Jump to content
  • 0

DARF com lucros e prejuizos - AÇÕES


Daniela Peres Parra

Pergunta

Bom dia!

 

Minha primeira DARF de ações acima de 20k.

Dentro do mesmo mês fiz vendas com lucros e prejuízos. Abato o valor final do prejuízo do valor final do lucro? É assim mesmo?

Posso abater o prejuizo já no mês q o mesmo ocorreu? Ou precisa ser posteriormente?

É uma estratégia a venda de papeis com prejuizo que já quero dispor nesse momento, a fim de abater todo imposto do lucro?

 

Ainda não cheguei no módulo e estou com essa necessidade atualmente...Alguém poderia me ajudar?

 

Muito obrigada!!!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 horas atrás, Daniela Peres Parra disse:

Bom dia!

 

Minha primeira DARF de ações acima de 20k.

Dentro do mesmo mês fiz vendas com lucros e prejuízos. Abato o valor final do prejuízo do valor final do lucro? É assim mesmo?

Posso abater o prejuizo já no mês q o mesmo ocorreu? Ou precisa ser posteriormente?

É uma estratégia a venda de papeis com prejuizo que já quero dispor nesse momento, a fim de abater todo imposto do lucro?

 

Ainda não cheguei no módulo e estou com essa necessidade atualmente...Alguém poderia me ajudar?

 

Muito obrigada!!!!

@Daniela Peres Parra como você fez mais de R$20mil em vendas dentro do mesmo mês e são vendas de ações, então você vai calcular o lucro/prejuízo de cada ticker e se o resultado final de lucros e prejuízos em ações for lucro, você recolhe o DARF até o último dia útil do mês seguinte ao mês das vendas. E se o resultado final for prejuízo, você anota para abater em lucros futuros.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Daniela Peres Parra como você fez mais de R$20mil em vendas dentro do mesmo mês e são vendas de ações, então você vai calcular o lucro/prejuízo de cada ticker e se o resultado final de lucros e prejuízos em ações for lucro, você recolhe o DARF até o último dia útil do mês seguinte ao mês das vendas. E se o resultado final for prejuízo, você anota para abater em lucros futuros.

Espero ter ajudado.

Oi, flavio. Sim, essa dinamica eu consegui ter mais segurança. Minha dúvida é a seguinte: 

Tive 3k reais de lucro de venda de alguns ativos.

E 190 reais de prejuizo de um outro papel. 

O prejuizo eu abato dos 3k? 3k, menos 190,00 = 2,108. 15% DE 2,180 = DARF DE R$425,00

 

Ou eu abato os 190 dos 450,00 (que correspondem aos 15% do lucro) = DARF DE R$ 260,00

 

Estou confusa em relação a qual momento certo devo descontar o prejuizo.

 

Do todo do lucro ou dos 15% do lucro?

 

Muito obrigada!

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
36 minutes ago, Daniela Peres Parra disse:

Oi, flavio. Sim, essa dinamica eu consegui ter mais segurança. Minha dúvida é a seguinte: 

Tive 3k reais de lucro de venda de alguns ativos.

E 190 reais de prejuizo de um outro papel. 

O prejuizo eu abato dos 3k? 3k, menos 190,00 = 2,108. 15% DE 2,180 = DARF DE R$425,00

 

Ou eu abato os 190 dos 450,00 (que correspondem aos 15% do lucro) = DARF DE R$ 260,00

 

Estou confusa em relação a qual momento certo devo descontar o prejuizo.

 

Do todo do lucro ou dos 15% do lucro?

 

Muito obrigada!

 

@Daniela Peres Parra vamos a um exemplo para ilustrar.

Venda de SARD3: venda de 300 ações de SARD3 por R$15mil. Seu preço médio de SARD3 é de R$40,00. Então seu resultado foi de R$15mil - R$12mil (300xR$40) = R$3mil de lucro.

Venda de PADA4: venda de 200 ações de PADA4 por R$10mil. Seu preço médio de PADA4 é de R$55,00. Então seu resultado foi de R$10mil - R$11mil (200xR$55) = R$1mil de prejuízo.

DARF será lucro de R$3mil - prejuízo de R$1mil = R$2mil de lucro x 15% = R$300 de imposto a recolher.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...