Jump to content

Quanto custa o meu sonho


Recommended Posts

4 minutes ago, Flávia Carneiro disse:

Boa noite!

Meu nome é Flávia, tenho 44anos, tenho duas filhas (uma de 16 e uma de 9anos). Sou separada desde 2018, mas ainda hoje sofro as consequências de um mal casamento, que me puxou para trás. Não construímos nenhum patrimônio, temos uma casa financiada e este financiamento está vinculado à minha conta bancária, o que permite a ele, pagar a parte dele da prestação, qdo convém, pois para cobrar, preciso fazer judicialmente. Na ocasião da separação, por muitos motivos, abri mão dos meus direitos, ficando apenas com 30% da casa. Se tudo der certo, este ano ainda, pretendo resolver esta situação de eliminar este vínculo material remanescente. 

Sou enfermeira, funcionária pública de uma instituição federal em Porto Alegre, o que me proporciona um salário razoável e me permite manter as contas em dia (por enquanto), contudo, não tenho nenhum patrimônio na prática e a cada ano que passa, o meu poder aquisitivo é menor. Atualmente, com a minha idade e contexto, quero garantir uma aposentadoria decente e, mais que isso, quero viver, sair desta situação de subexistência.

Hoje o meu sonho material é ter uma casa em um condomínio - R$ 500.000,00. Gosto da ideia de ter um carro, é um conforto, mas na minha vida, não é uma necessidade. Gosto de investir mais em experiências, como viagens, eventos culturais e conhecimento. Então, gostaria de ter, pelo menos, 25mil reais por ano para viajar. Para aposentadoria, acredito que para mim R$ 10.000,00, seriam suficientes.

Agora, minha renda é de R$ 9.300,00. Todos os meus custos fixos são: Casa+condomínio - 2.000,00; Transporte - 450,00; Escolas - 2.400,00; Luz/internet/celular - 500,00; Alimentação/insumos - 1.800,00; AUVP 250,00; Kumon 400,00; Lazer - 700,00. Sobrando 800 reais, apenas, que a partir desse mês, vou investir 500.

Com este panorama, percebo que não estou endividada por detalhe, então tenho que começar a investir agora, para não depender das minhas filhas qdo não for mais capaz de trabalhar.

Como a maioria dos brasileiros, aprendi que tinha que conquistar um bom salário, mas nunca fui orientada a investir. Não sei como fazer. Mas estou mais que disposta a aprender e por esta razão, estou buscando conhecimento e investindo tempo para isso.

 

Boa noite, Flávia!

Cara, que barra passar por essas situações. Sinto muito por isso e espero que tudo se resolva da melhor maneira.

 

Para tentar ajudar um pouquinho.

Para sabermos onde você consegue chegar é bom saber também com quanto anos você pretende parar de trabalhar e viver de renda. 

Outro detalhe, se entendi certo você quer ter uma renda anual de R$120.000 (10mil por mês) + R$25.000 para viagens, seria isso? Ou seja, R$145.000 para utilizar no ano aproximadamente.

Se sim, acho viável estipular uma média de uns R$12.000 de renda mensal para sua aposentadoria.

Isso somado a ter lá na frente um poder aquisitivo de meio milhão para compra da casa que comentou, o patrimônio deveria ser de uns 2,5milhões onde meio milhão seria para a casa e os 2 restantes gerariam uma renda de aproximadamente R$12.000.

 

Mas você está no início aqui da jornada. Vale muito considerar os estudos, ter paciência, dedicação e começar a se organizar financeiramente. As vezes aqui na organização você já consegue fazer aportes um pouco maiores, reduzir alguns custos, etc. É um belo pontapé inicial.

 

E me desculpe a pergunta. Mas os custos com escola da suas meninas e demais gastos com elas seu ex marido não ajuda com pensão? Ou os valores que você mencionou com relação a elas é o que você usa já considerando a parte dele?

 

Espero que alguns pontos lhe ajude a pensar e bora pra cima para tentar contornar essa situação!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Flávia Carneiro disse:

Sobrando 800 reais, apenas, que a partir desse mês, vou investir 500.

Oii, Flávia! Eu imagino o quanto um mau casamento pode atrasar a vida, mas pense pelo lado positivo: terminou 😂

Acredito que você deveria investir no mínimo 10% e você consegue!

Por que investir 500 ao invés dos 800?

Se você conseguir investir esses 800 + 130 (reduzir algum gasto), 10% 🙃

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 31/03/2024 at 23:20, Edison Luis Paulini disse:

Boa noite, Flávia!

Cara, que barra passar por essas situações. Sinto muito por isso e espero que tudo se resolva da melhor maneira.

 

Para tentar ajudar um pouquinho.

Para sabermos onde você consegue chegar é bom saber também com quanto anos você pretende parar de trabalhar e viver de renda. 

Outro detalhe, se entendi certo você quer ter uma renda anual de R$120.000 (10mil por mês) + R$25.000 para viagens, seria isso? Ou seja, R$145.000 para utilizar no ano aproximadamente.

Se sim, acho viável estipular uma média de uns R$12.000 de renda mensal para sua aposentadoria.

Isso somado a ter lá na frente um poder aquisitivo de meio milhão para compra da casa que comentou, o patrimônio deveria ser de uns 2,5milhões onde meio milhão seria para a casa e os 2 restantes gerariam uma renda de aproximadamente R$12.000.

 

Mas você está no início aqui da jornada. Vale muito considerar os estudos, ter paciência, dedicação e começar a se organizar financeiramente. As vezes aqui na organização você já consegue fazer aportes um pouco maiores, reduzir alguns custos, etc. É um belo pontapé inicial.

 

E me desculpe a pergunta. Mas os custos com escola da suas meninas e demais gastos com elas seu ex marido não ajuda com pensão? Ou os valores que você mencionou com relação a elas é o que você usa já considerando a parte dele?

 

Espero que alguns pontos lhe ajude a pensar e bora pra cima para tentar contornar essa situação!

Oi, Edison!

Agradeço a sua avaliação e concordo com ela. Preciso organizar minhas finanças, investir e ter paciência, que vou chegar ao meu objetivo de aposentadoria digna!

Quanto à barra que estou passando, infelizmente faz parte da vida, principalmente quando tomamos decisões com base emocional. Às vezes, a gente demora para acordar, melhor, para aceitar a verdade que está na nossa frente e fazer o que tem que ser feito. Mas a parte boa é que sempre dá para recomeçar. Sou muito consciente da minha condição, mas apesar disso, devo agradecer por ter condições de me reestruturar.

Quanto à sua pergunta, não precisa se desculpar. O pai delas paga uma pensão, desde a determinação judicial. O valor para o padrão do país é até alto (entre 1000-1200), ajuda sim. Minha intenção é me organizar para que esse dinheiro, enquanto for disponível, seja investido.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 01/04/2024 at 07:34, Karolmara Paula Nunes disse:

Oii, Flávia! Eu imagino o quanto um mau casamento pode atrasar a vida, mas pense pelo lado positivo: terminou 😂

Acredito que você deveria investir no mínimo 10% e você consegue!

Por que investir 500 ao invés dos 800?

Se você conseguir investir esses 800 + 130 (reduzir algum gasto), 10% 🙃

Oii, Karol!!

Sabe que depois que postei que vi que tinha escrito o "mal" errado, mas daí já era, rss

Penso como você, tive sorte, acabou!!! Gostei muito do seu comentário e da sua avaliação!

Iniciei com uma meta baixa, porque embora matematicamente possa pagar as contas, mas não tenho reserva, assim qualquer evento não esperado, pode me fazer não atingi-la. 500 reais é um valor que tenho certeza que consigo investir todo mês. Como ainda não estou bem organizada, decidi começar com uma meta alcançável e superável, para criar e manter o hábito.

Com certeza, aumentar esse percentual é um objetivo, talvez reduzindo gastos, talvez buscando uma atividade para renda extra. Mas vou com calma, quero ter certeza de onde estou pisando, identificar as alternativas e tomar as  decisões mais assertivas.

Um grande abraço.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

59 minutes ago, Flávia Carneiro disse:

Oi, Edison!

Agradeço a sua avaliação e concordo com ela. Preciso organizar minhas finanças, investir e ter paciência, que vou chegar ao meu objetivo de aposentadoria digna!

Quanto à barra que estou passando, infelizmente faz parte da vida, principalmente quando tomamos decisões com base emocional. Às vezes, a gente demora para acordar, melhor, para aceitar a verdade que está na nossa frente e fazer o que tem que ser feito. Mas a parte boa é que sempre dá para recomeçar. Sou muito consciente da minha condição, mas apesar disso, devo agradecer por ter condições de me reestruturar.

Quanto à sua pergunta, não precisa se desculpar. O pai delas paga uma pensão, desde a determinação judicial. O valor para o padrão do país é até alto (entre 1000-1200), ajuda sim. Minha intenção é me organizar para que esse dinheiro, enquanto for disponível, seja investido.

Flávia, fico contente que está conseguindo superar essa barra e está estipulando metas pé no chão para se reestruturar. Além disso você já viu que tem como. É questão de tempo e organização.

Acho que principalmente tempo para ajeitar o emocional. Eu digo que não conseguimos tomar decisões racionais com o emocional abalado.

Mas você me aparenta estar sendo bem racional e o que é ótimo!

 

E conforme você comentou ali com nossa amiga @Karolmara Paula Nunes você sabe exatamente como agir.

Use e abuse da ferramenta de orçamento doméstico, faça uma varredura no cartão de crédito conforme aprendemos no módulo 2 do cvrso que sua vida financeira vai melhorar significativamente. E talvez você não precise mexer muito em confortos e prazeres afinal é importante tê-los para você também se cuidar e curtir!

Se tiver dúvidas sobre essa parte, não deixe de postar aqui pra gente te ajudar!

A galera aqui na comunidade adora dar uma força pra ver as pessoas se saírem bem!!

 

Bora pra cima, Flávia!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Flávia Carneiro disse:

Oii, Karol!!

Sabe que depois que postei que vi que tinha escrito o "mal" errado, mas daí já era, rss

Penso como você, tive sorte, acabou!!! Gostei muito do seu comentário e da sua avaliação!

Iniciei com uma meta baixa, porque embora matematicamente possa pagar as contas, mas não tenho reserva, assim qualquer evento não esperado, pode me fazer não atingi-la. 500 reais é um valor que tenho certeza que consigo investir todo mês. Como ainda não estou bem organizada, decidi começar com uma meta alcançável e superável, para criar e manter o hábito.

Com certeza, aumentar esse percentual é um objetivo, talvez reduzindo gastos, talvez buscando uma atividade para renda extra. Mas vou com calma, quero ter certeza de onde estou pisando, identificar as alternativas e tomar as  decisões mais assertivas.

Um grande abraço.

 

Fico muito feliz que gostou! 🙃

Entendi seu raciocínio, é válido. Então você pode iniciar o mês com esse aporte de 500 e no fim do mês, se possível, o aporte de 300 ou 430.

De cada aporte você pode destinar metade para os seus investimentos e a outra metade para a sua reserva de emergência até tê-la.

Secesso em seu caminho e conte com a gente pra trocar ideia. Boraaaa 💰

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...