Jump to content
  • 0

Dúvidas declaração IR de ETF


Alexandre Schroder

Pergunta

Olá! Tenho uma dúvida sobre a declaração de IR sobre ETFs.

Invisto pela corretora AVENUE desde 2022 em ETFs, no ano passado não lancei na ficha bens e direitos minhas posições. Preciso voltar no programa IR 2022 e retificar a declaração lançando os ativos comprados na ficha bens e direitos antes de de declarar a de 2023?

Na declaração deste ano, lanço os valores em 31/12/2022 os custos de aquisição do informe da AVENUE de 2022 dos ETFs que já possuía?

E sobre os rendimentos tributáveis recebidos no exterior, também não lancei no carnê leão os dividendos recebidos em 2022, tem como acessar o carnê leão de 2023 ou só declaro os recebidos em 2023 no carnê leão de 2024?

Agradeço desde já!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
26 minutes ago, Alexandre Schroder disse:

Invisto pela corretora AVENUE desde 2022 em ETFs, no ano passado não lancei na ficha bens e direitos minhas posições. Preciso voltar no programa IR 2022 e retificar a declaração lançando os ativos comprados na ficha bens e direitos antes de de declarar a de 2023?

@Alexandre Schroder o ideal é retificar a declaração entregue no ano passado antes de entregar a deste ano. Você vai lançar as informações que ficaram faltando. Retificar não tem multa, porém se a Receita Federal pegar a falta de informação, eles podem multar.

 

28 minutes ago, Alexandre Schroder disse:

Na declaração deste ano, lanço os valores em 31/12/2022 os custos de aquisição do informe da AVENUE de 2022 dos ETFs que já possuía?

Se você optar por retificar a declaração entregue ano passado, automaticamente o valor de 31/12/2022 já virá na declaração deste ano.

 

29 minutes ago, Alexandre Schroder disse:

E sobre os rendimentos tributáveis recebidos no exterior, também não lancei no carnê leão os dividendos recebidos em 2022, tem como acessar o carnê leão de 2023 ou só declaro os recebidos em 2023 no carnê leão de 2024?

Os rendimentos podem ser lançados diretamente na declaração anual. Os rendimentos de 2022 na declaração retificadora (se você optar por fazer), e os rendimentos de 2023 na declaração que vai entregar este ano.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...