Jump to content

DICAS DE ORGANIZACAO


Recommended Posts

Olá pessoal,
Alguém gostaria de compartilhar como fazem com relação a reserva de emergencia, reserva de oportunidades, valor de giro em conta corrente e etc... de que maneira vcs organizam? Deixam em corretoras separadas? Preferem deixar em bancoes? aplicados ? ou tudo junto?
Rumo ao aprendizado sempreeeee...
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Aline,
Estamos aqui para aprender. Eu faço da seguinte forma: 1. Reserva de Emergência/Oportunidade: Ficam misturadas. Uma parte correspondente a 50\% do montante está aplicada em CDB com rendimento diário e resgate imediado, rendendo pelo menos 100\% do CDI; os outros 50\% eu apliquei em LCI rendendo 100\% do CDI (não tem imposto de renda) com liquidez diária após 90 dias. Quando esses 90 dias se passarem, vou pegar a primeira metade e aplicar na mesma LCI. 2. Dinheiro diário da CC; fica em CDB rendendo 100\% do CDI com rentabilidade diária. Toda 6a feira eu faço o planejamento da semana seguinte e agente os resgates que serão necessários na semana seguinte. Uso o Banco Inter para movimentação diária e, por enquanto, eu tenho conta em duas corretoras. A XP tem uma conta que rende 200\% do CDI com carência/prazo de 90 dias, limitada a 10 mil Reais. A maior movimentação eu faço no Inter. Eu uso um app para controlar as finanças e lanço tudo nele, desde o cafezinho até as despesas que acontecem uma vez por ano, assim fica fácil fazer o planejamento e fluxo de caixa. Abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

Reserva de emergência e oportunidade eu deixo junto no Pic Pay rendendo 150\% do CDI. Dinheiro para uso diário deixo no Banco Inter e tenho lá também um valor em Tesouro Direto. Renda variável deixo na Clear. Eu tenho uma planilha no google onde anoto minhas receitas (salário, diárias, cashback, dividendos e outros valores extras), e minhas despesas, que separo em essenciais e não essenciais para ter mais noção de onde estou gastando e onde posso diminuir os gastos se precisar. Nessa mesma planilha eu atualizo meus investimentos no fim do mês.
Link para compartilhar
Share on other sites

Legal o tópico, acho que minha reserva é feita de um jeito um pouco diferente, separo por possíveis necessidades. Deixo 10 mil na conta do pagbank (para surpresas do dia a dia, coisas imediatas) na época esse era o valor max da conta rendeira, hoje acho que mudou. O equivalente a dois salários num CDB de liquidez diária (acho que 140\% do CDI). E tenho um prédio de kitnets (junto com meus irmãos) que coloco todos alugueis que recebo no tesouro, justamente para emergências do próprio prédio (ou dos irmãos que são mais novos e cuido deles).
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Aline, reserva de emergência fica na conta corrente e na poupança vinculada à conta corrente, porque não tem restrição de horário ou dia caso eu queira usar. Reserva de oportunidade fica no tesouro, porque caso seja necessária a utilização, fica fácil já estando na corretora. Boa sorte na sua jornada.
Link para compartilhar
Share on other sites

A reserva de emergência tem que estar a um click de você. Se tiver que liquidar: não resolve. Se tiver que esperar o horário comercial: não resolve. Se tiver que liberar limite? Não resolve também.
Então eu fiz assim com a minha: 1/3 dela está na conta corrente (bancão). 2/3 e um CDB de liquidez diária, 24/7 (banco digital de bom suporte).
A gente demora a entender que RE não é para render, e sim para ter liquidez.
Sobre a RO, eu tenho conforme vai caindo o salário, mas se é dia de aportar e tá tudo em alta, eu espero um pouco. Só que não adianta muito a gente pensar que 1 real de cotação fará muita diferença em 20, 30 anos. O que é interessante da RO é um circuit breaker, etc. Ou dias que a bolsa faz uma correção grandiosa. Eu deixo a RE e a RO juntos, mas em um banco diferente de onde deixo 1/3 da RE.
Link para compartilhar
Share on other sites

A melhor maneira de guarda a reserva de emergência é como o Raul fala, parte de dinheiro em conta corrente, algum CDBs com liquidez diária ou na conta do nubank, além de um pouco de dinheiro físico, é o jeito que eu faço. Acredito que é muito eficaz você ter conta em mais de um banco e corretora (esse apenas para investimento em renda fixa pelas opções) Em cada um você deixa algum proposito, exemplo: Banco Tradicional/Digital vc deixa seu dinheiro para usar no dia a dia e pagar as conta e um pouco da reserva/ Banco Digital: Reserva de oportunidade e Reserva de emergência
Link para compartilhar
Share on other sites

Já eu, contrariando os ensinamentos do Raul, não tenho grande coisa na reserva de emergência (se é que se possa dizer que alguma reserva de emergência tenho). Eu estava pensando em fazer uma, mas sempre que comecei a aportar nisso acabei desistindo. Vou ver se faço essa rede de segurança.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...