Jump to content
  • 0

EBIT de empresas de transmissão de energia


Luan Andrade

Pergunta

Gente, estava estudando empresas de transmissão de energia (como a Taesa e a TRPL3) e me deparei com uma margem EBIT maior que a margem bruta e EBITDA da empresa (consequentemente o EBIT delas também eram maior que a receita líquida e o EBITDA). Dei uma olhada nos resultados delas e não está fazendo sentido nenhum na minha cabeça, alguém sabe explicar o porquê do EBIT dessas empresas ser tão descolado da receita e do EBITDA?
Essas são as margens da TRPL3, as da Taesa são um pouco menos absurdas:
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Luan Andrade, bom dia tudo bem? Bom não sei se consigo formular a melhor resposta, a mais simplificada, mas vou tentar baseado nas aulas do Raul e também nos meus conhecimentos de uma DRE, porque já trabalhei com auditoria contábil. Acho que primeiro temos que ter cravado o que é cada coisa:
Primeiro: A margem bruta é o Lucro bruto/Receitas. Para chegar no Lucro bruto= Receitas-Custos.
Segundo: o EBIT (é o lucro antes de impostos e juros) é a mesma coisa que o Lucro operacional. Para calcular o Lucro operacional = Lucro bruto - despesas administrativas, comerciais e operacionais (essas despesas são as despesas com a produção da empresa, com o core-business - ex.: limpeza, manutenção, materiais de escritório, etc). Para calcular a Margem EBIT = Lucro operacional ou EBIT / Receita líquida x 100.
Terceiro: Margem líquida = lucro líquido após impostos/receita total
Quarto: EBITDA = Receita líquida - despesas exceto depreciação e amortização.
Agora, fixado com esses conceitos, bora ver o balanço da Isa CTEEP, porque eles tem ajustes que são feitos para o EBITDA:
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Nas aulas o Raul passa por um exemplo até parecido com esse, que é o da ITSA4 com suas margens absurdas, mas não estou conseguindo entender direito o porquê de empresas de transmissão estarem com indicadores tão estranho. Teoricamente uma transmissora de energia recebe pela RAP (Receita Anual Permitida), que é basicamente o que pagam para elas por estarem prestando o serviço público de transmissão.
Em uma empresa financeira até faz sentido os indicadores serem meio loucos né, os bancos nem EBITDA tem porque eles vivem basicamente de juros, mas nas transmissoras devo estar deixando alguma coisa passar despercebida.
Obs: Só as de transmissão tem essas margens bizarras, as de geração e distribuição não tem nada de "anormal"
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Luan Andrade mas a Isa está tendo impacto da O RBSE é como são conhecidas tecnicamente essas indenizações devidas às empresas de transmissão de energia pela renovação antecipada de seus contratos em 2012. Elas são pagas pelos consumidores através de cobranças embutidas nas tarifas de distribuição. Eu nem sabia disso também.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Jogando o termo no Google caí justamente no site da Isa falando sobre isso, se alguém mais estiver com uma dúvida parecida, vou deixar 2 links aqui que podem ajudar a esclarecer de vez essa questão:
http://www.isacteep.com.br/pt/noticias/comunicado-a-imprensa-reprogramacao-do-pagamento-da-rede-basica-sistema-existente-rbse

https://eletrobras.com/pt/ri/Paginas/Perguntas-Frequentes.aspx#_Toc457467071
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...