Jump to content
  • 0

Avaliação da dependência da VALE com a China.


Pergunta

Fazendo os estudos da Vale, resolvi dar uma olhada no relatório de referência de 2023. Nele a Vale apresenta a receita operacional líquida discriminada por país. Nele podemos ver que a China é responsável por 50,8% da receita operacional líquida da VALE. 

A pergunta que eu entendo ser relevante é: Se algo acontecer com a China o quão grande é o impacto para a VALE? Para avaliar isso entendo que preciso entender a oferta e demanda por minério de ferro (principal produto negociado). 

No relatório a Vale cita os esforços para negociar minerais de transição energética como cobre e níquel. Acho que seria interessante avaliar a oferta e demanda desses metais também de curiosidade, que se essa onda de carros elétricos vier para ficar a demanda desses minérios para produção de baterias e outros componentes eletrônicos deve aumentar. 

 

Qual a forma que vocês avaliam a oferta e demanda dessas comodities?

 

image.png.93437c7448348cce2c315fd56d2d3e3a.png

 

Relatório de referência:

https://ri-vale.mz-sites.com/informacoes-para-o-mercado/relatorios-anuais/formulario-de-referencia/

Editado por Lucas Barreiros Quirino Da Cruz
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Lucas Barreiros Quirino Da Cruz disse:

Fazendo os estudos da Vale, resolvi dar uma olhada no relatório de referência de 2023. Nele a Vale apresenta a receita operacional líquida discriminada por país. Nele podemos ver que a China é responsável por 50,8% da receita operacional líquida da VALE. 

A pergunta que eu entendo ser relevante é: Se algo acontecer com a China o quão grande é o impacto para a VALE? Para avaliar isso entendo que preciso entender a oferta e demanda por minério de ferro (principal produto negociado). 

No relatório a Vale cita os esforços para negociar minerais de transição energética como cobre e níquel. Acho que seria interessante avaliar a oferta e demanda desses metais também de curiosidade, que se essa onda de carros elétricos vier para ficar a demanda desses minérios para produção de baterias e outros componentes eletrônicos deve aumentar. 

 

Qual a forma que vocês avaliam a oferta e demanda dessas comodities?

 

image.png.93437c7448348cce2c315fd56d2d3e3a.png

 

Relatório de referência:

https://ri-vale.mz-sites.com/informacoes-para-o-mercado/relatorios-anuais/formulario-de-referencia/

image.png.fd20683aca77fb681ef30a69755a29b0.png

Na verdade está acontecendo alguma coisa com a China.

Em algum momento vai melhorar, daí vai acontecer algo de novo...

Veja no print acima quando a China estava bem a diferença que dava.

A VALE é cíclica, anda de lado há anos, com seus picos, altos e baixos. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/02/2024 at 21:40, Rai Nunes Espindola disse:

image.png.fd20683aca77fb681ef30a69755a29b0.png

Na verdade está acontecendo alguma coisa com a China.

Em algum momento vai melhorar, daí vai acontecer algo de novo...

Veja no print acima quando a China estava bem a diferença que dava.

A VALE é cíclica, anda de lado há anos, com seus picos, altos e baixos. 

Eu não tenho dúvidas com relação as comodities terem um comportamento cíclico.

Mas da mesma forma que procuramos fundos imobiliários com um número diverso de clientes para diversificar o risco acho interessante apenas termos uma dimensão da dependência da China. Realmente a china detém 50% da demanda de minério de ferro do mercado? Eu acho pouco provável. Entendo que ela deve pagar um prémio pela qualidade do nosso minério, por isso tem 50% do nosso fornecimento.  

Essa informação não me impediria de investir na VALE por exemplo por entender os ciclos, e pelos outros motivos positivos da empresa. Mas acho que seria interessante acompanhar esses números, por isso meu interesse em saber mais sobre o mercado. 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Lucas Barreiros Quirino Da Cruz disse:

Eu não tenho dúvidas com relação as comodities terem um comportamento cíclico.

Mas da mesma forma que procuramos fundos imobiliários com um número diverso de clientes para diversificar o risco acho interessante apenas termos uma dimensão da dependência da China. Realmente a china detém 50% da demanda de minério de ferro do mercado? Eu acho pouco provável. Entendo que ela deve pagar um prémio pela qualidade do nosso minério, por isso tem 50% do nosso fornecimento.  

Essa informação não me impediria de investir na VALE por exemplo por entender os ciclos, e pelos outros motivos positivos da empresa. Mas acho que seria interessante acompanhar esses números, por isso meu interesse em saber mais sobre o mercado. 

 

Vc me perguntou como eu avaliava a VALE. Te respondi como eu enxergo ela.

Não é uma informação para te impedir de investir nela. Você deve interpretar conforme o seu entendimento no mundo de investimento.

Me parece que você interpretou mais no sentido negativo o que eu falei. Eu invisto em VALE.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/02/2024 at 11:21, Lucas Barreiros Quirino Da Cruz disse:

Realmente a china detém 50% da demanda de minério de ferro do mercado? Eu acho pouco provável. Entendo que ela deve pagar um prémio pela qualidade do nosso minério, por isso tem 50% do nosso fornecimento.  

A China não só detém mais de 50% da demanda do minério de ferro, como também é a maior compradora de boa parte das commodities que produzimos no país inteiro... e não é por conta da qualidade do minério, é simplesmente porque a demanda é gigantesca (vide o fato de que a China produz praticamente tudo que tem no mundo industrializado hoje) e a nossa oferta é alta.

A China sozinha comprou cerca de 30% de tudo o que exportamos daqui do país no ano passado. Se algo acontecesse com a China, não só a Vale sofreria, mas também todas as empresas que fazem parte da cadeia de oferta das outras commodities comercializadas. Se isso é algo provável, é outra história.

Isso, no entanto, não é uma informação que te impede de investir na empresa, como o @Rai Nunes Espindola comentou. O importante aí é você avaliar se você quer correr o risco de investir em uma empresa cujo 50% do volume de receita é proveniente de um único cliente, e o quão arriscado é para a operação da Vale a possibilidade desse cliente deixar de comprar por algum motivo, além dos pitacos do governo que podem influenciar essa balança de alguma forma. E os outros 50%, vem de onde? O que a Vale está fazendo para diversificar essa fonte de receita? Faz sentido fazer essa diversificação? Se não vender pra China, vai vender pra quem? Como funciona o ciclo dessa commodity? É bastante coisa pra entender. Commodities são uma parada complicada, hahah

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...