Jump to content

Alteracao na regra de calculo de aporto na carteira AUVP


Recommended Posts

Recentemente estou tendo problemas na funcionalidade de Novo Aporte da carteira.

Caso: indiquei um novo aporte de 3000 reais e o sistema me recomendou gastar apenas 2300, fui descobrir o porque e vi que ele nao esta mais sugerindo aportar em ativos que estao com notas negativas.

Minha opiniao eh que deveria ser configuravel se ele vai considerar ativos negativos ou nao, e caso nao considere ele deveria calcular o valor do aporte com base nos ativos disponiveis para o calculo, nao faz o menor sentido eu querer aportar um valor e ele nao me sugerir ativos suficiente que cubram esse valor de aporte.

 

Oq vcs acham?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Jeanluca Fernandes Pereira disse:

Recentemente estou tendo problemas na funcionalidade de Novo Aporte da carteira.

Caso: indiquei um novo aporte de 3000 reais e o sistema me recomendou gastar apenas 2300, fui descobrir o porque e vi que ele nao esta mais sugerindo aportar em ativos que estao com notas negativas.

Minha opiniao eh que deveria ser configuravel se ele vai considerar ativos negativos ou nao, e caso nao considere ele deveria calcular o valor do aporte com base nos ativos disponiveis para o calculo, nao faz o menor sentido eu querer aportar um valor e ele nao me sugerir ativos suficiente que cubram esse valor de aporte.

 

Oq vcs acham?

Bom dia, Jeanluca!

Quando o diagrama faz uma sugestão de aporte que não contempla o valor total que você inseriu temos alguns pontos:

Primeiro que a sugestão das quantidades de a serem aportadas visam um equilíbrio da carteira com base nas metas estabelecidas. Ou seja, vamos imaginar um cenário onde, por exemplo, sua meta para ações nacionais é de 30% da carteira. O diagrama não faz a sugestão a fins de que o aporte nessa categoria supere a meta.

Segundo e até como complemento ao anterior, as sugestões são feitas como base no preço do ativo sem que ele faça a sugestão de comprar frações até porque essa opção não existe salvo mercado americano. Logo, não teremos uma sugestão de se aportar R$10 em um ativo que custe R$20.

E por fim, realmente é uma função pré estabelecida do diagrama não sugerir aportes em ativos com nota negativa.

 

E isso traz a uma dúvida. Por que você consideraria ainda aportar em uma rico com nota negativa? (Pergunto a título de curiosidade mesmo sobre seu ponto de vista).

 

Por fim, se for o caso você pode fazer essa sugestão de parametrização como colocou criando um tópico na categoria "sugestões e reclamações" que os DEVs avaliam.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

30 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

E isso traz a uma dúvida. Por que você consideraria ainda aportar em uma rico com nota negativa? (Pergunto a título de curiosidade mesmo sobre seu ponto de vista).

nao investiria, mas acho q isso deveria ser opcional para a pessoa, pois se ela colocou o ativo na carteira foi por algum motivo, erro talves.

 

O ponto eh, eu coloquei o valor de aporte e o sistema me recomenda gastar menos, oq vou fazer com o resto do dinheiro gastar em pinga? falei com o suporte ele falou pra eu dividir o valor restante entre os ativos, q vai ficar errado tambem.

 

e sim eh uma sugestao, postei aqui primeiro que quero refletir com a opiniao do pessoal

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

43 minutes ago, Jeanluca Fernandes Pereira disse:

nao investiria, mas acho q isso deveria ser opcional para a pessoa, pois se ela colocou o ativo na carteira foi por algum motivo, erro talves.

 

O ponto eh, eu coloquei o valor de aporte e o sistema me recomenda gastar menos, oq vou fazer com o resto do dinheiro gastar em pinga? falei com o suporte ele falou pra eu dividir o valor restante entre os ativos, q vai ficar errado tambem.

 

e sim eh uma sugestao, postei aqui primeiro que quero refletir com a opiniao do pessoal

Eu entendo que se a pessoa coloca um ativo na carteira é porque ela tem ciência daquela inserção e se é passado por uma análise para pontuar a mesma. Falando especificamente de a pessoa adicionado por engano, não vejo muito como a pessoa faria isso.

