Jump to content

Resgate de investimentos após a morte!


Recommended Posts

Bom dia pessoal! Tem uma dúvida que tem me perseguido a um tempo! Eu já investia um pouco em ações no Brasil! Agora com o curso, a tendencia é diversificar mais com criptomoedas, ouro e investimentos no exterior!
O que acontece é que das pessoas próximas a mim, ninguém se interessa muito por investimentos! Como eu faço para garantir que, caso eu morra :0, meus familiares vão conseguir resgatar estes valores, mesmo não entendendo nada dos mecanismos que eu usava para investir?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Samuel Henrique De Faria em linhas gerais todos os seus investimentos são considerados como se fossem, por exemplo, um imóvel, e entram no inventário para serem partilhados entre os herdeiros. Na teoria seus investimentos estão declarados no imposto de renda e portanto os herdeiros sabem onde estão e quais são seus investimentos. Creio que os herdeiros não terão dificuldades em vender as posições que você tem, pois basta entrar em contato com as Corretoras onde os investimentos estão para saber como resgatá-los. Exceto os investimentos que o resgate é somente no vencimento. No entanto poderá haver alguma dificuldade na venda das criptomoedas, pois depende da Exchange que você negociou. Se for uma Mercado Bitcoin, por exemplo, facilita, pois é brasileira, mas se é numa Binance, talvez tenham dificuldade em conseguir um suporte da Exchange. Com relação aos investimentos nos EUA, caso sua conta na Corretora esteja somente em seu nome, haverá uma cobrança de 40\% de imposto sobre o patrimônio investido, por este motivo o Raul comenta em colocar uma segunda pessoa na conta nos EUA para poder movimentar sem pagar este imposto. Os pontos principais a serem levados em consideração: 1) Pelo que entendo de sua pergunta é que seus herdeiros não se interessam em saber como você administra seus investimentos, então neste caso o que provavelmente ocorrerá é que venderão suas posições e farão a partilha. 2) Se os herdeiros terão uma relação pacífica na partilha dos bens. Já vi muita família que vive em paz, até alguém morrer. Aí na hora do inventário só tem briga, e isto realmente é um problema enorme. Uma possibilidade que você pode estudar é fazer um testamento determinando que os investimentos sejam herdados por determinado(s) herdeiro(s), mas há um custo de cartório de uns R$2.000,00 para fazer o testamento. Existem alguns detalhes técnicos que você consegue esclarecer no próprio cartório e assim analisar se é vantagem ou não. Com relação ao que o Willian Franklin Morell menciona de conta conjunta só funcionará se os herdeiros não brigarem, pois qualquer movimentação feita após a sua morte poderá ser contestada pelos herdeiros. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito esclarecedor Flavio Prado! Minha dúvida era mais com relação a como rastrear o que eu tinha de bens mesmo! Como você disse, pelo extrato do IR seria fácil identificar! Outro ponto a se pensar são as crypto, mas nesse caso, como pretendo manterlos em uma cold wallet, acho que o melhor é compartilhar os dados da minha carteira com alguém de confiança, para poder fazer o depósito e venda em um caso desses!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...