Jump to content
  • 0

VARIAÇÃO DO IPCA AO LONGO DA VIDA DO PAPEL


Marcia Kazue Miyamoto Morizono

Pergunta

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Oi Marcia Kazue Miyamoto Morizono.
Pelo que entendi, o valor do título vai sendo corrigido diariamente de forma que, quando chegar no vencimento, ele vai valer o valor original de R$ 1000,00 corrigido pela inflação + a taxa de juros contratada. A conta deve ser parecida, se não for igual, aquela usada nos CDBs com rentabilidade diária.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Oi William Redig, entendi que esse racional dos mil reais no vencimento era apenas para Tesouro Direto. Acho que não vale para as Debêntures, LCI, LCA, CRI e CRA, certo?
Faz sentido ser corrigido ao longo do tempo, até porque alguns papéis têm prazo beeeem longo. Se assim for, para estimarmos os valores futuros de alguns papéis que estão no meio do caminho usamos o IPCA acumulado até a data do cálculo e acrescentamos a expectativa de IPCA futuro?
É um racional... mas será que é assim mesmo?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Oi Marcia Kazue Miyamoto Morizono, achei que você estava falando do Tesouro Direto.
No final, a matemática é a mesma. Eu tenho aplicação de CDB e LCI no Nubank, XP e Banco Inter e os apps me mostram os saldos das aplicações corrigidos diariamente. Acho que o motivo de fazer isso diário é para ficar mais claro e transparente o iof e ir que incide em alíquotas decrescentes. Se você faz vários aportes ao longo do tempo, no caso dos CDBs, o Banco Inter junta tudo num bolo só e é difícil ver individualmente no app. Já no Nubank, o saldo é total e o app mostra individualmente por aplicação quanto tem de rendimento, iof (se for o caso) e IR de cada aporte. Na XP eu só tenho uma aplicação então não sei se eles individualizam....
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
Marcia Kazue Miyamoto Morizono o título vai sendo reajustado pelo IPCA até o 15º dia do mês anterior, no site do Tesouro Direto eles fornecem a fórmula exata desse cálculo, para quem for mais matemático e quiser conhecer (https://tesourodireto.com.br/data/files/7B/67/BC/64/53B2D610393A62D6894D49A8/Calculo_Rentabilidade_TesouroIPCA.pdf), vale muito a curiosidade!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...