Jump to content
  • 0

Dúvidas em relaçāo a Data Ex


Murilo Klug

Pergunta

Olá, acredito que minha dúvida seja algo breve de ser respondido.

Sobre a Data Ex, eu preciso ter as ações até o período da Data Ex para poder receber os dividendos certo?

Imaginando que uma empresa fez o anúncio dos pagamentos dos dividendos e o dia 10/Junho/2024 é a Data Ex. E eu comprei ações dela no dia 09/Junho/2024 que podem demorar para ser liquidadas vão ser contadas para o pagamento de dividendos?

Minha dúvida reside nesse tempo de liquidação. Ele faz alguma diferença para esse processo de contar a quantidade de ações que tenho para o pagamento de dividendos?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Data Com - para ter direito aos dividendos.

Data Ex - ação é negociada sem os dividendos.

Sobre o tempo de liquidação, se você realizar a compra de um ativo na datacom você tem direito aos dividendos. Mesmo que a liquidação não seja realizada no mesmo dia pela B3 (D+2)

Pense que você adquiriu parte de uma empresa e pagou pelo lucro dela junto (Data Com), se os sócios pegam parte do lucro, a empresa deve valer menos (Data Ex).

Editado por Fernando Rocha
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Murilo Klug disse:

Olá, acredito que minha dúvida seja algo breve de ser respondido.

Sobre a Data Ex, eu preciso ter as ações até o período da Data Ex para poder receber os dividendos certo?

Imaginando que uma empresa fez o anúncio dos pagamentos dos dividendos e o dia 10/Junho/2024 é a Data Ex. E eu comprei ações dela no dia 09/Junho/2024 que podem demorar para ser liquidadas vão ser contadas para o pagamento de dividendos?

Minha dúvida reside nesse tempo de liquidação. Ele faz alguma diferença para esse processo de contar a quantidade de ações que tenho para o pagamento de dividendos?

Boa tarde, Murilo!

A data com é a data limite a qual você precisa fechar tendo uma posição. Costumamos dizer que é a  data em que você precisa dormir com as ações para receber o direito dos proventos. Mesmo que você compre na data com e demore os dias para se efetivar a liquidação para a B3 você já está com seu CPF vinculado a ordem de aquisição das cotas o que já lhe traz o direito no recebimento de proventos.

A data ex como você bem colocou vem a ser o dia seguinte da data com onde as ações inclusive já passam por reajuste de preço e abrem no mercado com o mesmo já descontado o valor que será pago em proventos. Aqui o direito de recebimento já se foi.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...