Jump to content
  • 0

Sistemática de pesquisas (como vocês fazem?)


Diogo Favero Fabrile

Pergunta

Olá 🐟🐟🐟,

Após iniciar minhas análises, percebi que não estabeleci um método sistemático para buscar informações sobre as ações que estou analisando. Devo confessar que os Relatórios de Informações (RI) das empresas contêm um mar de dados, além de serem pouco atrativos, tornando uma atividade que já não é divertida (pelo menos para mim) ainda mais tediosa. Frequentemente, acabo assistindo a vídeos no YouTube sobre as empresas em busca de informações mais simplificadas.

Vocês poderiam compartilhar como realizam essa pesquisa? Por onde começam a buscar informações e como se aprofundam nelas? Utilizam canais do YouTube que apresentam informações reais sobre as empresas, sem incluir propaganda?

Além disso, seria possível recomendar canais com informações confiáveis e úteis, além dos RI das empresas ou sites como Investidor 10 e Investidor Sardinha?

Agradeço desde já pela ajuda.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Eu uso os que são passados no curso, como investidor 10, fundamentei, etc.

Agora to usando mais a ferramenta de analise da auvp investimentos e o investidor 10.

Eu não sou de me aprofundar muito, então, eu sigo os princípios-base que o Raul fala, lucros consistentes, ebitida tag alone e comparo esses dados com todas as empresas do setor.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Mano, eu geralmente vou nessa linha: depois de pensar no setor que eu quero, vou analisando as empresas no setor a partir do site fundamentus + investidor10 pra pegar uma foto da empresa e dos indicadores. Nesses dois sites também consigo ver um histórico dos últimos anos (o fundamentus é mais gráfico e o investidor10 mais numérico) pra avaliar se tem lucros consistentes, se tá crescendo, se tem crescimento de receitas, perfil da dívida… se até aí a empresa está agradando, eu vou no site do RI olhar o demonstrativos dos resultados, as perspectivas pro negócio, além do ITR que eu acostumei olhar pra ver como tá se comportando o balanço patrimonial e os demonstrativos de fluxo de caixa. Além disso eu gosto de ver quem são os controladores, se a diretoria tem participação acionária relevante, se tem TAG along, as vezes vejo se tá tendo recompra ou se os controladores tão movimentando. Confesso que eu também sempre dou uma pesquisadinha depois no YouTube pra ver se tem alguém analisando a empresa, mas mais porque geralmente galera que tá há mais tempo no mercado e acompanha a empresa ajuda a dar um norte sobre algumas informações que eu não tenha encontrado nessa busca. Mas deixo sempre por último pra não me deixar influenciar tanto na decisão, mais a nível informativo sobre o que tá rolando dentro da empresa de forma mais mastigada. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Diogo Favero Fabrile disse:

Olá 🐟🐟🐟,

Após iniciar minhas análises, percebi que não estabeleci um método sistemático para buscar informações sobre as ações que estou analisando. Devo confessar que os Relatórios de Informações (RI) das empresas contêm um mar de dados, além de serem pouco atrativos, tornando uma atividade que já não é divertida (pelo menos para mim) ainda mais tediosa. Frequentemente, acabo assistindo a vídeos no YouTube sobre as empresas em busca de informações mais simplificadas.

Vocês poderiam compartilhar como realizam essa pesquisa? Por onde começam a buscar informações e como se aprofundam nelas? Utilizam canais do YouTube que apresentam informações reais sobre as empresas, sem incluir propaganda?

Além disso, seria possível recomendar canais com informações confiáveis e úteis, além dos RI das empresas ou sites como Investidor 10 e Investidor Sardinha?

Agradeço desde já pela ajuda.

Fala Diogo bom dia cara, mano eu estava nesse mesmo problema que você, ainda ontem pedi dicas parecidas com isso. Depois que fui aconselhado de uma ótima forma eu sentei pra ler o R.I de uma empresa que a muito tempo eu queria analisar, e cara, sinceramente eu extrai muito mais do que eu imaginava, realmente o R.I é muito complexo no primeiro momemento, porém quando tive mais “paciência” kkk consegui extrai dele as informações que eu precisava para o preenchimento das perguntas do fisher. E assim, eu também uso muito sites e ferramentas de ajuda pra minha análise, mas ontem vi informações no R.I Que eu nunca encontrei fora dele, como por exemplo pesquisa e inovações da empresa, valores investidos nisso, perfil e motivo das dívidas, visão de longo prazo em relação aos lucros e métodos para amplia-los….. O conselho que eu te daria é analisar sim pelas ferramentas de apoio, mas não descartar o R.I pois acredito que lá que tá o segredo, então aproveite pra analisar ele quando tiver mais tempo, olhadas rápidas geralmente não explicam muito dele, tem que garimpar bastante

Editado por Vinicius Costa De Abreu
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Diogo Favero Fabrile disse:

Olá 🐟🐟🐟,

Após iniciar minhas análises, percebi que não estabeleci um método sistemático para buscar informações sobre as ações que estou analisando. Devo confessar que os Relatórios de Informações (RI) das empresas contêm um mar de dados, além de serem pouco atrativos, tornando uma atividade que já não é divertida (pelo menos para mim) ainda mais tediosa. Frequentemente, acabo assistindo a vídeos no YouTube sobre as empresas em busca de informações mais simplificadas.

Vocês poderiam compartilhar como realizam essa pesquisa? Por onde começam a buscar informações e como se aprofundam nelas? Utilizam canais do YouTube que apresentam informações reais sobre as empresas, sem incluir propaganda?

Além disso, seria possível recomendar canais com informações confiáveis e úteis, além dos RI das empresas ou sites como Investidor 10 e Investidor Sardinha?

Agradeço desde já pela ajuda.

Bom dia, Diogo!

Contribuindo aqui com uns centavinhos para sua dúvida.

 

O primeiro passo seria frisar os pontos que se tornam eliminatórios de empresas para uma análise dentro de um setor. Por exemplo, o tag along como aprendemos no cvrso bem como você pode estabelecer outros critérios que podem variar de investidor para investidor. Controle estatal é também um exemplo.

Para essa análise inicial, sites como os citados do investidor10, fundamentus, o próprio site do investidor sardinha, etc, são legais. Essa análise inicial já dá uma enxugada boa no que você vai focar.

Ir colocando esses dados em uma planilha podem te ajudar na visualização.

 

Porém isso nos leva a outros dois pontos que devem ser muito bem observados:

- estes sites que mencionamos eventualmente podem ter algum delay de informações que não esteja 100% atualizadas ou até mesmo com alguma falha. Não é algo comum de se acontecer mas existe. Um exemplo disso é o banco do Brasil. No site investidor10 ele apresenta um prejuízo em 2013. Mas se olhar no RI da empresa que é a fonte direta das informações dela, o banco na verdade não teve prejuízo;

- canais no YouTube podem ser legais mas é importante se ater que qualquer canal e pessoa dando opinião está enviesada de alguma forma seja por opiniões políticas, por estratégias que seguem e isso pode inclusive afetar a forma como a pessoa apresenta e interpreta os dados. Então é preciso ter cuidado.

 

Apesar de ser chato para muitos, o RI da empresa ainda é a melhor forma de pesquisa. É necessário sim garimpar as informações, se acostumar com a leitura e aos poucos ir pegando a prática. O RI é a forma mais segura de se consultar dados de uma empresa pois é a informação direto da fonte.

Como mencionado pelo @Vinicius Costa De Abreu, recentemente teve um tópico sobre um tema parecido.

Deixo o tópico abaixo como sugestão de leitura pois acredito que vá agregar para você fazer suas análises também.

E se tiver mais dúvidas ou pontos a comentar, manda aí pra gente!

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Agradeço pelas respostas!

De fato, não tenho duvida que o RI seria a melhor fonte de informações porem cada setor exige algum conhecimento especifico para poder não somente extrair as informações dos dados que são apresentados mas também fazer uma leitura correta dos mesmo .

Um dia desses vi uma analise bem completa do setor de saneamento que me fez questionar o quanto eu conseguiria tirar de conclusões somente lendo o RI da empresa sendo que não tenho nenhum conhecimento sobre o setor.  Tenho certeza que minhas conclusões seriam muito superficiais e não suficientes para uma analise de respeito.  

De qualquer forma seguimos na luta para fazer aportes inteligentes.

Muito obrigado novamente pelas respostas!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...