Ademilton Carvalho Postado 19 de Maio Compartilhar Postado 19 de Maio A aula 03 do Modulo 2 é um pouco superficial e eu tenho uma dúvida sobre se devemos ou não continuar investindo com dívidas. No livro, O homem mais rico da babilônia, um dos ensinamentos que ele passa é que, mesmo em caso de dívidas, não devemos deixar de separar o dinheiro para o nosso eu do futuro ou para cuidar de nossa família. Lá o personagem conversa com os credores, explica sua situação e fala de seu plano para pagar eles, porém sempre reservando uma parte para si. O livro vai de encontro a quase tudo que o Raul diz em outros pontos, porém, diz nos vídeos que é melhor quitar as dívidas e depois investir, exceto no caso de dívidas impagáveis. Qual é o cenário em que se pode continuar investindo, mesmo com dívidas? (Se é que existe um) Se eu separo 25% para investir, quanto eu devo tirar para quitar as dívidas? 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Guilherme Afonso Postado 19 de Maio Post popular Compartilhar Postado 19 de Maio 1 hour ago, Ademilton Carvalho disse: A aula 03 do Modulo 2 é um pouco superficial e eu tenho uma dúvida sobre se devemos ou não continuar investindo com dívidas. No livro, O homem mais rico da babilônia, um dos ensinamentos que ele passa é que, mesmo em caso de dívidas, não devemos deixar de separar o dinheiro para o nosso eu do futuro ou para cuidar de nossa família. Lá o personagem conversa com os credores, explica sua situação e fala de seu plano para pagar eles, porém sempre reservando uma parte para si. O livro vai de encontro a quase tudo que o Raul diz em outros pontos, porém, diz nos vídeos que é melhor quitar as dívidas e depois investir, exceto no caso de dívidas impagáveis. Qual é o cenário em que se pode continuar investindo, mesmo com dívidas? (Se é que existe um) Se eu separo 25% para investir, quanto eu devo tirar para quitar as dívidas? Olá @Ademilton Carvalho, Um exemplo de continuar investimento, mesmo que com dívidas, depende de conta conforme o Raul explica, mas eu posso te dar o meu caso como exemplo: Eu tenho um empréstimo consignado em que utilizei para reforma de imóvel, a uma taxa de 0,96% a.m. Fazendo essa transição para o ano, a taxa vai para 11,52%. Com base essa taxa de juros, procurando algum título de Renda Fixa, encontro CDB's por exemplo a uma taxa de 125% do CDI (pelo dia e horário, com certeza dá para encontrar títulos pagando mais). CDI = SELIC - 0,10% = 10,40% (maio de 2024) x 125%, temos a taxa nominal de 13% ao ano. Ou seja, como eu fiz um empréstimo quando a taxa de juros estava baixa, esse valor não acompanhou a mudança de cenário com aumento de inflação e consequentemente aumento da taxa básica de juros (SELIC) para controlá-la. Além disso, eu sou funcionário público e possuo mais estabilidade que uma pessoa CLT e Autônoma, por exemplo. Financeiramente acaba sendo mais vantajoso investir, do que propriamente quitar a dívida. Contudo, temos outro fator que é extremamente pessoal e que o Raul comenta nos vídeos, que é a questão do conforto e segurança. Ele usa como exemplo inclusive o financiamento de imóvel, que apesar das taxas de juros serem menores do que os investimentos, acaba sendo uma opção amortizar as parcelas do imóvel mais sob o viés da segurança e redução de custo de vida (fixo) do que propriamente o viés financeiro (que acaba sendo mais vantajoso), pois pode acontecer da pessoa perder o emprego, reduzir prolabore, falir etc... O que ele quer dizer com isso é que é relativo (com exceção de dívidas de cartão de crédito em atraso, por exemplo kkkkk). No começo do Módulo II, eu tive algumas dificuldades para olhar as categorias e estruturá-las dentro da minha realidade. Mas você pode por exemplo e antes de tudo, montar sua reserva de emergência (6 meses do custo de vida ou 12 dependendo da atividade) e depois pagar a dívida com esse valor (liberdade financeira). Você pode também continuar investindo normalmente e inserir o pagamento dessa dívida em metas (se o objetivo for quitar futuramente), ou pode simplesmente inserí-la em custo fixo e continuar investindo normalmente. 