Jump to content

Não sou totalmente inútil; sirvo de mau exemplo!


Recommended Posts

Eu tenho 62 anos de idade (tem mais alguém na minha faixa etária por aqui?). Nunca, na minha familia ou círculos de amigos, dinheiro, investimentos, etc... foi parte dos assuntos de negócio. Eu sempre fui um excelente profissional na minha área, sempre ganhei bem, sempre fiz rendas extras e sempre gastei bem, em viagens, carros, roupas, disperdício, etc... Não me orgulho em dizer que eu era o exemplo de cliente perfeito para os bancos e cartões de crédito; eles lucraram muito do meu suor me cobrando juros, multas e emprestando dinheiro.
Quando eu era mais jovem, não tinha a facilidade de informação que a gente tem hoje em dia. O resultado disso tudo é que, até o final do ano passado, todo final de ano eu jurava para mim que no ano seguinte eu passaria sem dever nada para ninguem. Muitos anos, e nunca consegui cumprir a minha promessa de final de ano, até o ano passado.
Do meio de 2020 para cá, eu comecei a me interessar e estudar assuntos ligados a finanças e investimentos e, acredito que da mesma forma que a maioria, tudo começou o Youtube, assistindo vários canais de finanças e investimentos, lendo alguns livros (comecei pelo Pai Rico, Pai Pobre - recomendo) e conseguir selecionar alguns canais onde a verdade é dita. (Consegui transformar a pandemia numa ferramenta de ganhos para mim, investindo tempo em aprender algo que era totalmente cru - finanças)
De forma autônoma, eu consegui aprender um monte de coisas que não se deve fazer. Tem alguns canais com conteúdo bom, mas gostei do jeito claro e direto (sem bull shit) que o Raul aborda diversos assuntos.
Agora vem a parte que serve de exemplo: O resultado foi que eu entrei 2021 sem dever nada para ninguém - finalmente - e consegui também fazer um plano que todos os meses eu tenha uma grana para investir. Meu cérebro já está adestrado (pelo menos parcialmente), e com um mindset de investidor.
Com estudar e aprender sempre esteve no meu DNA, estou aqui na Turma 7 da UVP, e estou otimista com o que estou aprendendo e como que vou aprender. A missão é aprender a cuidar do meu dinheiro da forma forma que cuido dos meus clientes.
Me envergonho de não ter me preocupado com isso antes, mas tenho certeza (e planos) que vou conseguir juntar/investir uma boa grana durante os próximos anos, para ter liberdade na 3a idade. Já consegui cumprir a meta que eu tinha estabelecida para dezembro e agora, inspirado na Dilma, dobrei a meta!!
Se você é jovem e está aqui, é um ótimo sinal. Não siga meu exemplo e gastador e perdulário....
Repetindo minha pergunta inicial; tem mais alguem aqui na faixa dos 50+ anos de idade?
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
William Redig na UVP de modo geral, temos diversos alunos na terceira idade, algumas turmas inclusive tinham uma maioria de alunos acima dos 55, a nossa próxima live é exatamente sobre o começo tardio e sobre família.
Vai ser bacana trocarmos essa ideia, fico feliz demais de ler o seu relato, nunca é tarde para mudar.
Link para compartilhar
Share on other sites

Parabéns por atingir a sua meta e por já ter uma nova para te guiar! Felizmente hoje temos mais acesso à informação e o conhecimento sobre finanças deixou de ser privilégio de pessoas mais ricas. Comecei a estudar o assunto pouco antes da pandemia. Estudar exatamente não, mas comecei a investir um dinheirinho e pesquisar mais sobre o assunto. Desde 2018 nunca deixei de aportar, mesmo que em quantidades pequenas. Percebi que algumas coisas eu fazia corretamente, mas outras eu fazia sem saber exatamente o porquê e por isso adquiri o curso. Não estava mais fazendo sentido fazer certas coisas sem conhecê-las bem. Nunca fui de gastar muito, exceto com alguns pequenos prazeres, mas não fazia o dinheiro trabalhar por mim e é isso que espero com o curso. Respondendo sua pergunta, não estou na sua faixa ainda :P
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado Raul e Camila. Se eu servir de inspiração para os jovens (e também para os velhos), eu já fico feliz. Desde que comecei a me instruir sobre finanças, compartilho conhecimentos com meus funcionários, filhos e amigos. Impressionante como o povo é carente de informação e tem uma visão totalmente deturpada sobre o que é investimento. O bom desse assunto é que ele sempre atrai interesse e é um assunto que se alastra ("contaminei" meu funcionário, que contaminou a esposa, cunhado, irmão, colegas de trabalho. Uma verdadeira progressão geométrica. FELIZ por estar aqui aprendendo e compartilhando o que aprendo!!
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

William Redig obrigado por compartilhar a sua história. Tem muito valor nos seus comentários e por isso você é sim um bom exemplo, além de reverter a situação que estava (não adiantava reclamar né hahaha), conseguiu buscar informação, transformar em conhecimento e investir. Parabéns!
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá William. tenho 52 anos e comecei em 2019, bem timidamente e sem nenhuma experiência na bolsa. Escutei que jamais conseguiria guardar dinheiro, muito pelo contrário, que perderia o investimento. Hoje, com muito orgulho, estou fazendo o curso do Raul e beeeem feliz com meus investimentos. Parabéns pela sua perseverança e muito sucesso nas metas!
Link para compartilhar
Share on other sites

