Jump to content

Seguradoras para Previdência Privada


Recommended Posts

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Daniel Pascale.
Há muito tempo atrás eu comecei um plano de previdência na Icatu, fiz aportes durante algum tempo e depois abandonei por uns 15 anos. Agora, depois que me tornei investidor de verdade, eu vi o que tinha lá e resgatei para investir por conta própria. Se eu não tivesse investido lá atrás, provavelmente teria gasto a grana e teria zero agora, então, de certo modo, foi bom. A rentabilidade no periodo não foi das melhores, mas rendeu algo. Transformei aquele capital em Fundos Imobiliários e sempre reinvisto os rendimentos, sempre completando o valor dos rendimentos para conseguir arredondar para cima o número de novas cotas. Minha meta para essa grana é rendimento quando eu me aposentar, então não me preocupo com a oscilação do valor das cotas e sim com a rentabilidade. Não tem muito tempo que fiz essa transição, mas já vejo um bom crescimento nos rendimentos mensais. Entre as vantagens, além de eu cuidar do meu dinheiro com carinho, não pago taxa de adminstração a ninguem.
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi, Daniel! Eu já tive duas ou três previdências privadas. A minha primeira, trabalhava em uma empresa privada que a cada R$ 1,00 que eu colocava na previdência, colocavam R$ 0,50 para a minha faixa salarial. Como eu pagava imposto de renda, eu apliquei, porque além de recuperar mais IR no ajuste anual eu já ganhava 50\% de juros sobre meu capital. Nunca conferi o que ela me dava de juros por aplicar no mercado, porque com certeza não tinha nenhum plano como este, eu já lia e acompanhava planos à pelos menos 5 anos. As demais vezes que paguei, foi quase pelos mesmos motivos, com a diferença que não havia contrapartida da empresa para a qual eu trabalhava. Eu tinha IR retido na fonte, a previdência me permitia abater, então, criei uma tabela para calcular o que seria o montante ideal para eu investir neste item. Meu foco como da primeira vez era gerar um seguro desemprego, caso ficasse desempregada. Na minha última previdência privada com a recuperação extra no meu IR, reformei minha cozinha. Em todos os casos, resgatei em um ano, no qual o valor não me faria pagar IR ao final, outro ganho. Eu trabalho com e sem carteira assinada, neste último caso, em geral, em projetos de pesquisas. Nestes anos foram o que resgatei para fazer outras aplicações. Na última vez que fiz, optei pela oferecida por um banco, não sei se podemos citar nomes, em detrimento a um muito conhecido no mercado. Taxas mais baratas, tempo de saída (acho que é este o nome: tempo que deve ficar no plano para não pagar uma taxa extra de administração) menor, e, rentabilidade esperada melhor (em números a taxa do banco mais conhecido era maior, mas quando eu tirava a taxa de administração que era sobre o saldo do ano, não sobre os rendimentos, a taxa do outro era melhor). Outra coisa que olhava era se podia fazer um pagamento único por ano, então, como meu objetivo era abater no IR, fazia a compra no dia 20-dezembro de cada ano. Algumas outras seguradoras estão oferecendo coisas similares ao que me foi ofereceu à época, ajudei meu irmão e minha irmã a escolherem planos assim com duas seguradoras diferentes.
Link para compartilhar
Share on other sites

A muito anos atrás eu tive na MAPFRE investia bem pouquinho o que eu me lembro era que o rendimento era absurdo (na época não conhecia muito) então ocorreu uma reestruturação na previdência e os rendimentos foram ruins por muito tempo, mas acabei precisando tirar o dinheiro (não conhecia reserva de emergência). Hoje eu tenho a da minha empresa que investe no Itau (péssimo rendimento) só que a empresa aporta 100\% do que eu aportar então eu invisto um pouco ali.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tive uma na Mapfre, que acabei sacando após 5 anos para dar de entrada num terreno. Não foi o melhor negócio, pretendia deixar mais tempo lá, mas a oportunidade do terreno compensava. Agora tenho uma na Sulamérica indexada ao IPCA. Eu faço com corretor de seguros, não gosto de fazer em bancos, pois eles não dão atendimento, apenas vendem produtos.
Link para compartilhar
Share on other sites

Já que posso citar nomes. Eu comprei a previdência na Caixa e não comprei no Itaú, a taxa de administração do Itaú é impraticável, come o seu rendimento. Precisaria ter uma performance muito acima do mercado para você conseguir alguma coisa. Também li do Bradesco e não gostei das cláusulas. Como a Caixa considera o seu primeiro depósito para os prazos e tarifas, mantive R$ 500,00, caso venha a precisar usar esta estratégia para abater no IR em algum momento. Para a minha irmã, compramos na
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...