Jump to content
  • 0

OPA das ações da CIEL3


Lucas Augusto Moimaz Costa

Pergunta

Olá,

De uns tempos para cá montei uma posição bem relevante em Cielo na minha carteira pois vi muito sentido nessa nova fase da empresa.

Porém me deparo agora com uma, quase certa, OPA das ações. Porém não queria me desfazer do ativo....

Existe alguma chance dessa OPA não vingar? compensaria não participar da primeira oferta das ações?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
39 minutes ago, Lucas Moimaz disse:

Olá,

De uns tempos para cá montei uma posição bem relevante em Cielo na minha carteira pois vi muito sentido nessa nova fase da empresa.

Porém me deparo agora com uma, quase certa, OPA das ações. Porém não queria me desfazer do ativo....

Existe alguma chance dessa OPA não vingar? compensaria não participar da primeira oferta das ações?

Já é certa amigo. Vai acontecer.

Eu não tenho experiência com OPAs para te dizer se vale a pena cair fora rápido ou não. Mas se fosse comigo, provavelmente arrastaria até o último momento.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Raí Nunes disse:

Já é certa amigo. Vai acontecer.

Eu não tenho experiência com OPAs para te dizer se vale a pena cair fora rápido ou não. Mas se fosse comigo, provavelmente arrastaria até o último momento.

Ela vai acontecer, porém pode ter uma segunda oferta nas ações(caso pelo menos 10% dos acionistas não acatarem).

Também tem um provento com data-com em breve, com um valor bem gordinho.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Lucas Moimaz disse:

Olá,

De uns tempos para cá montei uma posição bem relevante em Cielo na minha carteira pois vi muito sentido nessa nova fase da empresa.

Porém me deparo agora com uma, quase certa, OPA das ações. Porém não queria me desfazer do ativo....

Existe alguma chance dessa OPA não vingar? compensaria não participar da primeira oferta das ações?

Boa tarde, Lucas!

A única experiência que tive com OPA foi com a EDP.

No final das contas na época acabei acabei vendendo minhas ações na bolsa por conta da corretora em que minhas ações estavam.

Para se aderir a OPA a corretora estava cobrando uma taxa que saia uns 50 reais mais ou menos. Não me recordo dos valores da ação, mas vamos a um exemplo:

O valor da OPA era R$23,50.

Vendi na bolsa por R$23,45.

O tanto que eu iria perder pela quantidade papéis que eu tinha ainda ficava muito abaixo da taxa cobrada pela corretora. Então optei dessa forma para não ser mais sócio da empresa.

 

Quando uma empresa deixa de ter seu capital aberto, existe uma chance eu diria que grande de a empresa dificultar o acesso aos seus resultados e isso dificulta nosso acompanhamento. Não me sentiria bem em acompanhar algo nas escuras. Então em casos de OPA eu viso a saída mesmo do papel.

 

Espero que contribua em algo!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa tarde, Lucas!

A única experiência que tive com OPA foi com a EDP.

No final das contas na época acabei acabei vendendo minhas ações na bolsa por conta da corretora em que minhas ações estavam.

Para se aderir a OPA a corretora estava cobrando uma taxa que saia uns 50 reais mais ou menos. Não me recordo dos valores da ação, mas vamos a um exemplo:

O valor da OPA era R$23,50.

Vendi na bolsa por R$23,45.

O tanto que eu iria perder pela quantidade papéis que eu tinha ainda ficava muito abaixo da taxa cobrada pela corretora. Então optei dessa forma para não ser mais sócio da empresa.

 

Quando uma empresa deixa de ter seu capital aberto, existe uma chance eu diria que grande de a empresa dificultar o acesso aos seus resultados e isso dificulta nosso acompanhamento. Não me sentiria bem em acompanhar algo nas escuras. Então em casos de OPA eu viso a saída mesmo do papel.

 

Espero que contribua em algo!

