Jump to content

Relação Poker X Investimentos


Recommended Posts

Olá pessoal, tudo bem? Sou novo por aqui, e estou matriculado na turma 9 que terá inicio somente em Jan/22.
Para não ficar parado até lá, gostaria de ver se alguem da comunidade joga poker, e o que acham da relação que o poker tem com os investimentos. Abaixo alguns pontos: poker / (investimentos)

* Gestão de Bankroll / (Organização financeira) * ROI / (Retorno sobre o investimento) * Estudo necessário constantemente / (atualização sobre o mercado)
* Seleção de grade / (Seleção de ativos) * Análise dos adversários / (Análise das empresas)
Abraços

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 13
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Ricardo Ceccon,
Bem vindo à comunidade da UVP. Eu jogo poker com amigos de brincadeira, sem valer dinheiro. Sei que existem técnicas de contar cartas e também de estudar adversários. Me corrija caso eu esteja errado, mas o contrário dos investimentos, a análise dos outros jogadores é uma análise de comportamento, de julgamento do comportamento que você reconhece nos outros jogadores e estatísticas quanto as cartas que já sairam e análise das possibilidades da próxima carta.
Já nos investimentos, você aprender nos módulos de renda fixa e renda variável que existem diversas técnicas de avaliação de investimentos onde você vai considerar diversos fatores técnicos que vão muito além do "sentimento" e que vão te permitir escolher boas empresas para investir. Na minha ótima, a semelhança é o risco, que sempre existe. Outro fator também é que quando você investe em empresas boas, consciente de ter feito uma análise bem feita, quando a cotação da empresa cai, você fica nervoso e ansioso para comprar mais e reduzir o seu preço médio. A longo prazo, a cotação/valor das empresas boas vai ser sempre positiva; já no poker, o que a gente mais vê é as pessoas que estão num viés de perda se desesperarem e perderem os fundamentos, ou a capacidade avaliar com frieza o que fazer.
Link para compartilhar
Share on other sites

William Redig, muito legal seu comentário e ponto de vista.
Acredito que posso agregar com algumas considerações e repassar um pouco do que conheço.
Temos uma grande diferença entre Poker live (ao vivo) e Poker online. A análise acredito que se encaixa mais para o Poker online, onde um jogador profissional consegue jogar mais de 5000 torneios/mês, o que é um volume muito alto em comparação com o live.
Tomando como base esse volume, a análise dos adversários é essencial para decidir estratégias de jogo e tomar decisões, bem como a relação de analisar uma empresa/ativo. Temos portais auxiliares que mostram o histórico de jogo e lucro do jogador, assim tendo como rotular o jogador basicamente em 3 distinções. - Recreativo ( aquele que joga por hobby, com pouco conhecimento) - Regular ( aquele que estuda e pretende ter uma renda extra, com médio conhecimento) - Profissonal (aquele que domina o jogo e vive disso)
Voltando a falar do volume, o Poker tem a premissa de que se você tomar as melhores decisões na maioria das vezes, no longo prazo você será vencedor, da mesma maneira que nos investimentos. E nesse meio tempo temos várias quedas e altas, o que chamamos de downswing e upswing respectivamente.
Vou anexar um gráfico de um jogador profissional, temos uma semelhança bem grande com os gráficos que vemos de alguns ativos.
Espero ter agregado algo.
Abraços.
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Ricardo Ceccon,
Obrigado pelas informações adicionais; esse é um ramo que eu realmente não tenho grandes conhecimentos, mas pelo que você descreveu, me pareceu algo com os traders, no mundo dos investimentos. A ideia do trader é comprar barato e vender caro, lucrando nesse sobe/desce do mercado. O Raul já fez alguns vídeos sobre isso e nas estatísticas do mercado, tem até um ou outro trader que realmente ganha mais do que perde, mas a grande maioria perde mais do que ganha.
Link para compartilhar
Share on other sites

Cara, você segue o Raul há algum tempo? Acompanha o canal ou adquiriu o curso antes disso? Qualquer coisa que dependa da sorte não pode ser considerado investimento, mas sim uma aposta, que pode dar certo ou não. Acho o jogo bacana para se divertir, mas não vejo como fonte de renda regular e muito menos como investimento. Talvez você consiga traçar uma semelhança entre poker e day trade, mas não com o método ensinado pelo Raul. Como no poker profissional, também temos traders que vivem disso e se mantém por anos, uma minoria, mas tem os que se dão bem.
Link para compartilhar
Share on other sites

