Jump to content

CAPEX quem pode falar??


Recommended Posts

Pessoal, boa tarde! Eu estou mexendo no diagrama do cerrado e tem essa pergunta aqui " A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO" O que eu quero saber é; se nós podemos usar o CAPEX como um indicador para essa pesquisa.
O CAPEX, pelo que entendi ele é um indicador que mostra quanto a empresa gasta em rendimento para melhorar a receita em longo prazo.
E outra coisa, quem saberia me explicar por que as vezes ele aparece positivo e as vezes negativo? ( https://fundamentei.com/br/wege)
Vlw.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Jéssica,
Capex é a abreviação do ingles para Capital Expenditure, ou seja Gastos/Despesas com Capital. É preciso entender um pouquinho de contabilidade pra ter clareza nisso, mas vou tentar explicar de forma bem simplificada e resumida.
Capex é um investimento, ou seja, é a compra de um ativo, de um bem. Isso pode ser um predio novo, um carro, um computador, máquinário, ou pode ser conhecimento (propriedade intelectual), novas tecnologias, etc. É tudo aquilo que a empresa pagou e é dela, ela poderia vender aquilo. É diferente de Opex que são despesas operacionais, a empresa não é a dona daquilo, ela usa e acaba. Exemplo, conta de luz, conta de água, materia prima, etc. Essas coisas são consumiveis, e a empresa não pode vender isso de volta, cosumiu, acabou.
Respondendo suas duas perguntas: 1 - Usar somente o indicador de Capex pra saber se a empresa investe em P&D (pesquisa e desenvolvimento) não é possivel, é necessario qualificar esse Capex, pois como falei antes o Capex pode ser um imóvel, por exemplo. A empresa pode comprar um prédio antigo, velho, todo detonado, e ainda assim isso vai aparecer como um Capex. Ou seja ela não investiu em nada de inovação, apesar de ter tido um Capex naquele periodo.
2 - O Capex é um investimento, então esse valor NUNCA será negativo. Talvez o que vc esteja olhando como negativo é o fluxo de caixa para a compra desse Capex, nesse caso sim terá um lançamento negativo no caixa, representado a saída de dinheiro pra comprar esse Bem. Mas isso tem, obrigatoriamente, uma contrapartida positiva nos ativos da empresa, que representa a aquisição do bem.
Recomendo vc buscar material de estudo sobre DRE, Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa, entender esses 3 demonstrativos é fundamental pra entender o Capex e o Opex.
Dá uma olhadinha nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EkNJ8v6T6bQ

Espero ter ajudado. Boa sorte!

Link para compartilhar
Share on other sites

Vitor Menezes obrigado pela resposta! Explicação clara.
Jéssica Mendes também tenho esta mesma dúvida. Pelo que entendi nas leituras até o momento poucas empresas divulgam valores investidos em Pesquisa e Desenvolvimento. No caso de divulgação, a qualidade da informação está muito relacionada ao nível de governança da empresa. Uma informação que pode ser útil é consultar se a empresa que estamos analisando está registrando patentes.
Link para compartilhar
Share on other sites

Geralmente empresas que fazem esse tipo de investimento tem o interesse de divulgar esse dado já que investir em inovação é um grande diferencial. Esse tipo de informação costuma estar nos relatórios de resultados trimestrais e/ou anuais da empresas. Esses relatórios estão disponíveis no portal de RI, é sempre bom dar uma lida.
A leitura e interpretação do relatório nem sempre é tão direta com os números em si (1 pra 1), mas costuma dar visão da empresa para o futuro e os investimento que ela alega estar fazendo pra chegar lá, normalmente os números não tem a abertura nesse nível de detalhe até por uma questão estratégica da empresa, mas combinando a informação de que a empresa tem feito investimentos junto com o relatório é possível ter uma ideia se a empresa investe para não ser obsoleta no futuro.
É muito comum ver nesses relatórios a empresa falando do projeto X, projeto Y, expansão da planta, implementação de novos sistemas, consultorias, etc. Nem sempre ela vai mostrar quanto custou cada uma dessas coisas.
Link para compartilhar
Share on other sites

Marcelo Ramos Amaral e Vitor Menezes, concordo com vocês, a weg fala em seus relatórios se está investindo em pesquisa e desenvolvimento.
Essa dica da patente achei super interessante não tinha pensado nisso..
Agora sou uma viciada em ficar analisando empresas, esse curso é muito top, o que estou aprendo com o Raul e com as pessoas aqui, não tem preço.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 months later...
×
×
  • Criar novo...