Só para dar um contexto, eles são autônomos e cada um possui um MEI, fazem os recolhimentos de impostos por lá, etc. Como é um comércio informal (feirantes), recebem muitos pagamentos em dinheiro.
Ontem vieram que falar que possuem uma quantia considerável em espécie que guardaram por anos e queriam utilizar, mas estão com receio de depositar no banco porque, ao que parece, nunca foi declarado em lugar nenhum.
Sugeri de irem colocando nos valores recebidos como MEI aos poucos, mas pelo que vi já ultrapassam do MEI (inclusive já tiveram que pagar um bom valor ao Fisco numa ação judicial há alguns anos).
Então minha dúvida é: Como eles poderiam regularizar esses valores? Para colocar como renda do comércio ao que me parece teriam que mudar de MEI para ME porque já ultrapassou o limite anual... Teria alguma outra forma e, se sim, quais impostos eles teriam que recolher?
Também pensei em utilizar o valor em espécie para pagar os fornecedores e deixar o que recebem no cartão de crédito para utilizar, mas não sei se isso afetaria algo no cálculo do limite do MEI... Esse limite é calculado da receita ou do lucro?
Pergunta
Rafael Silva Dos Santos
Boa noite, senhores(as).
Na verdade a dúvida é para ajudar meus pais...
Só para dar um contexto, eles são autônomos e cada um possui um MEI, fazem os recolhimentos de impostos por lá, etc. Como é um comércio informal (feirantes), recebem muitos pagamentos em dinheiro.
Ontem vieram que falar que possuem uma quantia considerável em espécie que guardaram por anos e queriam utilizar, mas estão com receio de depositar no banco porque, ao que parece, nunca foi declarado em lugar nenhum.
Sugeri de irem colocando nos valores recebidos como MEI aos poucos, mas pelo que vi já ultrapassam do MEI (inclusive já tiveram que pagar um bom valor ao Fisco numa ação judicial há alguns anos).
Então minha dúvida é: Como eles poderiam regularizar esses valores? Para colocar como renda do comércio ao que me parece teriam que mudar de MEI para ME porque já ultrapassou o limite anual... Teria alguma outra forma e, se sim, quais impostos eles teriam que recolher?
Também pensei em utilizar o valor em espécie para pagar os fornecedores e deixar o que recebem no cartão de crédito para utilizar, mas não sei se isso afetaria algo no cálculo do limite do MEI... Esse limite é calculado da receita ou do lucro?
Obrigado desde já!
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
3
1
1
DIAS POPULARES
11/Jun
3
21/Mai
2
25/Jun
1
22/Mai
1
Top Posters For This Question
Rafael Silva Dos Santos 3 posts
Gabriel De Castro 3 posts
Odilon Fernandes Junior 1 post
Franco Junqueira 1 post
DIAS POPULARES
11/Jun 2024
3 posts
21/Mai 2024
2 posts
25/Jun 2024
1 post
22/Mai 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Odilon Fernandes Junior
Ola. Bom, se puder revelar exatamente esse valor, seria mais acertiva a possivel solucao. Olha, a Receita Federal monitora o contribuinte baseado em sua evolucao patrimonial, tendo sua base de referen
Franco Junqueira
Um amigo de um amigo meu também tem este mesmo "problema", de receber parte dos proventos em espécie e não emitir recibo/nota. O que ele me disse que faz é pagar tudo de consumo - alimentos, serviços
Rafael Silva Dos Santos
Opa galera! Obrigado demais pelas respostas. Achamos uma contadora para eles e ela já retificou as últimas 5 declarações para ir aumentando o patrimonio aos poucos. Também
9 respostas para essa pergunta
Recommended Posts