Jump to content

Serviço REGISTRATO do Banco Central


Recommended Posts

Na última semana ao consultar meus lançamentos na B3 (Bolsa Brasil) verifiquei que fizeram uma movimentação num banco que não tenho conta (Santander). Fui no SAC deste banco e descobri que abriram conta com meu CPF, pediram empréstimo, cartão de crédito, etc. O cancelamento já estava em andamento.
Pesquisando, descobri um serviço do Banco Central chamado Registrato (www3.bcb.gov.br/registrato). Nele é possível consultar empréstimos, bancos onde possui contas, chaves PIX, operações de câmbio realizadas, etc. Lá verifiquei que além do Santander, os fdps abriram conta fraudulentas com o meu CPF no Banco do Brasil, Branco Original e NU Pagamentos em agosto deste ano. Todos com uma chave PIX cadastrada. A princípio, com exceção do Santander, todas os outros bancos já descobriram a fraude e finalizaram a conta.
Recomendo que façam o cadastro no Registrato e periodicamente verifiquem essas informações para não terem problemas.
Na semana passada tentei abrir conta no Banco Inter e não recebi autorização. Provavelmente por conta destas fraudes.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

OI Carlos Henrique Lessa De Souza e Jaqueline Sayumi Minagawa,
Hoje em dia é muito importante a gente cuidar das nossas informações pessoais. A Engenharia Social está cada vez mais presente e esperta, emos que suspeitar de todo e qualquer e-mail que contenham links para clicar, telefonemas recebidos com temas de premiações, oportunidades exclusivas, solicitação de qualquer informação pessoal, todas as mensagens SMS ou Whatsapp, com informações pessoais postadas online. Eu trabalho com segurança de rede e infraestrutra e tenho hábito de ouvir diversos podcasts sobre o tema. É impressionante a criatividade e recursos empregados pelo povo. Nessa última semana ouvi uma sobre uma quadrilha que pesquisa quem procura emprego pelo Linkedin em que o candidato recebe um telefone de uma suposta oferta de emprego numa empresa boa, com bom salário e o entrevistador conduz uma entrevista aparentemente legítima, faz perguntas sobre qualidades profissionais e pessoais que ele já sabe que o candidato tem (obtidas através de pesquisa online no próprio LinkedIn e outras redes sociais) e depois pede informações complementares para ele "completar o seu cadastro" e dar andamento no processo de admissão. Essas informações são usadas pela quadrilha para solicitar auxilio desemprego em nome da vítima, em estados diferentes de onde ele reside. Esses casos foram nos Estados Unidos, mas hoje em dia não existem barreiras geográficas para golpes. Todo cuidado é pouco!
Link para compartilhar
Share on other sites

Valeu William, Eu sou analista de sistemas e também tenho um maior cuidado com tudo isso que você falou. Infelizmente nossos dados "vazam" de cadastros de empresas que deveriam cuidar deles tais como as de telefonia, as lojas virtuais, etc. Como o colega Fernando bem falou, a era digital nos trouxe excelentes benefícios porem escancarou nossas informações pessoais e criminosos se aproveitam muito bem dessa falha.
Link para compartilhar
Share on other sites

Carlos Henrique Lessa De Souza ótima dica sobre o Registrato. Eu havia esquecido do cadastro que eu tinha lá. Já verifiquei e tudo em ordem. William Redig ótimas dicas também. Algo que eu também tento me lembrar quando recebo ligações suspeitas é evitar de falar certas palavras ou frases que o golpista pode gravar e usar para fazer confirmações para contratar serviços via telefone se passando por mim. Nunca falo em uma ligação deste tipo, coisas como: SIM, CONCORDO, ACEITO, CONFIRMO, ESTOU CIENTE, AUTORIZO e por aí vai. Sempre respondo palavras e frases mais “vazias”. Com relação a SMS e e-mail, eu NUNCA clico em nada. Se recebo algo falando sobre dívida ou que ganhei algo, eu entro em contato pelos canais oficiais daquela empresa e verifico a veracidade das informações que chegaram.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Carlos Henrique Lessa De Souza eu utilizei essa ferramenta quando tive o problema com o Banco do Brasil, muito obrigado por dividir com a gente, vou até inclui-la em uma aula do módulo 2, estou bolando um complemento da aula de golpes para ajudar as pessoas a evitarem.
Em paralelo eu recomendo também acompanhar as buscas pelo seu CPF no Serasa e SPC por meio das plataformas que disponibilizam. Esses golpes estão se tornando cada vez mais comuns, acredito que em breve devem aderir o sistema por foto, já amplamente utilizado por corretoras de bitcoins, em que para criar a conta precisamos de uma foto ao lado dos nossos documentos, seria um alívio, esse tipo de dor de cabeça toma muito nosso tempo e evita que a gente consiga atingir a tranquilidade.
Link para compartilhar
Share on other sites

Raul, a consulta ao SERASA e ao SPC foi a primeira coisa que tentei (antes do Registrato). Porém, alguém cadastrou uma senha antes de mim e para trocar vou ter que ir pessoalmente a uma agência ou enviar uma foto minha ao lado do documento, etc. Esse facilidade de cadastro infelizmente vai ter que mudar para algo mais seguro devido as fraudes. O pior é que quem faz tudo dentro da lei acaba sofrendo por conta desses criminosos.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...