Camila Wasem Fredo, acredito que possa ter entendi errado o intuito do post. A ideia não é questionar se Poker é investimento ou não, até porque é considerado um esporte da mente, similar ao xadrez. A ideia é debater pontos similares, e trocar experiências vividas. O fatos sorte não é relevante no Poker levando em conta o longo prazo. Pode até parecer semelhante ao day trade, mas não vejo relação, e para constar, abomino a prática de day trade.
O Poker é denominado pelos profissionais como um jogo de pessoas, e não de cartas.
Concordo que a minoria dos jogadores é ganhadora, similar ao trader. Mas a relação para por aí, pois o trader aposta que tal ação vai subir e ele vai ganhar $$. Já no Poker o termo aposta não tem o mesmo sentido, a matemática envolvida nunca perderá no longo prazo.
As pessoas que ganham, ganham pq dominam a teoria e matemática do jogo, veja o gráfico que postei anteriormente. Jogador tem 46mil torneios, isso que dizer que ele é a pessoa mais sortuda do mundo? Esse assunto de sorte é vastamente debatido no universo do Poker, é difícil quem não faz parte entendê-lo. Mas o intuito do post não é querer mudar sua opinião, e sim debater as similaridades.
Caso queira se aprofundar sobre o assunto, da uma olhada no link abaixo.
https://aakkari.wordpress.com/2015/09/28/a-prova-que-o-poker-e-um-jogo-de-habilidade/amp/

Abraços.
Link para compartilhar
Share on other sites

Ricardo Ceccon Eu adoro poker, jogo e estudo bastante. Poker não é um jogo de azar (ou sorte), mas sim um jogo de probabilidades, isso é um fato. Significa que se vc fizer a jogada certa (e há formas de calcular isso durante o jogo), com as probabilidades a seu favor, no longo prazo vc terá um resultado positivo. Dá sim pra ganhar dinheiro jogando poker e não tem nada a ver com sorte mas sim com mto estudo e experiência. Não é a toa que sempre vemos as mesmas pessoas, há anos, nas mesas finais de campeonatos, com lucros consistentes e vivendo (e mto bem) disso.
Eu não acho que poker se compara com day trade, mas tbm não acho que se compara com investimento. Apesar de haver algumas semelhanças na gestão do patrimônio. alocação de capital, gerenciamento de riscos, entre outras coisas. Acho válida e bem legal a discussão, gosto de poker e gosto de investimentos, mas definitivamente são coisas diferentes.
Abs!

Link para compartilhar
Share on other sites

Vitor Menezes, muito boas as suas colocações.
Acredito que me equivoquei no título da postagem, a melhor palavra seria semelhança, e não relação.
O background do jogo tem algumas semelhanças com os investimentos, entre elas a gestão de patrimônio e gerenciamento de riscos como você mencionou.
Como os ganhos do Poker são em USD, estou pensando em alocar uma porcentagem em IVVB11 ou em REITs para manter os ganhos atrelados ao dólar. Você faz algo parecido? Acha uma boa ideia? Como mencionei anteriormente, ainda não iniciei a jornada UVP e talvez essa dúvida seja sanada nos módulos do curso posteriormente.
Abraço.

Link para compartilhar
Share on other sites

Ricardo Ceccon Tenho sim alocações em USD, mas não tem a ver com meus ganhos no poker. Apesar de gostar bastante de jogar eu só jogo por diversão, comecei com uns 50 USD e hj devo ter uns 500, mas essa grana fica parada lá na PokerStars mesmo, só uso pra isso e sem qualquer pretensão além da diversão.
Em relação a exposição ao USD acho importantíssimo, não só ao USD em sí, mas ao mercado americano. poderia ser outro mercado tbm, estável. Do mesmo jeito que diversificamos os ativos temos que diversificar os ambientes econômicos tbm.
Sobre quais ativos investir eu não posso te indicar nenhum pq isso depende mto de pessoa pra pessoa, do seu perfil, objetivos e apetite ao risco, etc. O que eu recomendo é vc esperar avançar um pouco mais no curso antes de tomar qualquer decisão. Não prende seu dinheiro a nada por enquanto pra não se arrepender depois. Vai acumulando pra qndo começarem as aulas.
Eu, particularmente, não gosto mto de índices, como é o caso do IVVB11, eu acho que índice ta sempre na média e a ideia é tentar superar a média. Essa é uma preferencia minha. Conforme vc for avançando nos estudos vc vai conseguir escolher os melhores investimentos pra vc.
Abs!
Link para compartilhar
Share on other sites

jogo poker a mais ou menos 8 anos. Ja joguei para time e hoje jogo por conta ( quando tenho tempo kkk). Tenho empresa de compra e venda de fichas, tenho 3 clubes online em um aplicativo chamado suprema poker. Vejo o poker como renda extra ou salario extra no final do mes, não posso contar com um fixo pois se tiver em periodo de Downswing mesmo Controlando meu BR terei que fazer "Aportes" ou reloads como chamamos .
mas de uma coisa tenho certeza, quem não estuda e não se adapta ao field(conhecimento de mercado) não será lucrativo a longo prazo.
no mas, quando quiser vamos marcar um joguinho que to dentro ! tmj e bons estudos mano, vc não vai se arrepender o curso é punk mas é foda .
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...