Jump to content

Quanto custa o meu sonho?


Recommended Posts

Oi bom dia, sou Raphael Ambrosio tenho 34 anos, sou atualmente atleta da seleção brasileira de caça submarina e empresário na ilha grande - Angra dos Reis (turismo) a 14 anos.

 Quando eu tinha 18 anos, tinha uma meta de atingir minha liberdade financeira até os 35 anos de idade, ter um bom veleiro, rodar o mundo vivendo de renda e mergulhando.

Como eu não sabia exatamente nada sobre investimentos e educação financeira, eu fiz da forma que achei certo, investi em terreno e suítes, atualmente tenho uma renda de 5 mil reais e o meu sonho se mantém em buscar uma liberdade mais tranquila.

 Acredito que conseguir chegar em 2 milhões investidos, eu consiga já atingir o meu sonho ou a minha liberdade financeira.

 

 

Editado por Raphael Santos Ambrosio
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Jefferson Dias disse:

Olá!!! Atualmente eu tenho 45 anos de idade. Tenho as seguintes formações: Eletricista, Técnico em Mecatrônica, Engenheiro Mecatrônico, Pós-graduado em Automação Industrial, Pós-graduado em Empreendedorismo e Inovações Tecnológicas nas Engenharias, Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (que me dá o título de Engenheiro de Segurança do Trabalho) e Mestrado em Engenharia Elétrica. Atualmente sou aluno em mais duas graduações: Licenciatura em Matemática e Engenharia Elétrica. Apesar de tanto estudo, eu optei por ser professor. Atualmente trabalho em três instituições de ensino sendo: Universidade de Sorocaba, FIEC na cidade de Indaiatuba e IFSP na cidade de Salto (todas no interior de SP). Sei que na indústria eu ganharia muito mais, mas eu amo transmitir o conhecimento, devido a isso, sei que neste trabalho eu nunca ficarei rico. Atualmente, a somatória dos ganhos dos 3 trabalhos que totalizam apenas 33 horas semanais de trabalho, somam aproximadamente R$8.600,00 (oito mil e seiscentos reais). Já tenho casa própria, um carro razoável, um apartamento financiado alugado (que se paga sozinho) e ainda me gera uma renda ativa... Apesar de tanto estudo (com mais de 150 certificados) eu nunca aprendi a gastar o dinheiro e então num dia num treinamento educacional na UNISO em fevereiro de 2023, um professor me apresentou o AGF e daí surgiu o interesse em começar a investir para ficar rico. Tinha como meta investir apenas R$500,00 por mês em ações de empresas perenes e boas pagadoras de dividendos... já tinha R$13 mil investido, mas recebi uma indenização trabalhista de R$100 mil na qual eu criei a minha reserva de emergência em Tesouro Selic (R$24 mil) e investi R$72 mil em ações com medo de acabar torrando toda a grana. Gastei R$1 mil e comprei esse curso por R$3 mil (arredondando)...

Devido aos fatos acima, quero apenas ter o meu primeiro milhão e viver de renda que pra mim, R$6 mil por mês é literalmente a minha liberdade financeira.

Pra que eu possa conseguir isso, de acordo com a calculadora de juros compostos tendo R$85 mil investido (não considero a reserva de emergência como investimento), vou precisar aportar durante 21 anos a quantia de R$1 mil para atingir esse objetivo. Vale lembrar que será muito menos porque irei aportar 100% dos dividendos!

Esse é um fragmento da minha história!!!

Bom dia, Jefferson!

Primeiramente, parabéns por essa gama de conhecimento! Muito admirável a dedicação aos estudos!

 

Então vamos lá!

Não considerar a reserva de emergência nos investimentos está correto. Reserva é literalmente reserva e não investimento. Ela não visa gerar rentabilidade mas sim ter um valor que nos deixe tranquilo e que tenha liquidez para casos de emergências. Aqui deixo um adendo sobre repensar em não deixar toda sua reserva no tesouro Selic. Apesar dele ser seguro e não sofrer da marcação a mercado, é importante se ater no que diz respeito liquidez. O governo garante a liquidez dos títulos porém devemos nos atentar a horários. Saques do tesouro a noite, de madrugada ou nos finais de semana não terão os valores creditados de imediato. Por isso uma boa sugestão é deixar metade do valor no tesouro e a outra metade na conta corrente ou poupança de bancão que lhe permite mais formas de acesso imediato incluindo agências e caixas eletrônicos.

