Jump to content
  • 0

Analise de Empresa Santander (método Fisher)


Pergunta

 

Método Fisher Santander

o Santander eu considero uma empresa interessante que passa por um momento difícil, então resolvi fazer uma analise dele. Espero que possa ajudar quem estuda a empresa. Se possível opinem o que acharam para que possa melhorar ainda mais!

 

1 - A companhia possui produtos e serviços com potencial de crescimento de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos? 

R: Sim, por estar no setor bancário o Santander possui diversos tipos de serviços que viabilizam o lucro. Dentre eles estão: Créditos e financiamentos; Investimentos e previdência; Seguros; Pacotes financeiros padronizados; Consórcio; Pagamentos e recebimentos; Investimentos; Tarifas e pacotes de serviços Pessoa Jurídica; Máquina de cartão Getnet; Financeira; Capitalização.

 

2 - A administração está determinada a continuar a desenvolver produtos ou processos que aumentariam ainda mais o potencial do total de vendas caso o potencial de crescimento das linhas de produção mais atraentes no momento já tenha sido explorado exaustivamente?

R: Sim, no YoY (year over year) de 2022/2023 o banco focou muito no aumento de captação de clientes visando a rentabilização. Captou com estratégia saudável através dos produtos oferecidos como a folha de pagamento, Santander Select, Investimentos e cartões e fidelidade.

O Santander tem caminhado junto também a tecnologia, aprimorando seus canais digitais uma vez que o relacionamento com o cliente se da principalmente pelo digital. No YoY ele supera a porcentagem de acessos e vendas no digital em mais de 2 dígitos. Além de já utilizar transações com o DREX, o banco ve futuro na produtividade utilizando a IA generativa e reduzindo significativamente o tempo de atendimento nos canais remotos

O banco também adquiriu a Toro investimentos, no intuito de buscar sinergias com seu modelo de negócio, que tem dentre os produtos os investimentos no próprio banco.

 

 

3 - Quais são os efetivos esforços da empresa em P&D em relação ao seu porte?

R: Dados os resultados em números significativos de diferença de um ano para outro em aplicações tecnológicas e alternativas de captação e rentabilização saudável o banco tem visto futuro nesses métodos e não tem economizado recursos para evolução nessa parte.

 

4 - A empresa tem uma organização em vendas acima da média?

R: A empresa tem um marketing muito bem feito, através dos canais de mídia assim como a maioria dos bancos que utilizam dessa estratégia.

Porem em relação a opiniões o banco traz um cenário REGULAR em relação as reclamações, com um percentual de resolução de 68%, e  nível de aceitação para novos negócios de 56%

 

5 - A empresa possui uma margem de lucro considerável? 

R: Bom os resultados dos últimos 5 anos do Santander são:

2019 – 16,6 bi (Marg. Liq 23%)

2020 – 13,4 bi (Marg. Liq 21%) - Pandemia

2021 – 15,5 bi (Marg. Liq 20%)

2022 – 14,3 bi (Marg Liq 12%)

2023 – 9,4 bi (MArg Liq 7%)

 

A empresa infelizmente vem numa queda terrível pós pandemia e problemas com as Lojas Americanas. Além de ter problemas com inadimplências que tenta controlar desde o período também 

Deixo aqui a ressalva de que ao menos a receita tem crescido.

 

6 - O que a empresa faz para melhorar ou manter as margens de lucro? 

R: A empresa aposta na expansão de negócios que se mostrou crescente no YoY como nos produtos de:

Agronegócio – Onde em 2023 a carteira de credito superou o esperado e subiu 42% no ano

Consignado – que o banco conseguiu uma melhora de 13% na relação com 2022

Financiamento ao consumo – Onde eles investiram na plataforma digital, para que fosse mais intuitiva para esse tipo de serviço, focando também nas resoluções do pós venda, e o banco segue líder no seguimento de financiamentos a veículos com Market Share de 21% na carteira

Empresas – O banco segue com a Ambição de ser o primeiro na escolha das empresas e teve o aumento de receita totais de pessoa jurídica de 43% nos últimos dois anos, possuindo hoje uma carteira de 317 bilhões para empresas, 11% maior que 2022.

