Jump to content
  • 0

Investimentos de IVVB11 para IVV


Pergunta

Olá! Comecei a investir a pouco tempo e tenho umas posições de IVVB11. Sei que não é legal ter ETF no Br por conta de estar sujeito a duas legislações, mas teria como transferir o valor que tenho investido em IVVB11 para IVV?
Se sim, seria melhor vender as posições IVVB11, pegar o dinheiro e investir em corretora estrangeira no IVV ou deixa como está e começa a investir do zero diretamente no exterior?
Outra dúvida relacionada ao ETF IVVB11 seria como classificá-lo no diagrama cerrado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 minutes ago, Davi Matheus Da Costa E Silva Ferreira disse:

Olá! Comecei a investir a pouco tempo e tenho umas posições de IVVB11. Sei que não é legal ter ETF no Br por conta de estar sujeito a duas legislações, mas teria como transferir o valor que tenho investido em IVVB11 para IVV?
Se sim, seria melhor vender as posições IVVB11, pegar o dinheiro e investir em corretora estrangeira no IVV ou deixa como está e começa a investir do zero diretamente no exterior?
Outra dúvida relacionada ao ETF IVVB11 seria como classificá-lo no diagrama cerrado.

Boa tarde, Davi!

É necessário neste caso entender que cada um destes dois ativos possui uma finalidade diferente e seria legal entender o que faz mais sentido na sua estratégia.

IVVB é um ETF que nos traz o que seria na minha visão o maior benefício de se investir no exterior que é a proteção de valor onde estaremos investindo diretamente em uma moeda historicamente mais forte que o real.

Investir em IVVB11 é a grosso modo aumentar o patrimônio em reais se expondo a um ativo que replica um índice americano que tende a trazer uma rentabilidade superior. Porém aqui além de não termos nenhuma proteção pois estamos ligados ao investimento diretamente em reais temos o segundo ponto que vejo como o mais complexo que é estar sujeito a duas legislações diferentes. 

 

Colocando essa pulguinha atrás da orelha para ajudar a pensar, acho interessante também pensar no quão representativo seu investimento em IVVB11 é em sua carteira hoje. A depender do valor sendo ele muito baixo, não acho que faria muito sentido se desfazer dele para reaplicar. Mais prático deixar o ativo congelado e vida que segue calibrando tudo com novos aportes além de que seria uma coisa menos pra fazer na declaração de IR  😅. Mas essa também é uma decisão pessoal e não uma recomendação direta de venda ou compra.

 

Espero que ajude a pensar!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...