Jump to content

Dúvida sobre Previdência Privada - Live da Aula 2


Recommended Posts

Boa noite a todos!

Raul Sena Segue a dúvida que comentei na 2º Live:
Trabalho como CLT e tem um ano que assinei um plano de previdência privada que contempla 4 fundos: 3 na categoria VGBL e 1 na categoria PGBL. A empresa investe o mesmo valor que eu até 4\% do salário em qualquer um dos fundos (PGBL OU VGBL).
Minha dúvida é a seguinte: Devo manter apenas fundos na categoria PGBL ou VGBL? Devo ter apenas um ou mais fundos de previdência privada?
Pode verificar por favor? Abraço.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Nilton Cesar De Matos Gonçalves, PGBL é bom para quem faz declaração completa, pois assim tu consegue abater do imposto de renda. Eu manteria apenas em um fundo já que a empresa aporta um X valor, mesma regra que é aplicado na empresa onde trabalho.
Eu só tenho o fundo de previdência da empresa, entendo que com o curso vamos aprender a investir muito melhor o nosso dinheiro então eu não vou gastar todas as fichas em um plano só.
Link para compartilhar
Share on other sites

Nilton Cesar De Matos Gonçalves eu analisaria os 4 fundos para escolher aquele que melhor se encaixa na sua estratégia. E como comentou o Diego Compagnoni, eu escolheria um para investir, pois provavelmente eles tenham perfis diferentes. Talvez no máximo um VGBL e o PGBL, mas claro que se fizer sentido para você. Não me parece fazer muito sentido a empresa ter fundos com o mesmo perfil para oferecer aos seus funcionários.
Link para compartilhar
Share on other sites

Nilton Cesar De Matos Gonçalves o que eu não entendi no que você falou é assinou um plano que contempla 4 fundos. O que eu já vi: você compra um plano VGBL ou PGBL e você escolhe as categorias de fundo de investimento nos quais o seu dinheiro será investido. Eu entendo a sua mensagem com você tendo 3 previdências VGBL e 1 PGBL. Além das observações feitas anteriormente, eu aconselho você ler as cláusulas de cada um dos contratos, se for mais de um, e ver quais são as condições de resgate, aplicação. Vou contar o caso de um amigo. A empresa que ele trabalha oferece um plano de previdência privada e ele pode escolher comprar mais de um, inclusive VGBL ou PGBL. Mas, o dinheiro que a empresa coloca no fundo não é totalmente dele. Lá tem uma cláusula dizendo que para ter direito ao saldo que a empresa colocou, ele precisa ficar empregado por XX anos. Além disso, não pode sacar tudo de uma vez, caso venha a sair da empresa: quando mais tempo mantém o dinheiro no fundo, mais ganha de percentagem em um saque antecipado da parte que a empresa depositou. Há condições diferentes para quando se aposenta oficialmente, vamos dizer assim, quando se chega a idade determinada para a aposentadoria. E, tudo isso varia se for escolhido o plano VGBL ou o PGBL, se quer receber mensalidades ou se quer receber tudo de uma vez.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Nilton Cesar De Matos Gonçalves agora entendi melhor o que você quis perguntar durante a live, de fato, não faz sentido manter os 4 fundos, escolha apenas um deles e faça somente o aporte máximo nesse investimento para que a empresa dobre, por que? Nenhum investimento no mundo vai ser capaz de dobrar o seu aporte em um único mês, então por mais que a rentabilidade fosse muito ruim, ainda faria sentido.
Agora, depois de concluir o curso você vai conhecer mais investimentos e não fará sentido terceirizar a sua decisão na mão de outros.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 semanas depois...
Boa tarde pessoal e Raul!
Estou atrasado no tópico pois trabalho embarcado e infelizmente a internet de bordo não possibilita acompanhar o curso em tempo real mas vamos lá.
Minha dúvida é a seguinte; estou na mesma empresa desde 2014 e contratei desde o meu primeiro salário a previdência privada pelo ITAÚ onde a empresa na época, entrava com até 5\% do salário. No início de 2020 a empresa migrou todos os planos dos funcionários do ITAÚ para o Santander (por jogada tributária muito provavelmente). Nessa jogada a participação dela reduziu para 4\% e o tempo de resgate sem taxa, reduziu para 8 anos, anteriormente eram 10anos. Além desses 4\% descontados em folha e dos 4\% depositados pela empresa, eu ainda contribuo com mais 4\% voluntariamente. O problema é que naquela época eu era muito desinformado e muito novo, optei pela VGBL e hoje (7anos após) me pergunto:
-Valeria a pena resgatar o valor total quando completar os 8 anos e reinvestir em algum fundo de investimento tendo em vista que a empresa deposita esses 4\%? - Como esse saque impactaria no meu IR pois eu não tenho essa previdência declarada nele.

Meu maior motivo de ter vindo em busca desse curso foi para obter conhecimento para gerir meu patrimônio da melhor maneira possível sem depender das “dispuser oportunidades “ oferecidas por gerentes de banco. Se alguém puder me auxiliar eu agradeceria! Obrigado pela atenção de todos que leram!
Att, Dolvy Pizzini
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...