Jump to content

Análise do Portfólio


Recommended Posts

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Aline Ribeiro Ávila,
As aulas sobre renda variável começaram junto com as minhas férias. Estou visitando minha minha filha e neto que moram fora e não tive ainda tempo para dedicar ao diagrama, justamente por entender que para fazer direito, vai demorar um bom tempo. Eu já dei uma olhada nos questionários sugeridos pelo Raul e entendi o "jeitão" da coisa. Já bolei algumas perguntas que vão entrar no meu questionário de avaliação e já até retirei ou alterei algumas que não faziam sentido ou que não se aplicavam a mim. Estive também pensando em formas de agilizar o trabalho de análise e uma ideia que tive é de incluir na minha planilha de controle de investimentos uma aba com os indicadores fundamentalistas das empresas que eu tenho interesse. Dessa forma, vou ter uns 2 ou 3 dias de tortura, pinçando as informações que quero de vários sites e incluindo-as num lugar só e com isso ganhar tempo na hora de cruzar esses dados com o diagrama do cerrado. Ferias terminam na 6a feira que vem e aí vamos ver na prática com isso funciona. Abraço!
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu creio que o mais importante na hora de avaliar é entender os setores, decidir os que vc vai se expor e aí comparar as empresas para achar a que mais se enquadra no seu perfil. Uma ou duas por setor. Para essa comparação acho a ideia da planilha do William muito boa. E aí decidir bem as perguntas do diagrama e filtrar. Dá muito trabalho, mas vc vai conhecer cada empresa a fundo. As perguntas de diagrama tbm são uma questão de perfil. Eu, por exemplo, coloquei três perguntas relacionadas a DY, se é progressivo, se é superior a 6,5 e se o payout é inferior a 65\%. Talvez pra muitos de vcs isso não faça sentido, mas pra mim ver o dividendo caindo e poder comprar mais ações sem aportar, me motiva demais.
Link para compartilhar
Share on other sites

Aline Ribeiro Ávila é normal acharmos que estamos lentos nas análises. O curso nos mostra um universo de informações. Precisamos absorver estas informações e utilizá-las da melhor maneira em nossos objetivos, então sim, a análise do portfólio é algo que demanda tempo e estudo. Com o tempo tenho certeza que fica mais rápido, porém uma análise bem feita, como fala o Raul, vai demandar 2 a 3 meses. Parece desanimador no primeiro momento, mas você verá que o resultado vale cada minuto investido. Como comentou Willian Franklin Morell, analise os Setores, veja quais são os que fazem mais sentido para você. Dentro do Setor faça o mesmo para selecionar as empresas. Analise estas empresas para achar aquela que melhor se enquadre na estratégia de análise que você utiliza e aí você incluirá no Diagrama para termos a divisão dos aportes entre os ativos. Vale lembrar que o Diagrama é um avaliador de riscos e não um sistema de análise que recusa empresa que esteja errada para a sua estratégia, todas as empresas passam pelas perguntas do Diagrama, e dependendo do viés das suas perguntas, esta empresa “inadequada” a sua estratégia pode ter uma pontuação alta, então é importante a análise das empresas que farão parte da carteira, e também você incluir perguntas no Diagrama que façam sentido para você. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...