Jump to content

FGTS e Saque Aniversário


Recommended Posts

Olá Sardinhas,
também sou CLT e uma coisa que tem me incomodado demais desde a primeira live é o meu FGTS lá preso. Pesquisando formas de acesso a esse dinheiro encontrei a opção de saque aniversário do FGTS e estou analisando aderir ao módulo para ter acesso pelo menos a uma parte desse valor e ir direcionando para meus investimentos. Basicamente eles disponibilizam anualmente para saque no mês do meu aniversário um percentual do valor total em conta. Sei que não é um valor tão significativo quando comparado aos aportes, mas acho que me sentiria melhor conseguindo acessar pelo menos uma parte dele.
Alguém já aderiu a essa modalidade de saque? Gostaria da opinião de vocês.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Óla Jaqueline, acredito que o quanto antes você resgatar seu FGTS (que rende bem menos que a inflação) e ir aplicando o mesmo como reserva de emergência em algum CDB seria uma boa ideia e modo de rentabilizar melhor esse dinheiro, ou mesmo no Tesouro Selic. Infelizmente só tive acesso ao mesmo quando fui mandado embora, porem se você conseguiu outro tipo de acesso vai resgatando. Mas acredito que o governo não vai deixar você resgatar tudo em circunstancias normais, eles precisam desse dinheiro.
Link para compartilhar
Share on other sites

Jaqueline Sayumi Minagawa eu fiz a opção pelo saque a niversário. Eu fazia tempo que não trabalhava como CLT então já havia tirado todo o meu FGT (Depois de X anos sem contribuir tu tem permissão para sacar) agora que voltei com CLT eu habilitei o saque aniversário.
Tem umas regras a considerar, pois ao optar por ele tem algumas situações que tu não recebe ele, fica recebendo pelo saque aniversário.
Na minha opnião se tu pegar o dinheiro e investir vai ser melhor do que deixar ali parado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Jaqueline Sayumi Minagawa te confesso que eu realmente não sou um grande entendedor das formas de "usar" o FGTs, mas se existe qualquer forma de fazer esse resgate e passar essa gestão para você, acho extremamente válido, é como dizia Milton Friedman:
1) Gastar nosso dinheiro quando a despesa é direcionada a nós mesmos Nesse caso, possuímos um incentivo para procurar algo de qualidade, porém avaliamos em como gastar o dinheiro de forma eficiente, ou seja, ponderamos o custo da operação. É o modo natural de as empresas do setor privado usarem seus recursos e direcionarem suas operações buscando o lucro. Teoricamente, uma autêntica busca do custo-benefício.
2) Gastar nosso dinheiro com outra pessoa Um exemplo simples é quando você compra algo para alguém. Nesse caso, certamente nos preocupamos com a quantidade de dinheiro que gastamos, mas se não temos uma ligação emocional com o beneficiado, estamos, inconscientemente, menos interessados na qualidade do produto. Algo discutível em relacionamentos próximos, mas verdadeiro em sentido amplo. Priorizamos o custo em detrimento ao benefício.
3) Gastar o dinheiro de outra pessoa consigo mesmo Imagine a situação quando almoçamos à custa de nosso empregador ou quando agentes públicos usam o montante da corrupção para comprar seus automóveis e suas mansões. Nesse caso, teremos pouco incentivo para sermos frugais, mas não poupamos esforços para escolher os produtos de melhor qualidade. Portanto, altos benefícios e altos custos.
4) Gastar o dinheiro de alguém com outras pessoas Nesse caso, não temos motivos para se importar nem com a qualidade, nem com o custo. Esta é a maneira como o governo gasta o dinheiro dos impostos recolhidos de nossos bolsos, devolvendo uma pequena porção, para a sociedade. O caso inverso na escolha de um bom custo-benefício. Excesso do primeiro e restrição do segundo. Aqui eu tomo a liberdade de trocar "gastar" por investir. Então, é certamente melhor você mesma gerindo seu patrimônio do que um terceiro, a sua decisão parece sábia.
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Jaqueline Sayumi Minagawa, esse ano tbm fiquei tentada a mudar para opção saque-aniversário, mas acabei postergando devido essa instabilidade ocasionada pela pandemia. Quando vc muda de saque-recisão para saque aniversário, parece que fica 2 anos com esse dinheiro retido, ou seja, caso nesse período ocorra demissão sem justa causa, vc não poderá retirar o saldo integral do FGTS, apenas a multa rescisória de 40\%. Então dependendo do valor que vc tem depositado, se for um valor alto, creio que pode sim valer a pena, mas caso o valor seja baixo, é melhor pensar certinho para caso haja algum imprevisto no emprego não fazer falta depois.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...
×
×
  • Criar novo...