comprei um Tesouro IPCA + 6%, depois de 2 anos o Tesouro esta pagando IPCA + 4%.
Por isso o meu titulo esta valorizado e eu posso fazer a marcação a mercado.
Eu entendo que se o tesouro esta pagando menos, é pq a taxa de juros do mercado esta mais baixa, por isso se eu efetuar o resgate do tesouro, eu não teria dificuldades de achar outro investimento com taxas boa?

Como eu avalio se vale a pena eu efetuar o resgate da marcação a mercado ? Acredito que pode ter casos que não vale a pena.


 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
40 minutes ago, Julio Afonso Martins Da Silva disse:

Bom dia.

Estou com uma duvida sobre a marcação a mercado, que é a seguinte.

Vamos supor que eu comprei um Tesouro IPCA + 6%, depois de 2 anos o Tesouro esta pagando IPCA + 4%.
Por isso o meu titulo esta valorizado e eu posso fazer a marcação a mercado.
Eu entendo que se o tesouro esta pagando menos, é pq a taxa de juros do mercado esta mais baixa, por isso se eu efetuar o resgate do tesouro, eu não teria dificuldades de achar outro investimento com taxas boa?

Como eu avalio se vale a pena eu efetuar o resgate da marcação a mercado ? Acredito que pode ter casos que não vale a pena.


 

Sim, provavelmente vai ter dificuldades de achar outro investimento de renda fixa nas mesmas taxas. Isso não significa que o seu título está valendo a pena de se manter.

Vamos supor que seu título é de 3 anos e paga IPCA + 6%.

Depois de 2 anos, ele muda de IPCA + 1%. Concorda que o valor do título vai subir quase o valor final dele? Por que vc manteria esse investimento? Essa seria a hora de trabalhar o contrafluxo (Aula 17 do Módulo 3), vender esse título que já vai estar valendo quase o valor final dele, e levar de repente para outro tipo de investimento, caso não seja o momento da renda fixa.

Seguindo o Diagrama do Cerrado, vc vai acabar sempre destinando esse dinheiro para algo melhor de aporte.

Editado por Raí Nunes
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
30 minutes ago, Julio Afonso Martins Da Silva disse:

Bom dia.

Estou com uma duvida sobre a marcação a mercado, que é a seguinte.

Vamos supor que eu comprei um Tesouro IPCA + 6%, depois de 2 anos o Tesouro esta pagando IPCA + 4%.
Por isso o meu titulo esta valorizado e eu posso fazer a marcação a mercado.
Eu entendo que se o tesouro esta pagando menos, é pq a taxa de juros do mercado esta mais baixa, por isso se eu efetuar o resgate do tesouro, eu não teria dificuldades de achar outro investimento com taxas boa?

Como eu avalio se vale a pena eu efetuar o resgate da marcação a mercado ? Acredito que pode ter casos que não vale a pena.


 

Bom dia, Julio!

Seu raciocínio está correto.

O que você deverá ver é o seguinte:

Dentro do próprio site do tesouro você conseguirá ver o gráfico do valor teórico do título e o valor que ele está realmente valendo no momento.

Para a marcação a mercado o valor real deverá estar acima do teórico. Após isso você deverá fazer o cálculo do desconto do IR em cima do rendimento e ver se ainda estaria com um valor acima do teórico.

Por fim, você precisará ver se mesmo após estes cálculos você teria algum outro investimento que lhe traga um rendimento maior do que se você levasse seu título do IPCA + até o vencimento.

Ou seja, você precisaria calcular esse resgate fazendo a marcação e reinvestir em outro investimento oferecido no período em que resgatasse, se você teria ganhos superiores ao oferecido caso levasse o título do tesouro até seu vencimento.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...