Bruna Alves Laureth Postado 6 de Outubro de 2021 Postado 6 de Outubro de 2021 Pessoa, tudo bem? Sou PJ e o negócio é recente, por isso quero começar a separar um valor da empresa como capital de giro e outro reserva de emergência. Quais seriam os lugares e opções para essa "reserva emergencial empresarial"?
Vitor Menezes Postado 6 de Outubro de 2021 Postado 6 de Outubro de 2021 Oi Bruna, É difícil indicar um produto especifico, mas acho importante vc buscar por características que façam sentido para esse dinheiro, por exemplo, se é um dinheiro pra emergências então vc precisa ter acesso imediato a ele já que vc nunca sabe quando uma emergência pode acontecer, então liquidez é uma característica importantíssima. Outro ponto, vc vai deixar esse dinheiro "parado" então é bom que ele esteja rendendo acima da inflação, senão vc perde o poder de compra dessa reserva. Talvez essa seja a característica mais difícil de conseguir sem precisar "travar" esse dinheiro. Esse dinheiro vc não pode arriscar, ele não pode ter oscilações em curto/ médio prazo, então vc não deveria buscar por renda variável. Alguma outra característica que vc considere importante? Tendo essas questões em mente vc vai conseguir procurar mais facilmente e objetivamente o melhor destino pra esse dinheiro
Willian Franklin Morell Postado 6 de Outubro de 2021 Postado 6 de Outubro de 2021 Talvez o melhor investimento para sua empresa seja o tesouro Selic ou algum CDB com liquidez Diária.
Camila Wasem Fredo Postado 6 de Outubro de 2021 Postado 6 de Outubro de 2021 Para reserva emergencial você deve buscar investimentos que estejam disponíveis imediatamente. Tem alguns bancos onde o dinheiro parado fica rendendo acima do CDI. Outra opção é o tesouro. Nas aulas o Raul coloca até mesmo a poupança como reserva de emergência, pois nesse caso o objetivo maior é ter o dinheiro imediatamente e não necessariamente rendendo bem.
Bárbara Colar Pereira Postado 7 de Outubro de 2021 Postado 7 de Outubro de 2021 Concordo com o que a Camila Wasem Fredo comentou. Como o dinheiro é para emergência, ele literalmente precisa estar acessível a qualquer momento. Reserva de emergência não é pra ser rentável. Precisa suprir uma emergência. Manter em uma poupança é uma boa opção. Mesmo que perca para inflação, com o tempo você vai alimentando essa poupança para manter o poder de compra. Rentabilidade são para outros objetivos!
Antonio Augusto Melo Vieia Postado 7 de Outubro de 2021 Postado 7 de Outubro de 2021 Cria a conta PJ, coloca em um CDB de Liquidez Diária, deixa na própria conta mesmo ou cria uma conta em bancos digitais que rende o CDI, eu até acho melhor a do CDI, porque as contas são gratuitas, não tem taxa de manutenção, entre outras despesas que uma conta em um Bancão tem
Flavio Prado Postado 8 de Outubro de 2021 Postado 8 de Outubro de 2021 Bruna Alves Laureth além das sugestões dadas, você também precisa analisar se estes investimentos serão feitos no CNPJ ou no seu CPF. O ideal é você conversar com seu Contador para saber as implicações de investimentos por meio do CNPJ. Com relação ao Tesouro Direto, que o ideal seja o Tesouro Selic que tem liquidação diária, você somente pode aplicar pelo CPF. Somente no mercado secundário um CNPJ consegue investir em Tesouro Direto, e isto se dá pela mesa de operações da Corretora. Se a sua ideia é que o CNPJ faça o investimento, me parece que abrir uma conta digital para o CNPJ e que remunere pelo menos 100\% do CDI seja a opção mais descomplicada. Como você tem o dinheiro do capital de giro e o dinheiro da reserva de emergência, o melhor seria que estes valores estejam separados para um melhor controle dos saldos, o que poderia ser feito em duas contas bancárias distintas (banco digital e/ou bancão). Espero ter ajudado.
Recommended Posts