Se ela colocou e a pontuação deu negativa, é um fator racional que o diagrama possui. Logo, a pontuação negativa indica que a empresa não está boa suficiente dentro dos critérios de risco do investidor e logo o aporte não seria ideal naquele momento. Talvez futuramente caso a empresa restabeleça seus fundamentos.

 

No caso de valor de sobra, normalmente se tem duas alternativas:

- some este valor com seus rendimentos do mês e faça um segundo aporte;

- some este valor ao aporte do mês seguinte.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 15/03/2024 at 20:03, Guilherme Frederico Lanes Junior disse:

Boa noite Turma!

Gostaria da ajuda de vcs pra definir o melhor caminho para meus investimentos.

Em 2008 comprei meu primeiro imóvel por 195k com meu FGTS quitando em 5 anos, afim de melhorar meus rendimentos com alugueis na aposentadoria. 

Hoje fiz uma pesquisa de mercado em três imobiliárias para definir o preço do imóvel. A média de valor ficou em 850k, esse valor seria para venda imediata, porém o valor ficaria em 1.000k para espera de um comprador. O imóvel está alugado por 3k. Está rendendo 4,3% ao ano. 

Devo vender pelo valor de mercado 850k e melhorar o rendimento mensal ou colocar pelo valor de 1.000k e esperar a venda ocorrer? 

Tenho 54 anos e ainda pretendo trabalhar por mais 10 anos. Estou conhecendo o mercado agora, sou da turma 29. Estou capitalizando recursos para fazer minha reserva de emergência. Tenho dois carros sendo um de 32k (Sportagem 2009) quitado e outro financiado que resta 9x 1750,00 de valor final 65k (Jetta 2015) que coloquei a venda. E por último, moro em outro imóvel bem maior e confortável tb financiado com taxa de 4,9 + IPCA de valor atual de 1.200k que planejo quitar daqui uns 7 anos, (esse resta 640k e prestação de 4,5k e já paguei 4anos). Obrigado pela atenção de todos. Abçs!!! 

 

On 21/03/2024 at 09:54, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Guilherme Frederico Lanes Junior. O valor que voce esta recebendo de aluguel mensal é de 0,35% considerando o valor de R$850 mil e sem considerar IR. Na minha opinião é um valor baixo, comparado com a media que gira em torno de 0,5%

Este montante investido em fundos imobiliarios que irão manter a sua exposição no setor imobiliario, poderia gerar em torno de 0,8%am isento de IR, alem de uma liquidez maior

Contudo, caso decida realizar a venda do imovel, não considerou a quitação do seu financiamento? Se o seu financiamento esta indexado ao IPCA ele pode se tornar uma bomba futuramente. Alem disso, ao quitar o imovel alem da tranquilidade de eliminar essa divida, te proporcionara mais recursos para voce investir mensalmente

Alem de tudo isso, o ideal tambem seria avaliar o imposto a ser pago na venda do imovel.

 

On 25/03/2024 at 09:15, Saniel Barros Alves disse:

Atualmente está em 3600 liquído. 

 

1 hora atrás, Jeanluca Fernandes Pereira disse:

Recentemente estou tendo problemas na funcionalidade de Novo Aporte da carteira.

Caso: indiquei um novo aporte de 3000 reais e o sistema me recomendou gastar apenas 2300, fui descobrir o porque e vi que ele nao esta mais sugerindo aportar em ativos que estao com notas negativas.

Minha opiniao eh que deveria ser configuravel se ele vai considerar ativos negativos ou nao, e caso nao considere ele deveria calcular o valor do aporte com base nos ativos disponiveis para o calculo, nao faz o menor sentido eu querer aportar um valor e ele nao me sugerir ativos suficiente que cubram esse valor de aporte.

 

Oq vcs acham?

Boa tarde mano, li todo o tópico e tenho uma sugestão... Nesse caso ao invés de colocar o aporte como os 3k que você citou, tenta dividir o aporte, faz os 2300 que o diagrama recomenda e depois faça um novo aporte de 700 e vê no que dá

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...