Jump to content

Uma carteira de investimentos ou várias carteiras de investimentos?


Recommended Posts

Oi Sardinhas!
À medida que vamos ganhando conhecimento, a forma te pensar também muda. Eu sempre fui um cara conservador, preferindo sempre o certo ao duvidoso, até pelo desconhecimento. Com isso meus investimentos eram renda fixa e fundos imobiliários. Continuo gostando dos FIIs, agora até mais que antes por entender melhor. Gosto de ter um rendimento extra caindo na conta todos os meses, mesmo que o esteja usando para reinvestir. Certamente vou manter e expandir minha carteira de FIIs mas agora me vejo pensa ndo em ter múltiplas carteiras, com objetivos diferentes. Ter um pouco de $$ investido em ações com potencial de crescimento grande; outra carteira com ações de excelentes empresas que provavelmente vou carregar para sempre; a parte internacional que nem sei ainda por onde começar... Atualmente eu estou de férias, até o final dessa semana, mas o meu cérebro fica sempre pensando e estive maturando essa ideia nos últimos dias. Que vocês acham disso??
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Eu tenho pra mim que o mais viável seja compilar todos os investimentos em uma única carteira. Inserindo, sim, todo tipo de ativos, diversificando em mais países, mas compilar tudo para ter mais controle sobre cada posição, e a proporção que ocupa na minha carteira. Eu entendo que assim fica melhor, mas cada um tem seu jeito de fazer e controlar suas contas. Rsrs
Link para compartilhar
Share on other sites

Na Isaex dá pra criar várias carteiras e separar os tipos de investimentos. Achei bem legal. Eu estou usando a clear para FII's e ações, já que é taxa zero e porque comecei lá e não vale o incômodo trocar. Renda fixa tenho na Isaex (pouca coisa, pois criei agora) e no Banco Inter e sempre faço comparativo. Ações internacionais tenho na Avenue. Mas eu considero tudo uma única carteira. Nem tenho tanto valor pra ver necessidade de divisão, rs
Link para compartilhar
Share on other sites

Tenho a mesma ideia Camila Wasem Fredo. Ainda não tenho nenhum valor na Isaex, mas pretendo usar para investimento em renda fixa e continuo com a rico para investimento em renda variável, porque acho essa a melhor plataforma sem corretagem. Mas aqui na plataforma da UVP lanço tudo como uma carteira. E na statusinvest tbm, lá eu controlo proventos, rentabilidade e afins.
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Willian Franklin Morell, Camila Wasem Fredo e ADAUTO FREITAS DE SOUSA, obrigado pelas respostas. Eu comecei a investir no Inter e há muito pouco tempo. Mantenho tudo de RV lá por comodidade, sem taxas e mal-bem funciona, mas não era a separação física dos tipos de investimentos por corretoras e sim por metas. Por exemplo, eu tenho uma meta de viagem a cada ano e para tal eu preciso juntar X dinheiro por mes durante 1 ano e apliciar essa grana em acordo com o prazo; outra meta é ter proventos de renda passiva de FIIs e dividendos que me deem liberdade e conforto na velhice e para isso são os investimentos em FIIs, Ações boas pagadoras de dividendos e de empresas duradouras; outra meta é trocar de carro a cada 4 anos - já é outro tipo de investimento e assim, outra carteira. Além dessas 3, tem uma 4a que é destinada "às apostas". Era isso que me referia quando falei em carteira.
Link para compartilhar
Share on other sites

Também faço dessa forma Antonio Augusto Melo Vieia, mas entendo que cada pessoa tem uma maneira diferente de se organizar, uma disponibilidade diferente de tempo para cuidar dos investimentos e planos diferentes de curto, médio e longo prazo. Acho que não tem um jeito melhor e ponto William Redig, mas sim um jeito que melhor se adequa a cada um.
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite William Redig! Eu considero a minha carteira como uma só quando se trata de classes de ativos. Acredito que assim consigo ver claramente a minha estratégia de investimentos e diversificar adequadamente (renda fixa, renda variável, etc). Mas quando se trata de metas específicas, como viagem ou aquisição de algum objeto eu volto para o controle raiz: o excel... rs. De acordo com as metas e prazos estabelecidos eu controle os aportes feitos para aquele fim, até alcançar o valor determinado!
Link para compartilhar
Share on other sites

William Redig pelo seu post tenho dois entendimentos. Um seria como fazer o controle dos investimentos de maneira geral, e o outro seria o que achamos de ter investimentos com objetivos diferentes em Corretoras diferentes. De qualquer forma a questão de controle dos investimentos em uma única carteira ou em várias carteiras passa muito pelo perfil de cada um, pelo tempo disponível que temos entre outros fatores. No fundo está muito relacionado ao “conforto” que as diversas formas de controlar os investimentos gera para cada um. Uma questão importante é lembrar que Reserva de Emergência não é investimento e portanto não entra no cálculo da carteira de investimento que temos. Por exemplo, no meu caso, no Diagrama do Cerrado eu tenho lançado a minha reserva de emergência, porém para não influenciar nos cálculos do Diagrama, eu coloco valor de R$0,01 e na descrição coloco as informações como vencimento, qual rentabilidade contratada e tipo de título. Desta maneira consigo visualizar em uma única plataforma tudo que tenho, mas para outra pessoa isto não seja “confortável” de controlar. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...