Jump to content
  • 0

Diagrama do cerrado:


Rauel Almeida

Pergunta

Fala pessoal, 

Tava colocando as empresas que eu tinha em carteira no diagrama do cerrado e utilizei as perguntas padrão (sei que posso editar).

Fiquei com duvida na seguinte pergunta:

"A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO"

O que seriam os "setores obsoletos"? 

No caso de Itausa por exemplo: é uma holding e majoritariamente do setor financeiro. nesse caso a resposta seria "NÃO"?

o mesmo vale para empresas do setor elétrico e mineração.

a meu ver são setores que apesar terem um pouco de pesquisa para melhorar suas margens. Não é um investimento amplo como fala a pergunta.

seriam esses os "setores obsoletos"? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
46 minutes ago, Rauel Almeida disse:

Fala pessoal, 

Tava colocando as empresas que eu tinha em carteira no diagrama do cerrado e utilizei as perguntas padrão (sei que posso editar).

Fiquei com duvida na seguinte pergunta:

"A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO"

O que seriam os "setores obsoletos"? 

No caso de Itausa por exemplo: é uma holding e majoritariamente do setor financeiro. nesse caso a resposta seria "NÃO"?

o mesmo vale para empresas do setor elétrico e mineração.

a meu ver são setores que apesar terem um pouco de pesquisa para melhorar suas margens. Não é um investimento amplo como fala a pergunta.

seriam esses os "setores obsoletos"? 

Boa tarde, Rauel!

Entende-se setor obsoleto aqueles que "pararam no tempo", ou seja, não investem em pesquisas, tecnologias, inovações, quaisquer que sejam que visam melhorias de seus produtos e serviços.

Isso pode ser aplicado em qualquer setor ou qualquer empresa.

Além disso, você pode ter o seu julgamento sobre o que aparenta ser bastante em inovação ou não.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

No caso da Itaúsa, seja como holding ou através do Itaú sempre está inovando (caso XP, Avenue, e o atual Hipercard). Além das empresas que ela carrega que não são comercializadas em bolsa. É a maior holding brasileira. Não a penalizei nessa pergunta, mas os colegas podem trazer um ponto de vista diferente e eu mude..

No caso de mineração e elétricas, considero se investem em pesquisa/inovação, se elas estão em um caminho de investimentos para melhorar a receita e as margens e oque fazem de diferente em relação aos seus pares.. se não encontro um diferencial, então toma negativo 😤

A pergunta sobre obsoleto é pertinente. (alguns podem considerar setores perenes como obsoletos?). Visto que são de setores mais previsíveis e sofrem menos oscilações? Diferente das empresas de tecnologia dos EUA?

Vejo como obsoletos setores de varejo e linhas aéreas, onde as margens são muito apertadas e difícilmente sairá alguma "invenção" que revolucione esses mercados. Mas eu precisaria estudar sobre. 

No aguardo para mais respostas,

Abraço

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...