Jump to content

Recommended Posts

Olá Sardinhas, pesquisei na comunidade e nao encontrei nenhum conteudo sobre esse assunto.

Estou pensando em criar uma holding familiar para gerir melhor os investimentos, pois da minha familia, sou eu quem administra essa parte de investimentos(ações, fiis, reits, cryptos, etc..) e caso algo ocorra comigo, todos estariam dentro da holding, ficando mais facil a organização, partilha, etc.
A minha duvida é se consigo abrir conta em corretoras com CNPJ, tanto as nacionais quanto as internacionais. Sei que alguns investimentos do tipo tesouro só é possivel via CPF, mas a parte de renda fixa seria apenas um detalhe.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Do pouco que estudei é possível abrir conta em algumas corretoras com CNPJ, então acredito que para essas resposta seja sim, é possível. Já sobre a holding teria que ver exatamente o que são todos esses investimentos e se em um primeiro momento isso não possa ser feito de uma forma mais simples e aos poucos com a tua evolução nos estudos tu evolui também na ideia, vai amadurecendo ela. Penso que tu pode fazer o mesmo trabalho com menor burocracia só controlando todos os investimentos.
Link para compartilhar
Share on other sites

HERIC JUNIOR GIUSSANI a sua ideia é a gestão de todos os Bens da família, como imóveis, terrenos, carros e investimentos, ou somente da parte em dinheiro dos seus familiares? Pergunto isso, pois se envolver, por exemplo, imóveis será necessário transferir o imóvel para a holding e envolve custos de cartório e dependendo da cidade vai custar uns R$4.000,00 por imóvel. Outro ponto é saber se a intenção de criar a holding familiar seria a de escapar dos impostos sobre herança, ou então de blindar o patrimônio da família de questão externas, como por exemplo, uma dívida de um familiar participante da holding contrair uma dívida alta que possa comprometer o patrimônio. Estou pesquisando sobre a questão e consultando umas fontes para saber mais e assim que tiver mais detalhes, volta aqui.
Link para compartilhar
Share on other sites

Luis Carlos Steffens Também pensei nessa maneira, mas fica bem mais complicado gerir, meu objetivo é organizar e deixar tudo em ordem, para qualquer um operar. A custas de uma holding são praticamente as de uma empresa, com algumas ressalvas, tem vantagens e desvantagens, assim como no pf tem.
Link para compartilhar
Share on other sites

HERIC JUNIOR GIUSSANI pelo que levantei de informação sobre holding familiar o mais seguro é buscar por um empresa especializada (advogado ou contador) neste tipo de operação para estruturar a holding, uma vez que existem algumas etapas e definições a serem feitas. No levantamento que fiz não achei nenhuma indicação sobre a partir de qual valor a holding familiar passa a fazer sentido, apenas falam em “famílias com vários bens de alto valor ou um grupo de empresas”. E também não há indicação de quanto custo esta análise e a administração da holding. Não sei qual o montante de bens e valores em espécie que você administra de seus familiares. Eu tenho duas sugestões para você. 1) Como falou Luis Carlos Steffens, você abre uma conta na corretora para cada CPF e faz a administração destas contas de forma individual. Basicamente a vantagem que vejo nesta opção seria que cada familiar terá o seu dinheiro separado dos demais, e terá seus investimentos declarados em sua própria declaração do imposto de renda. Só que as desvantagens são muitas, como por exemplo, dependendo do volume de dinheiro de cada familiar, você precisará entrar em todas as contas para replicar os investimentos. Também precisará ter acesso a conta bancária de cada um dos familiares para transferir o dinheiro para a conta da corretora, pois as transferências somente são aceitas do mesmo CPF (conta bancária e conta na corretora) ou então depender dos familiares de fazerem as transferências quando você solicitar. 2) Você pode fazer um contrato de mutuo com cada familiar onde eles transferem o valor em dinheiro para você e neste contrato você coloca todas as condições deste mutuo, inclusive em caso do seu falecimento. Fazendo desta maneira basta você abrir a conta na corretora em seu nome e todos os investimentos passam a serem feitos somente por você como se o dinheiro de todos fosse seu. Na declaração de imposto de renda você lançará os mútuos na aba “Dívidas e Ônus Reais” e cada familiar lançará em sua declaração o mutuo na aba “Bens e Direitos”. Assim você tem como justificar o aumento do seu patrimônio e os familiares têm como justificar o envio do dinheiro para você. Uma questão no mutuo é que na teoria incide imposto de renda sobre a rentabilidade quando um familiar solicitar resgate do dinheiro. Sigo investigando. Outra sugestão é você fazer os investimentos pela iSaEx, pois lá você terá atendimento personalizado para a gestão da sua carteira. A Curadoria feita pelo Raul é foda.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...