 

7- A empresa possui boas relações trabalhistas com seu quadro pessoal

R: em pesquisa vi que o banco detém uma nota de 3.9/5 e possui 75% de recomendação para possíveis novos colaboradores.

Dentre os prós do banco, esta a cultura empresarial que parece ser excelente, e a remuneração satisfatória, porem a maioria dos contras são as metas exigidas e pouca comunicação entre a equipe.

 

8- A empresa possui boas relações com seus executivos?

R: Pelo que Vi o alto escalão da diretoria do banco São pessoas de carreira, que já estavam atrelados a atividades no banco muito antes de assumires os cargos que possuem. Não observei trocas de membros consecutivas.

 

9- A empresa vai afundo na sua administração?
 

Difícil de responder 

 

10- A empresa tem uma boa análise de gastos e controle de custos?

R: Pela analise do RI observei que a empresa tem noção dos custos e despesas apesar de aumentarem em comparação 2022/2023. Porem com o aumento das despesas houve também o aumento da eficiência. Outro problema que o banco vem enfrentando é a inadimplência devido aos juros altos, porem a qualidade de credito tem melhorado, com o índice de inadimplência de 15 e 90 dias diminuindo no ano corrente. Além disso a carteira de credito fechou o ano de 2023 com 71,6% de concentração em clientes A+.

O banco passa por dificuldades e vem tentando contornar se policiando melhor na concessão de credito e recuperação da inadimplência.

 

 11 - Existem outros aspectos do negócio, peculiares ao seu segmento de atuação que irão fornecer, ao investidor, pistas importantes sobre como a empresa pode se sobressair com relação a seus concorrentes?


R: Bom não tão diferente de outros grandes bancos, mas talvez feito de forma mais eficiente, o Santander investe muito na Simplificação da experiência do cliente através do digital, utilizando o que eles chamam de Hiper personalização para ofertas mais customizadas que conta com 5 mil micros seguimentos, ou seja, eles investem forte na experiência do cliente através do digital. Eles inclusive ganharam o prêmio DownDetector em 2023 que mede a estabilidade, disponibilidade e performance digital.

 

12 - A empresa possui uma estratégia de curto ou longo prazo em relação aos lucros e resultados?

R: Longo Prazo. Atualmente o Santander está com um discurso solido de retomada de lucros, o que leva tempo, e já vem apresentando boas reações. Também no R.I eles estabelecem metas que vem sendo cumpridas aos poucos como por exemplo a proposta de ser a primeira escolha para empresas de pequeno e grande porte, que apesar de ter aumentado o percentual de aceitação é uma meta que está se desenhando para o longo prazo. O aumento das carteiras (de financiamento, credito, agro...) e a redução do PDD (Provisão para devedores duvidosos), também são metas buscadas pelo banco, que ao meu ver vão ser levadas para o longo prazo

 

13 - No futuro é provável que o crescimento da empresa necessitará da emissão de mais ações para financiar seu negócio, de maneira que o grande número de ações irá anular o benefício dos acionistas que se anteciparam a esse crescimento?

R: O banco não dá indícios de que no futuro precisará tomar essa atitude (por favor me corrijam se eu estiver errado kk), e os controladores majoritários possuem 90% do negócio, e outros 9,2% são free float já no mercado.

 

14 - A empresa fala abertamente a seus acionistas, mas se "fecha" em relações conturbadas e decepções?

R: O banco fala abertamente com o mercado e acionista, a respeito de todos os acontecimentos e movimentações, inclusive em oscilações atípicas. Ele dá parecer ao publico

 

15. A empresa conta com uma administração de integridade inquestionável?

R: Em pesquisa não encontrei nada pejorativo em relação a administração

Editado por Vinicius Costa De Abreu
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Vinicius Costa De Abreu disse:

 

Método Fisher Santander

o Santander eu considero uma empresa interessante que passa por um momento difícil, então resolvi fazer uma analise dele. Espero que possa ajudar quem estuda a empresa. Se possível opinem o que acharam para que possa melhorar ainda mais!

