Emanuelly Carvalho Postado 6 de Novembro de 2021 Compartilhar Postado 6 de Novembro de 2021 O banco inter diferente da corretora rico, n mostra a simulação de quanto ganharíamos nos investimentos em CDB. Gostaria de saber o cálculo certinho que usamos para calcular o rendimento do CDB. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 William Redig Postado 6 de Novembro de 2021 Compartilhar Postado 6 de Novembro de 2021 Oi Emanuelly Carvalho, eu fiz uma planilha que calcula o rendimento diário e não é das contas mais simples, pois os CDBs são remunerados apenas na "dormida" dos dias úteis. Vou tentar explicar em detalhes, espero que minha explicação seja compreensível: 1. Calcular quantos dias úteis decorridos desde o aporte inicial. O Excel tem uma função para calcular isso, mas você precisa ainda montar uma tabela de feriados bancários que devem ser desconsiderados no cálculo; 2. Agora, precisamos pegar a taxa de remuneração que normalmente é definida em \% ao ano e converter em \% ao dia. Pegando o exemplo com o CDI atual 7,65\%aa, a fórmula seria: (1,0765 ^(1/252))=0,000292563\% ao dia. (nota: 0 252 usado na fórmula é a quantidade dias úteis no ano); 3. Agora, multiplique o resultado encontrado pela quantidade de dias úteis decorridos desde o aporte e você chega ao rendimento Bruto; 4. IOF: O \% de IOF segue uma tabela que, a grosso modo (você encontra ela facilmente online) começa em 100\% (no dia zero) até 0\% no trigésimo dia corrido, reduzindo 3\% ao dia (1 dia, 96\%; 2 dias, 93\%; 3 dias, 90\%; e assim por diante). Se você fizer o resgate antes do trigésimo dia, calcule o IOF apenas sobre o rendimento bruto (calcula no passo 3, acima) para chegar ao valor líquido antes do IR; 5. Depois de tudo isso chegou a hora de calcular o Imposto de Renda sobre o rendimento obtido. Esse é mais fácil: sobre o resultado do passo 3 ou 4 (se a aplicação tiver mais de 30 dias úteis de idade, não tem passo 4), calcule o Imposto de Renda devido que pode ser de 22,5\% até 15\%, conforme o prazo da operação (até 180 dias: 22,5\%, até 360 dias: 20\%; até 540 dias: 17,5\%, maior que 720 dias: 15\%) Então, resumindo: Calcula o rendimento bruto, abate o IOF, se houver, abate ao IR e chega ao seu rendimento líquido. Tomara que tenha consegui me explicar de forma inteligível e espero que a minha resposta lhe ajude! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Emanuelly Carvalho Postado 7 de Novembro de 2021 Author Compartilhar Postado 7 de Novembro de 2021 Obrigada. Aguém sabe informar se além da Rico, tem algum site que faça esse calculo? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Flavio Prado Postado 7 de Novembro de 2021 Compartilhar Postado 7 de Novembro de 2021 @Emanuelly a Nathalia Arcuri tem um simulador. Segue link: https://mepoupe.com/simuladores-online-de-investimentos/simulador-de-investimento/ Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Jaqueline Sayumi Minagawa Postado 8 de Novembro de 2021 Compartilhar Postado 8 de Novembro de 2021 Flavio Prado também uso o do Me Poupe quando plataforma não me apresenta a simulação, e as vezes quando apresenta também só pra confirmar...hahaha Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Emanuelly Carvalho
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
6/Nov
2
7/Nov