William Redig, em primeiro parabéns pela atitude, coragem e força de vontade. Em segundo, de certa forma o senhor descreveu a vida do meu pai, um ótimo exemplo de caráter, mas não foi um bom exemplo financeiro. Mas meu pai, Depois de algum tempo perdeu o emprego por uso de álcool, chegou a ficar jogado, até quando pude trazê-lo para morar comigo. Por fim, devido a problemas de saúde necessita de cuidados especiais. Quando notei que estava indo pelo mesmo caminho encontrei esse casa das meias vermelhas e um jeitinho de fala que me identifiquei.
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá William, Vou fazer 60 anos este ano. Somos da mesma época. Minha história de vida parece muito como a sua. Fui tenista profissional e professor de tênis . Viagei muito e gastei muito também. Sempre pensando no meu bem estar momentâneo. Comprei, perdi me divorciei e etc… Várias perdas… Bom aprendizado. Estava num ritmo louco de trabalho aqui nos Estados Unidos. Tenho o pé de meia e não sei o que fazer com ele. Comprei financiado a “ casa dos meus sonhos “ e de repente me aparece está doença. Muito normal hoje em dia ( C****r) Continuo me tratando … Me fez refletir e comecei a me perguntar e agora? Senti firmeza no Raul Sena e estou aqui agora. Positivo e vou em frente. Querendo aprender com sempre. É isso aí Vamos né Abraço à todos

Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Renato, vamos em frente sim! Eu trabalho com tecnologia da informação. Uma das coisas que mais gosto no meu trabalho é que não falta assunto para aprender e eu adoro estudar. Meu sentimento em relação ao Raul foi o mesmo que o seu: firmeza e "no bull shit".
Fico feliz que não sou o único perdulário por aqui... rsss... Tudo de bom e boa recuperação para você!!
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigado pelos testemunhos e parabéns pela iniciativa William Redig Renato Figueiredo Elaine Baggio Flavio Prado..
Vocês são a geração que é a base dos adolescentes e jovens adultos desta década, é um grande passo dado e um exemplo a ser seguido.

Aproveitando o gancho vou compartilhar algo também. Fui visitar minha mãe meses atrás e caímos no assunto sobre dinheiro, falei pra ela que investia e tal. Mais recentemente voltei lá e ela me mostrou um saldo que ela conseguiu acumular... Fiquei surpreso e muito feliz em ver que ela fez uma BELA reserva de emergência, coisa que nunca na vida ela teve. Aquela notícia melhorou meu dia.
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá William Ridig obrigada por compartilhar sua história, e todos o colegas da UVP, acredito que cada coisa chega em nossa vida na hora que tem que chegar, as vezes nos arrependemos de não ter aprendido antes, mas como aprenderíamos algo que nem sabia que existia?? Ainda não estou na sua faixa de idade e também fico com esse sentimento de estar começando um pouco atrasada, sou de uma família pobre em todos os sentidos, pai analfabeto e trabalhador rural, minha mãe lavadeira, mas tenho muito orgulho deles e uma coisa que eles sempre lutaram foi pela minha educação da maneira que eles é claro, finanças nunca escutei em minha casa. Mas como falei antes acredito que tudo chega em nossas vidas na hora que tem chegar, e cabe a nós que temos essa oportunidade aproveitar o máximo possível independentemente de idade, motivação para aprender e evoluir é prova que estamos vivos! UVP TURMA 7
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que somos ensinados que existe idade pra isso, idade pra aquilo. Isso é uma grande bobagem. Tem a vida. Que bom que você tomou a decisão de assumir a responsabilidade sobre você e o seu dinheiro. Independente da sua idade. Você está aqui, está vivo, está presente. Que bom que temos você na nossa turma! Desejo muitas realizações e ótimos ganhos na sua jornada. ??????
Link para compartilhar
Share on other sites

William, sensacional seu relato, foi de uma importância ímpar! Tenho 34 anos de idade, já errei muito nessa vida quando o assunto é dinheiro, e muitas das vezes por não ter conhecimento ou uma pessoa que pudesse me aconselhar, sempre gosto de ouvir os mais velhos/experientes e tirar ensinamentos pra vida! Poder ver um relato como o seu, cheio de gana em querer mudar e aprender é inspirador! Mais uma vez obrigado e vamos juntos nessa caminhada pra sairmos da caverna!
Link para compartilhar
Share on other sites

Legal ler esses exemplos de vida. Temos que ver que antigamente não era tão fácil investir (pelo menos na bolsa de valores). Era necessário ter um corretor e era caro. Só quem tinha dinheiro em grande fazia negócios na bolsa (pelo menos era o que me diziam). Hoje às coisas são muito mais simples e a maioria das corretoras não cobra taxas para ações, fundos, etc. (ficou mais fácil e barato). Eu nunca havia tido qualquer ensino sobre finanças. Dei aulas em Portugal de economia e Finanças Públicas e, para mim, investir se reduzia a emprestar para o Estado (títulos remíveis ou irremíveis) e cheguei a ter alguns títulos chamados "certificados de aforro" que rendiam tão pouco que desisti. Voltando para o Brasil, conhecendo nosso governo e legisladores, não investi porque não ia arriscar meu dinheiro com o Estado (sei lá, pode ser que um dia decidam que não querem pagar, tal como ocorre amiúde com os precatórios)... eu nunca invisto no Estado ou em empresas públicas. Em 2019 resolvi arriscar e abri uma conta em uma corretora e comecei a investir bem pouquinho (proporcionalmente perdi algum dinheiro), mas comecei a estudar e parei de perder com compras e vendas burras que fazia. A vida é um aprendizado. Cabe a nós aprender e repassar o que aprendemos. Vamos em frente. Abraço a todos.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...