 

Para atingir a liberdade financeira podemos pensar em alguns pontos:

- se você tiver remuneração extra como décimo terceiro, PLR ou outros extras, os mesmos se bem planejados podem ser aportados e dar aquela acelerada boa na jornada;

- você verá no módulo 2 bastante conteúdo sobre organização financeira e isso poderá te ajudar a enxugar alguns custos eventualmente e melhorar os aportes;

- eventualmente pensar em alguma renda extra se for o caso. Com um currículo tão grande de na área de exatas, dando uma breve sugestão em dar aulas de matemática, física, para alunos que necessitam de reforço. Todo extra como pode perceber é sempre bem vindo!

 

Espero que contribua de alguma forma e bora pra cima, amigo!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Jefferson!

Primeiramente, parabéns por essa gama de conhecimento! Muito admirável a dedicação aos estudos!

 

Então vamos lá!

Não considerar a reserva de emergência nos investimentos está correto. Reserva é literalmente reserva e não investimento. Ela não visa gerar rentabilidade mas sim ter um valor que nos deixe tranquilo e que tenha liquidez para casos de emergências. Aqui deixo um adendo sobre repensar em não deixar toda sua reserva no tesouro Selic. Apesar dele ser seguro e não sofrer da marcação a mercado, é importante se ater no que diz respeito liquidez. O governo garante a liquidez dos títulos porém devemos nos atentar a horários. Saques do tesouro a noite, de madrugada ou nos finais de semana não terão os valores creditados de imediato. Por isso uma boa sugestão é deixar metade do valor no tesouro e a outra metade na conta corrente ou poupança de bancão que lhe permite mais formas de acesso imediato incluindo agências e caixas eletrônicos.

 

Para atingir a liberdade financeira podemos pensar em alguns pontos:

- se você tiver remuneração extra como décimo terceiro, PLR ou outros extras, os mesmos se bem planejados podem ser aportados e dar aquela acelerada boa na jornada;

- você verá no módulo 2 bastante conteúdo sobre organização financeira e isso poderá te ajudar a enxugar alguns custos eventualmente e melhorar os aportes;

- eventualmente pensar em alguma renda extra se for o caso. Com um currículo tão grande de na área de exatas, dando uma breve sugestão em dar aulas de matemática, física, para alunos que necessitam de reforço. Todo extra como pode perceber é sempre bem vindo!

 

Espero que contribua de alguma forma e bora pra cima, amigo!

Primeiramente, obrigado pelos comentários!!!7

Vou esperar passar os 30 dias para não pagar o imposto e fazer essa manobra da reserva de emergência!

Pretendo acelerar ao máxima a minha jornada. Ontem foi o meu primeiro acesso e já concluí o Módulo 1. Neste exato momento, já iniciei o Módulo 2 onde já preenchi a Planilha de Orçamento Doméstico. Eu tenho uma planilha básica no Excel com o controle mensal detalhado de todos os meus ganhos e compromissos, então foi fácil!

Uma das coisas que fiz para minimizar minhas perdas, foi me dirigir aos bancos em que tenho conta e zerei todas e quaisquer taxas, pois estava pagando anualmente, mais de R$3 mil... um absurdo!

Com relação à renda extra, me cadastrei como Perito Auxiliar da Justiça, onde já estou sendo nomeado e estou atuando nas áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho, Elétrica e Automação, a fim de alavancar a minha renda e aportar!!!

Mais uma vez, gratidão pelas informações!!!   

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Jefferson Dias disse:

Uma das coisas que fiz para minimizar minhas perdas, foi me dirigir aos bancos em que tenho conta e zerei todas e quaisquer taxas, pois estava pagando anualmente, mais de R$3 mil... um absurdo!

Com relação à renda extra, me cadastrei como Perito Auxiliar da Justiça, onde já estou sendo nomeado e estou atuando nas áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho, Elétrica e Automação, a fim de alavancar a minha renda e aportar!!!

Ótimas estratégias, Jefferson!

 

Bora pra cima e conte com a gente na jornada de estudos  =)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...