Diogo Lopes Pereira Postado 14 de Junho Compartilhar Postado 14 de Junho Tenho 37 anos e sou artista visual e tatuador, não sei se tenho colegas de profissão aqui. Pelo que vejo dos meus pares, educação financeira e investimentos não são o forte da classe artística. Sou PJ faz 12 anos e por conta da renda variável que tenho, acabo com dificuldade em manter uma constância nos investimentos (inclusive aceito sugestões e opiniões sobre gestão de renda mensal variável). Quanto aos sonhos.. basicamente gostaria de seguir trabalhando com arte sem a necessidade de vender todo mês para pagar as contas. Um apartamento é o único bem que quero adquirir (o apto que alugo atualmente com minha esposa custa aproximadamente 800k). Acredito que uma renda passiva mensal de 20k daria para mantermos uma vida segura e confortável, viajando umas duas vezes por ano. No momento tenho uma reserva de emergência suficiente para 4 meses no nosso padrão de vida, 45k em renda fixa (único investimento que fiz até agora) e 55k em Bitcoin (feito com vendas de artes digitais no boom dos nfts em 2022). Aposentar antes dos 50 seria maravilhoso, até pra minha saúde haha😁 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flavio Prado Postado 17 de Junho Compartilhar Postado 17 de Junho On 13/06/2024 at 21:52, Diogo Lopes Pereira disse: Sou PJ faz 12 anos e por conta da renda variável que tenho, acabo com dificuldade em manter uma constância nos investimentos (inclusive aceito sugestões e opiniões sobre gestão de renda mensal variável). @Diogo Lopes Pereira a sugestão neste caso de renda mensal variável seria você organizar seus gastos com base no mês com a menor renda, assim você não terá surpresas negativas, pois se você considera uma renda maior, no mês que a renda for menor você ficará negativo. On 13/06/2024 at 21:52, Diogo Lopes Pereira disse: No momento tenho uma reserva de emergência suficiente para 4 meses no nosso padrão de vida, 45k em renda fixa (único investimento que fiz até agora) e 55k em Bitcoin (feito com vendas de artes digitais no boom dos nfts em 2022). Importante é focar na composição da reserva de emergência para 12 meses para ter uma tranquilidade maior. E bacana o lance das NFTs. Ainda tem mercado para criação de novas artes? Como está este mercado? Com relação a aposentar antes dos 50 anos, você chegou a simular na Calculado de Juros Compostos? 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Loana Valerio Taylor Postado 23 de Junho Compartilhar Postado 23 de Junho On 13/06/2024 at 21:52, Diogo Lopes Pereira disse: Tenho 37 anos e sou artista visual e tatuador, não sei se tenho colegas de profissão aqui. Pelo que vejo dos meus pares, educação financeira e investimentos não são o forte da classe artística. Sou PJ faz 12 anos e por conta da renda variável que tenho, acabo com dificuldade em manter uma constância nos investimentos (inclusive aceito sugestões e opiniões sobre gestão de renda mensal variável). Quanto aos sonhos.. basicamente gostaria de seguir trabalhando com arte sem a necessidade de vender todo mês para pagar as contas. Um apartamento é o único bem que quero adquirir (o apto que alugo atualmente com minha esposa custa aproximadamente 800k). Acredito que uma renda passiva mensal de 20k daria para mantermos uma vida segura e confortável, viajando umas duas vezes por ano. No momento tenho uma reserva de emergência suficiente para 4 meses no nosso padrão de vida, 45k em renda fixa (único investimento que fiz até agora) e 55k em Bitcoin (feito com vendas de artes digitais no boom dos nfts em 2022). Aposentar antes dos 50 seria maravilhoso, até pra minha saúde haha😁 Oi Diogo, tudo bem? Eu também sou artísta plastica, trabalhei com esculturas em bronze a maior parte da minha vida, mas de fato viver de arte neste país é muito difícil. Acabei tendo que arrumar um emprego normal, que obviamente não gosto....ficar diante de um computador, parada, sentada não é minha vibe, rss Comecei, tarde, a querer fazer dinheiro para depois, quando me aposentar poder voltar a arte sem o compromisso de vender todo mês para poder viver. Este é meu sonho e nunca deixará de ser, porque ser artísta não é uma opçao de vida, é um modo de ser, de funcionar que só quem é artísta entende, rss Pena que antigamente não existia educaçao financeira senão meu mundo hj seria outro. Vc é jovem 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Loana Valerio Taylor Postado 23 de Junho Compartilhar Postado 23 de Junho e com certeza, se procurar os investimentos certos vai poder se aposentar e viver de arte (mais dividendos) com seus 50 anos. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Diogo Lopes Pereira Postado 24 de Junho Author Compartilhar Postado 24 de Junho On 17/06/2024 at 09:21, Flavio Prado disse: @Diogo Lopes Pereira a sugestão neste caso de renda mensal variável seria você organizar seus gastos com base no mês com a menor renda, assim você não terá surpresas negativas, pois se você considera uma renda maior, no mês que a renda for menor você ficará negativo. Importante é focar na composição da reserva de emergência para 12 meses para ter uma tranquilidade maior. E bacana o lance das NFTs. Ainda tem mercado para criação de novas artes? Como está este mercado? Com relação a aposentar antes dos 50 anos, você chegou a simular na Calculado de Juros Compostos? Muito obrigado pelo conselho, são coisas simples mas que não passavam pela minha cabeça uns anos atrás. Agora tô bem mais organizado financeiramente e posso colocar essa dica em prática de forma mais eficaz. Quanto ao mercado de nfts, ainda existe, porém com muuuuito menos força.. e atualmente não acho que vale o tempo gasto (além de criar as artes eu tinha que interagir com os colecionadores, gerar o FOMO, isso toma um tempo e hoje ganho mais tatuando). Sobre aposentar com 50, pela calculadora eu aposentaria com metade da minha renda, mas eu e minha esposa estamos aumentando nossas rendas, acho que é possível sonhar haha Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Diogo Lopes Pereira Postado 24 de Junho Author Compartilhar Postado 24 de Junho 9 horas atrás, Loana Valerio Taylor disse: Oi Diogo, tudo bem? Eu também sou artísta plastica, trabalhei com esculturas em bronze a maior parte da minha vida, mas de fato viver de arte neste país é muito difícil. Acabei tendo que arrumar um emprego normal, que obviamente não gosto....ficar diante de um computador, parada, sentada não é minha vibe, rss Comecei, tarde, a querer fazer dinheiro para depois, quando me aposentar poder voltar a arte sem o compromisso de vender todo mês para poder viver. Este é meu sonho e nunca deixará de ser, porque ser artísta não é uma opçao de vida, é um modo de ser, de funcionar que só quem é artísta entende, rss Pena que antigamente não existia educaçao financeira senão meu mundo hj seria outro. Vc é jovem Triste realidade, né! Mas estou otimista, com as finanças organizadas eu acho que dá pra ir gradualmente trabalhando menos e mais livre pra criar sem precisar vender. Ao mesmo tempo que aumento a minha relevância no mercado. Arte pode ser um ótimo ativo. Tenho tentado trabalhar nisso. Não deixa de esculpir não! Vai no seu ritmo… 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts