Jump to content
  • 0

Tesouro não faz sentido?


Roger Bagolin Da Silva

Pergunta

Sou só eu que acho que tesouro selic não faz nenhum sentido com uma taxa abaixo da inflação? vejo tanta gente colocando reserva de emergencia em selic e outras aplicações que rendem menos que a inflação que acabei ficando confuso. Por mais que vc fale em liquidez, ao meu ver parece a mesma coisa que colocar em baixo do colchão, seu dinheiro vai ser comido pela inflação do mesmo jeito. Não faria mais sentido colocar no IPCA +?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Roger Bagolin Da Silva uma vez que a função da reserva de emergência não é ter rentabilidade, e sim é estar disponível de imediato, se vc colocar em Tesouro IPCA+ o dinheiro estará sofrendo marcação a mercado e no momento que vc precisar dele, pode estar em baixa e vc estará perdendo mais que se ele estivesse no colchão. Não há investimento que pague IPCA e que seja de liquidez diária, então colocar em um CDB 100\% CDI com liquidez diária ou no Tesouro Direto Selic (que dificilmente sofrerá marcação a mercado) ou mesmo colocar na poupança, vc estará perdendo menos que a inflação, mas se deixar no colchão, perderá 100\% da inflação.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Olá, Roger! Todo investimento deve ser feito de acordo com a finalidade estabelecida por você para aquele dinheiro. A aplicação em Tesouro Selic é recomendada para cumprir basicamente uma das finalidades a seguir: 1) Para Reserva de Emergência 2) Para Reserva de Oportunidade 3) Quando ainda não se sabe onde vai investir (ou seja, a finalidade do recurso: aposentadoria, objetivo...) 4) Ou para objetivos de curto prazo. Em todas as situações você conta com a garantia da *segurança* dos títulos do tesouro, a *rentabilidade* ( acima da poupança, pelo menos), e a *liquidez* necessária para cumprir a finalidade proposta. Sendo assim o Tesouro Selic nestes casos, mesmo tendo uma rentabilidade real negativa (abaixo da inflação), atende adequadamente o objetivo estabelecido.
Alta Liquidez, Alta Segurança, porém Baixa Rentabilidade.
O Tesouro IPCA+ é indicado para cumprir objetivos de médio e longo prazo. Ex: Viagem para o exterior, Faculdade dos filhos, adquirir um carro, etc. Ele garante o seu poder de compra no futuro! Esse título atende uma finalidade bem diferente do Tesouro Selic. Portanto não se deve investir baseado apenas na rentabilidade.
Espero que tenha te ajudado!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Roger Bagolin Da Silva, teve algo que o Raul comentou uma vez que me acendeu um alerta bem interessante. Reserva de emergência é pra literalmente qualquer emergência.
Quando se está tudo bem da até raiva de ver uma valor que pode parecer "alto" rendendo tão pouco, ou quase nada.
Mas pensa na seguinte situação, se por algum motivo, qualquer que seja, inocente ou culpado, seus bens forem bloqueados e você precisar de dinheiro pra regularizar. Mesmo que sua reserva esteja em uma aplicação de liquidez imediata, ela estará bloqueada, cartões também. Nesse caso, sua reserva se tornou inútil.
É o que a Suélen Santiago Alves Da Silva comentou, para cada finalidade tem uma ação diferente.
Nesse caso, reserva de emergência pode até ser parte em dinheiro vivo debaixo do colchão. (Melhor em um cofre ou lugarzinho separado escondido ne kkkk).
Claro que a chance dos bens serem bloqueados é baixa, mas o seguro morreu de velho.
Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Certo, Marcia Kazue Miyamoto Morizono! A alteração das taxas e preços é diária em todos os títulos do Tesouro Direto! Considerando o Tesouro Selic especificamente:
O valor do título, ou seja O PREÇO, é atualizado diariamente pela SELIC!
Observando o gráfico de preços e taxas no site do Tesouro, percebe-se a valorização contínua no preço! O que muda é a "velocidade" da sua valorização, se a SELIC está alta ele (o título) valoriza mais "rápido'. Se a SELIC está baixa, a valorização do título é mais 'devagar'. De forma geral, aumenta diariamente o preço do título, possui oscilações mínimas! Por isso que quando ocorre a venda antecipada do Tesouro SELIC, o valor ordinariamente vai ser positivo!!! Diferentemente dos outros títulos este não possui um valor "máximo" definido para o resgate. (Pré-fixado: R$ 1.000 no vencimento. e o IPCA+ : R$ 1.000 no vencimento (corrigidos pela inflação desde 15/07/2000)
No caso da alteração DA TAXA também é diária, alterando em:
SELIC OU SELIC + x \% (deságio) OU SELIC - x\% (ágio) Mesmos os títulos do Tesouro Selic "sofrem" marcação a mercado, porém como é sempre um valor muito pequeno ou nulo, na taxa de ágio ou deságio, não gera o mesmo potencial de ganho ou perda dos outros dois títulos (Tesouro IPCA+ ou Tesouro Pré-Fixado) em caso de venda antecipada. Espero que ajude, :)
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...