 

1 - A companhia possui produtos e serviços com potencial de crescimento de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos? 

R: Sim, por estar no setor bancário o Santander possui diversos tipos de serviços que viabilizam o lucro. Dentre eles estão: Créditos e financiamentos; Investimentos e previdência; Seguros; Pacotes financeiros padronizados; Consórcio; Pagamentos e recebimentos; Investimentos; Tarifas e pacotes de serviços Pessoa Jurídica; Máquina de cartão Getnet; Financeira; Capitalização.

 

2 - A administração está determinada a continuar a desenvolver produtos ou processos que aumentariam ainda mais o potencial do total de vendas caso o potencial de crescimento das linhas de produção mais atraentes no momento já tenha sido explorado exaustivamente?

R: Sim, no YoY (year over year) de 2022/2023 o banco focou muito no aumento de captação de clientes visando a rentabilização. Captou com estratégia saudável através dos produtos oferecidos como a folha de pagamento, Santander Select, Investimentos e cartões e fidelidade.

O Santander tem caminhado junto também a tecnologia, aprimorando seus canais digitais uma vez que o relacionamento com o cliente se da principalmente pelo digital. No YoY ele supera a porcentagem de acessos e vendas no digital em mais de 2 dígitos. Além de já utilizar transações com o DREX, o banco ve futuro na produtividade utilizando a IA generativa e reduzindo significativamente o tempo de atendimento nos canais remotos

O banco também adquiriu a Toro investimentos, no intuito de buscar sinergias com seu modelo de negócio, que tem dentre os produtos os investimentos no próprio banco.

 

 

3 - Quais são os efetivos esforços da empresa em P&D em relação ao seu porte?

R: Dados os resultados em números significativos de diferença de um ano para outro em aplicações tecnológicas e alternativas de captação e rentabilização saudável o banco tem visto futuro nesses métodos e não tem economizado recursos para evolução nessa parte.

 

4 - A empresa tem uma organização em vendas acima da média?

R: A empresa tem um marketing muito bem feito, através dos canais de mídia assim como a maioria dos bancos que utilizam dessa estratégia.

Porem em relação a opiniões o banco traz um cenário REGULAR em relação as reclamações, com um percentual de resolução de 68%, e  nível de aceitação para novos negócios de 56%

 

5 - A empresa possui uma margem de lucro considerável? 

R: Bom os resultados dos últimos 5 anos do Santander são:

2019 – 16,6 bi (Marg. Liq 23%)

2020 – 13,4 bi (Marg. Liq 21%) - Pandemia

2021 – 15,5 bi (Marg. Liq 20%)

2022 – 14,3 bi (Marg Liq 12%)

2023 – 9,4 bi (MArg Liq 7%)

 

A empresa infelizmente vem numa queda terrível pós pandemia e problemas com as Lojas Americanas. Além de ter problemas com inadimplências que tenta controlar desde o período também 

Deixo aqui a ressalva de que ao menos a receita tem crescido.

 

6 - O que a empresa faz para melhorar ou manter as margens de lucro? 

R: A empresa aposta na expansão de negócios que se mostrou crescente no YoY como nos produtos de:

Agronegócio – Onde em 2023 a carteira de credito superou o esperado e subiu 42% no ano

Consignado – que o banco conseguiu uma melhora de 13% na relação com 2022

Financiamento ao consumo – Onde eles investiram na plataforma digital, para que fosse mais intuitiva para esse tipo de serviço, focando também nas resoluções do pós venda, e o banco segue líder no seguimento de financiamentos a veículos com Market Share de 21% na carteira

Empresas – O banco segue com a Ambição de ser o primeiro na escolha das empresas e teve o aumento de receita totais de pessoa jurídica de 43% nos últimos dois anos, possuindo hoje uma carteira de 317 bilhões para empresas, 11% maior que 2022.