Sim... eles não são nem obrigados a divulgar os resultados depois da segunda oferta se não me engano(caso 10% se mostre contra a venda nesse preço a segunda ocorrerá, mas a opa acontece de qualquer forma se aprovada pela CVM).

Também participei da OPA da EDP e fiz a mesma coisa que vc!

Mas nesse caso da Cielo está um pouco mais delicado por conta do histórico de cotação dela. E também compensa esperar a data-com dos dividendos antes de tomar qualquer atitude.

O que eu acho que deve acontecer é uma oferta subsequente próximo dos R$6,00 ao invés de R$5,35. Por isso, dessa vez, acho que a melhor atitude é esperar até o limite das ofertas. O prêmio do último fechamento se não me engano foi de só 6%.

Editado por Lucas Moimaz
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Mas mesmo estando com 60% de rentabilidade nela eu fico muito triste em abrir mão e ver ela sair da bolsa. Acho que ela tem muito futuro agora. Assim como a EDP também tinha. 😕

Mas dependendo pode ser interessante para os investidores do BB e do Bradesco, já que mudaria a capacidade de investimento na empresa e pode gerar muito retorno sob o capital desses bancos.

Concordo nesse ponto que a Cielo, como empresa autônoma, seria menos favorecida a injeções de capital. Ela realmente fica travada na mão dos acionistas. Provavelmente a OPA da Getnet serviu com esse mesmo propósito.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Edison Paulini disse:

Se isso acontecer eu não acharia ruim não 😅

Se for concluída vai ser esse o resultado.

Só estou pensando no que vou acabar aportando agora, pois era uma posição relevante da minha carteira 🤣

image.png.b65481aa71059b4dce7173164783a08c.png

Editado por Lucas Moimaz
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Lucas Moimaz disse:

Se for concluída vai ser esse o resultado.

Só estou pensando no que vou acabar aportando agora, pois era uma posição relevante da minha carteira 🤣

image.png.b65481aa71059b4dce7173164783a08c.png

Diagrama do cerrado vai dizer!
Quem sabe não role umas oportunidades de trava de taxas na renda fixa?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu tenho uns caraminguás de Cielo também, quando anunciaram a OPA a primeira coisa que fui olhar foi o TAG Along afinal eh para isso que ele serve não eh? Para ter o direito de vender no mesmo preço que o novo controlador for comprar...

Até o momento pelo menos, cotação do papel está bem acima do meu preço médio, então estou considerando aguardar até ter alguma coisa de valores mais concreta antes de tomar uma decisão.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 07/02/2024 at 09:39, Fabiano Gomes disse:

Eu tenho uns caraminguás de Cielo também, quando anunciaram a OPA a primeira coisa que fui olhar foi o TAG Along afinal eh para isso que ele serve não eh? Para ter o direito de vender no mesmo preço que o novo controlador for comprar...

Até o momento pelo menos, cotação do papel está bem acima do meu preço médio, então estou considerando aguardar até ter alguma coisa de valores mais concreta antes de tomar uma decisão.

Eu só entrei depois de entender bem o conceito de margem de segurança e de preço médio em "dólares", como diria Graham... rsrs

Mas não me isentaria que teria feito besteira num passado mais breve, com outro viés. Porém dessa vez o patrimônio líquido, o PL e essa nova fase da empresa, pós concorrência, foram bons indicadores pois ela realmente estava muito descontada.

Estou nessa em CMIG, mas não tiro a sua razão @Fabiano Gomes em relação ao TAG Along. Porém o patrimônio líquido também é uma segurança legal viu!

Fatores de TAG Along: "Nesta avaliação, fatores como valuation, patrimônio líquido por ação, fluxo de caixa e preço médio da ação nos últimos 12 meses são considerados."

De qualquer forma, numa OPA vc fica assegurado por esses fatores.

Editado por Lucas Augusto Moimaz Costa
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...