Jump to content
  • 0

Agrupamentos de Ações: como fica parcela de ação quanto aos Dividendos ou JCP?


Andre Lima Valente

Pergunta

Feliz Dia das Mães às mães dos investidores e às mães sardinhas da comunidade!

 

DÚVIDA:No grupamento de ações: se a empresa definiu por exemplo que vai agrupar 10 ações em 01  e você tinha 42 ações dela. O ideal é analisar se compra 8 ações ou vende 2 ações antes da Data EX para não ficar com 4,2 ações depois? Como que funciona isso? Por exemplo essa parcela de 0,2 ação depois do grupamento deixa de contar para receber Dividendos ou JCP depois?

Pensei em perguntar isso, pois teve um ano que recebi de bonificação de um banco proporcional ao número de ações e fiquei com 35,7 ações

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
13 minutes ago, Andre Lima Valente disse:

Feliz Dia das Mães às mães dos investidores e às mães sardinhas da comunidade!

 

DÚVIDA:No grupamento de ações: se a empresa definiu por exemplo que vai agrupar 10 ações em 01  e você tinha 42 ações dela. O ideal é analisar se compra 8 ações ou vende 2 ações antes da Data EX para não ficar com 4,2 ações depois? Como que funciona isso? Por exemplo essa parcela de 0,2 ação depois do grupamento deixa de contar para receber Dividendos ou JCP depois?

Pensei em perguntar isso, pois teve um ano que recebi de bonificação de um banco proporcional ao número de ações e fiquei com 35,7 ações

@Andre Lima Valente normalmente a empresa anuncia com antecedência o desdobramento ou grupamento, e o investidor pode comprar ou vender para deixar a operação com números inteiros. Caso o investidor não faça nada, a empresa vai pegar as frações de todos os investidores que vai gerar ações inteiras e que serão vendidas no Mercado, e o valor apurado será pago ao investidor na proporção da sua fração (creditado na sua conta na Corretora).

Eu, particularmente, prefiro comprar o que falta de ações para fechar uma conversão sem frações, mas isto se não for um valor alto e se a empresa estiver "habilitada" a receber novos aportes conforme o Diagrama do Cerrado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...