 

7- A empresa possui boas relações trabalhistas com seu quadro pessoal

R: em pesquisa vi que o banco detém uma nota de 3.9/5 e possui 75% de recomendação para possíveis novos colaboradores.

Dentre os prós do banco, esta a cultura empresarial que parece ser excelente, e a remuneração satisfatória, porem a maioria dos contras são as metas exigidas e pouca comunicação entre a equipe.

 

8- A empresa possui boas relações com seus executivos?

R: Pelo que Vi o alto escalão da diretoria do banco São pessoas de carreira, que já estavam atrelados a atividades no banco muito antes de assumires os cargos que possuem. Não observei trocas de membros consecutivas.

 

9- A empresa vai afundo na sua administração?
 

Difícil de responder 

 

10- A empresa tem uma boa análise de gastos e controle de custos?

R: Pela analise do RI observei que a empresa tem noção dos custos e despesas apesar de aumentarem em comparação 2022/2023. Porem com o aumento das despesas houve também o aumento da eficiência. Outro problema que o banco vem enfrentando é a inadimplência devido aos juros altos, porem a qualidade de credito tem melhorado, com o índice de inadimplência de 15 e 90 dias diminuindo no ano corrente. Além disso a carteira de credito fechou o ano de 2023 com 71,6% de concentração em clientes A+.

O banco passa por dificuldades e vem tentando contornar se policiando melhor na concessão de credito e recuperação da inadimplência.

 

 11 - Existem outros aspectos do negócio, peculiares ao seu segmento de atuação que irão fornecer, ao investidor, pistas importantes sobre como a empresa pode se sobressair com relação a seus concorrentes?


R: Bom não tão diferente de outros grandes bancos, mas talvez feito de forma mais eficiente, o Santander investe muito na Simplificação da experiência do cliente através do digital, utilizando o que eles chamam de Hiper personalização para ofertas mais customizadas que conta com 5 mil micros seguimentos, ou seja, eles investem forte na experiência do cliente através do digital. Eles inclusive ganharam o prêmio DownDetector em 2023 que mede a estabilidade, disponibilidade e performance digital.

 

12 - A empresa possui uma estratégia de curto ou longo prazo em relação aos lucros e resultados?

R: Longo Prazo. Atualmente o Santander está com um discurso solido de retomada de lucros, o que leva tempo, e já vem apresentando boas reações. Também no R.I eles estabelecem metas que vem sendo cumpridas aos poucos como por exemplo a proposta de ser a primeira escolha para empresas de pequeno e grande porte, que apesar de ter aumentado o percentual de aceitação é uma meta que está se desenhando para o longo prazo. O aumento das carteiras (de financiamento, credito, agro...) e a redução do PDD (Provisão para devedores duvidosos), também são metas buscadas pelo banco, que ao meu ver vão ser levadas para o longo prazo

 

13 - No futuro é provável que o crescimento da empresa necessitará da emissão de mais ações para financiar seu negócio, de maneira que o grande número de ações irá anular o benefício dos acionistas que se anteciparam a esse crescimento?

R: O banco não dá indícios de que no futuro precisará tomar essa atitude (por favor me corrijam se eu estiver errado kk), e os controladores majoritários possuem 90% do negócio, e outros 9,2% são free float já no mercado.

 

14 - A empresa fala abertamente a seus acionistas, mas se "fecha" em relações conturbadas e decepções?

R: O banco fala abertamente com o mercado e acionista, a respeito de todos os acontecimentos e movimentações, inclusive em oscilações atípicas. Ele dá parecer ao publico

 

15. A empresa conta com uma administração de integridade inquestionável?

R: Em pesquisa não encontrei nada pejorativo em relação a administração

Adoro Santander!

Um dos meus bancões favoritos  🙈

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...