6 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 22 de Maio Compartilhar Postado 22 de Maio (edited) On 19/05/2024 at 16:42, Ademilton Carvalho disse: A aula 03 do Modulo 2 é um pouco superficial e eu tenho uma dúvida sobre se devemos ou não continuar investindo com dívidas. No livro, O homem mais rico da babilônia, um dos ensinamentos que ele passa é que, mesmo em caso de dívidas, não devemos deixar de separar o dinheiro para o nosso eu do futuro ou para cuidar de nossa família. Lá o personagem conversa com os credores, explica sua situação e fala de seu plano para pagar eles, porém sempre reservando uma parte para si. O livro vai de encontro a quase tudo que o Raul diz em outros pontos, porém, diz nos vídeos que é melhor quitar as dívidas e depois investir, exceto no caso de dívidas impagáveis. Qual é o cenário em que se pode continuar investindo, mesmo com dívidas? (Se é que existe um) Dividas, é um termo muito genérico, teria que especificar a sua situação para obter uma resposta especifica. No geral, quite as dividas primeiro e depois comece a investir. Pois os juros da divida são maiores que qualquer rendimento que você possa vir a obter desses investimentos. (Vamos a um exemplo, voce deve 1000 reais, daqui a um ano, a divida vai ser 1300 reais, se voce optar por nao pagar e investir esses 1000, apos um ano, voce vai ter 1100 reais) Você deve separar a parte do EU do futuro, mas também não deve deixar dividas para o seu EU futuro. Qual é o cenário em que se pode continuar investindo, mesmo com dívidas? (Se é que existe um) Caso seja dividas imobiliárias, dentro do seu orçamento, sem te apertar, ou seja estaria controlado. Ai tem também a ver se vc tem filhos.. etc. Se eu separo 25% para investir, quanto eu devo tirar para quitar as dívidas? Se precisa perguntar é porque nao tem como pagar, faça um bom plano de pagamentos e se sobrar invista. Editado 22 de Maio por Ricardo Ochoa Pachas 2 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 22 de Maio Compartilhar Postado 22 de Maio On 19/05/2024 at 16:42, Ademilton Carvalho disse: A aula 03 do Modulo 2 é um pouco superficial e eu tenho uma dúvida sobre se devemos ou não continuar investindo com dívidas. No livro, O homem mais rico da babilônia, um dos ensinamentos que ele passa é que, mesmo em caso de dívidas, não devemos deixar de separar o dinheiro para o nosso eu do futuro ou para cuidar de nossa família. Lá o personagem conversa com os credores, explica sua situação e fala de seu plano para pagar eles, porém sempre reservando uma parte para si. O livro vai de encontro a quase tudo que o Raul diz em outros pontos, porém, diz nos vídeos que é melhor quitar as dívidas e depois investir, exceto no caso de dívidas impagáveis. Qual é o cenário em que se pode continuar investindo, mesmo com dívidas? (Se é que existe um) Se eu separo 25% para investir, quanto eu devo tirar para quitar as dívidas? 1 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 23 de Maio Author Compartilhar Postado 23 de Maio 9 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse: Dividas, é um termo muito genérico, teria que especificar a sua situação para obter uma resposta especifica. No geral, quite as dividas primeiro e depois comece a investir. Pois os juros da divida são maiores que qualquer rendimento que você possa vir a obter desses investimentos. (Vamos a um exemplo, voce deve 1000 reais, daqui a um ano, a divida vai ser 1300 reais, se voce optar por nao pagar e investir esses 1000, apos um ano, voce vai ter 1100 reais) Você deve separar a parte do EU do futuro, mas também não deve deixar dividas para o seu EU futuro. Qual é o cenário em que se pode continuar investindo, mesmo com dívidas? (Se é que existe um) Caso seja dividas imobiliárias, dentro do seu orçamento, sem te apertar, ou seja estaria controlado. Ai tem também a ver se vc tem filhos.. etc. Se eu separo 25% para investir, quanto eu devo tirar para quitar as dívidas? Se precisa perguntar é porque nao tem como pagar, faça um bom plano de pagamentos e se sobrar invista. Me ajudou muito. Obrigadão. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts