Jump to content

O sistema quer que você sonegue


Recommended Posts

Olá pessoal, As vezes fico pensando nos absurdos da vida e sou muito grata pela internet por ter aberto meus olhos para algumas coisas. Acho um absurdo ENORME não aprendermos sobre declaração de imposto de renda quando se está na escola. Eu lembro que tive aula de como preencher aquele canhoto de talão de cheque no fundamental, mas nunca nem ouvi falar em IR. Vim descobrir isso já maior de idade. Fala sério! Um dos motivos pelos quais eu sempre evitei de investir na bolsa foi justamente o medo de fazer errada a declaração e ter dor de cabeça com a Receita Federal. Se tem uma coisa que funciona bem é o leão kkkkkk. Isso inclusive chamou minha atenção quando vi a UVP pela primeira vez e certamente foi um dos motivos principais por ter optado por me inscrever. Bom, tudo isso pra dizer que já estou ansiosa pra semana do módulo 7 kkk
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Sim, concordo muito. Eu cada vez que estudo, fico muito encantada e chocada como que isso faz muita diferença na nossa vida, saber esses detalhes que nos são cobrados, mas não ensinados. Hoje ainda comentei com minha mãe que eu estava estudando pra investir na bolsa, a mesma já falou que era coisa de gente rica e que isso era muito perigoso. Concordo que se tu não estudares pode ser arriscado, eu até tento explicar, mas as questões culturais do nosso país ainda é muito forte.
Link para compartilhar
Share on other sites

Realmente um absurdo. Não aprendemos nem sobre finanças pessoais! Coisa básica do dia a dia. Eu também demorei para investir na bolsa por medo da declaração do imposto. Faço minha própria declaração e achava que se tornaria muito complexo, mas fui pesquisando e vi que não era o bicho. Achei ótimo o curso ter um módulo para isso.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também nunca tive nada referente a IR no colégio, só pediram pra pegar uma folha de cheque dos pais pra aprender, anos 80. Até hoje sou perdido com IR, nunca aprendi direito, nem me atrevo, pago uma grana de contador. Quem sabe não mudo isso. Agora, a confusão que a Receita faz pra preencher ações/ETF`s/BDR`s, etc faz muita gente desanimar de investir em renda variável, mesmo que não tenha tido DARF mensal a pagar, já vi algumas vezes isso.
Link para compartilhar
Share on other sites

Pois é... Os impostos no Brasil, além de serem altíssimos, que incidem uns sobre os outros, parece que a objetividade dos impostos fica relegada a segundo plano. O que vemos são regras confusas, pouco claras e que parecem que foram boladas de forma que sempre haja algo que vai estar errado. O objetivo principal deveria ser uma forma de sustentar a máquina administrativa, sendo justo e adequado. Na prática, uma máquina de tirar dinheiro de quem produz para sustentar um estado ineficiente e muita roubalheira. Triste isso. Se você quiser fazer tudo certinho, em vez de focar no seu trabalho, tem que focar em descobrir subterfúgios para que seu sócio leão não te leve à falência. Soma isso com zero educação financeira dada nas escolas e chegamos onde estamos....
Link para compartilhar
Share on other sites

Isso me fez lembrar as aulas de matemática na escola no ensino fundamental e médio. Minhas professoras eram excelentes na sua didática para ensinar as operações, mas sempre faltava a aplicação real. O que me leva a crer que normalmente aprendemos sem saber para que realmente servem aqueles conhecimentos todos. Sendo que na vida real usamos poucas coisas, porém repetidas vezes.
Talvez seja por isso que faça sentido a tal frase: "Na prática a teoria é outra".
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 months later...
×
×
  • Criar novo...