Jump to content
  • 0

MEDO DO LEAO


Convidado Anônimo

Pergunta

olá

quitamos nosso apto no fim do ano passado e entao começou a "sobrar" dinheiro. Comecei a investir na renda fixa em novembro/2022 e fechei o ano com cerca de 16k no meu cpf e na virada do ano abrimos uma conta em uma corretora para o marido. Quem faz a declaração do IR nossa é um amigo do meu marido que eu nem procuro saber das tretas para não me comprometer. 

Ainda nao cheguei no modulo de IR , mas como o Raul disse que os investimentos devem ser feitos ate dia 18 bateu a duvida e medo. Agora vamos aos fatos:

Sou servidora publica, salario liquido mensal de 9k, meu marido esse ano esta ganhando 4k como servidor publico + 8k como PJ, recebemos tambem cerca de 4k de aluguel que nunca declaramos.

Fui dar uma olhada nas contas e tenho um total de 97k nas corretoras com meu cpf e 91k nas contas com cpf do marido.

Esse ano eu paguei quase 9k de IR e nao sei qual foi a magica mas meu marido ganhando 9/10k em 2022 no serviço publico nao precisou pagar IR.

Como sou eu quem administra o dinheiro e as vezes por indisponibilidade de conseguir pegar o celular do marido para investir no cpf dele , acabei acumulando um total maior no meu cpf ( apesar que 16k é do ano passado, mas como nao declarei melhor deixar como se fosse desse ano) .

Temos 14k esse mes para investir ,queria colocar na conta da orama ( meu cpf) mas acho que vou me complicar mais se fizer isso. Então pensei em deixar esse dinheiro parado e investir ano que vem.

O meu medo e duvida é se com o valor que esta nas contas atualmente se posso ter algum problema com o IR e se isso faria eu pagar mais de IR do que ja paguei referente a 2022 que foi quase 9k .

Seria mais prudente pegar parte do que esta investido em liquidez diaria no meu cpf e passar para o cpf do marido para contrabalancear  antes do dia 18/12 ?

essa publicação mesmo que anonima pode me comprometer de alguma forma ?

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Olá Anônima.

8 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

quitamos nosso apto no fim do ano passado e entao começou a "sobrar" dinheiro. Comecei a investir na renda fixa em novembro/2022 e fechei o ano com cerca de 16k no meu cpf e na virada do ano abrimos uma conta em uma corretora para o marido. Quem faz a declaração do IR nossa é um amigo do meu marido que eu nem procuro saber das tretas para não me comprometer. 

Entendo que você e seu marido fazem declaração anual de IR e declararam a venda do apartamento. O certo seria fazer uma retificação na declaração para incluir o investimento. 

9 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Fui dar uma olhada nas contas e tenho um total de 97k nas corretoras com meu cpf e 91k nas contas com cpf do marido.

Se a declaração é em conjunto (o que provavelmente não seja vantagem, pois ambos tem rendimentos altos) para a Receita não importa no CPF de quem estão os investimentos. Se a declaração anual é feito separada, na sua declaração tem o CPF do seu marido, e na declaração dele tem o seu CPF, e para a Receita vocês são "um só".

 

9 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Esse ano eu paguei quase 9k de IR e nao sei qual foi a magica mas meu marido ganhando 9/10k em 2022 no serviço publico nao precisou pagar IR.

Contabilidade criativa do amigo do seu marido rsrsrs Ele pode estar lançando "coisas" que não existem ou realmente seu marido teve algum benefício que fez com quê não pagasse mais IR.

9 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Como sou eu quem administra o dinheiro e as vezes por indisponibilidade de conseguir pegar o celular do marido para investir no cpf dele , acabei acumulando um total maior no meu cpf ( apesar que 16k é do ano passado, mas como nao declarei melhor deixar como se fosse desse ano) .

Se o CPF de vocês estiver lançado como cônjuge nas declarações, não tem problema. O patrimônio é do casal. Com relação ao investimento do ano passado, como disse, o correto seria fazer a retificação da declaração entregue este ano.

9 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Temos 14k esse mes para investir ,queria colocar na conta da orama ( meu cpf) mas acho que vou me complicar mais se fizer isso. Então pensei em deixar esse dinheiro parado e investir ano que vem.

Não faz diferença se o dinheiro está investido ou não, ele vai aparecer na declaração anual como saldo da conta bancária ou como um investimento, então pode investir se quiser. Pode colocar no Tesouro Selic, mas precisaria esperar os 30 dias para mexer, por conta do IOF, mas também se for deixar parado na conta não vai render nada mesmo, então se mexer antes dos 30 dias vai render alguma coisa.

9 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

O meu medo e duvida é se com o valor que esta nas contas atualmente se posso ter algum problema com o IR e se isso faria eu pagar mais de IR do que ja paguei referente a 2022 que foi quase 9k .

Vocês recebem aluguel sem declarar, e pelo valor teria os 15% de imposto retido na fonte. Com relação ao valor investido teria que calcular se o quanto vocês receberam oficialmente durante o ano condiz com variação do patrimônio do casal. Por exemplo, o casal recebeu oficialmente no ano R$100mil e o patrimônio aumentou R$120mil. Se receberam R$100mil como é que o patrimônio aumentou R$120mil? De onde veio o dinheiro a mais? 

9 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Seria mais prudente pegar parte do que esta investido em liquidez diaria no meu cpf e passar para o cpf do marido para contrabalancear  antes do dia 18/12 ?

Como falei, se os CPF dos dois é lançado como cônjuge na declaração anual, para a Receita vocês dois são "uma pessoa só" e vão analisar a renda do casal e o patrimônio do casal, independente de onde estejam lançados os valores.

PS: os investimentos obrigatoriamente devem ser lançados na declaração anual do CPF onde o investimento foi feito.

 

O ideal seria buscar um Contador, não sei qual o conhecimento técnico que o amigo do seu amigo tem para preencher a declaração.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...