Jump to content

BANCO DATA e ISAEX


Recommended Posts

Boa noite pessoal!

Desde as primeiras aulas do Módulo 3 onde o Raul Sena apresentou o Banco Data, esse maravilhos banco de dados que reune informações de diversos de bancos, financeiras, cooperativas de crédito e corretoras de valores que atuam no mercado brasileiro, a fim de facilitar análises, que venho procurando a ISAEX .

Pelo que entendi, a " ISA" está atrelada a " Órama " - Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.

Então para avaliar se é seguro utilizar a ISAEX, na verdade tenho que verificar a saúde da Órama, certo?

Acredito que o Gabriel De Bem teve a mesma dúvida!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Ainda sobre esse assunto, o que não citei na popstagem original, pelo que entendi, inclusive na criação da conta, a corretora é a Órama , e a iSaEx , é como se fosse o " sommelier" das ofertas que vemos na plataforma da ISA, selecionando bons investimentos e com uma taxa de corretagem bem menor do que a praticada pela ÓRAMA. Além disso, tanto a taxa de custódia quanto a corretagem para fundos imobiliários é zerada, na iSaEx.

A iSaEx não é exatamente uma corretora, na verdade ela é uma curadoria de investimentos.
É isso?
Link para compartilhar
Share on other sites

Nayara Bueno sua análise está correta quando você menciona que precisa analisar a Órama ao invés de analisar a iSaEx no Banco Data, pois é por meio do CNPJ dela que as operações são feitas. Claro que analisar ambas só iria melhorar a análise. Com relação ao seu segundo post, exatamente, a corretora onde sua conta está cadastrada é na Órama, porém a sua conta está vinculada à iSaEx e por conta disso você tem acesso a uma área exclusiva com a Curadoria que o Raul faz para que sejam disponibilizados somente aqueles investimentos sem Bullshit, como o Raul fala. Apenas o home broker que não há curadoria, pois conforme a estratégia e objetivo de cada um, não faria sentido limitar o acesso a 100\% das ações negociadas na B3. Neste caso específico em análise de uma corretora de valores, basicamente corremos dois riscos com uma corretora: 1) O dinheiro que está em conta sem estar investido não tem cobertura do FGC e se a corretora quebrar, este saldo provavelmente será perdido, portanto o ideal é só enviar dinheiro para a corretora quando for efetuar os aportes. 2) Já ouvi falarem que há corretoras que quando você compra Tesouro Direto, na verdade o título não está em seu nome e sim em nome da corretora, e portanto se a corretora quebrar, você provavelmente perderá este investimento. Para se assegurar que o título está em seu CPF, ele deve aparecer no seu acesso ao Portal do Tesouro (https://portalinvestidor.tesourodireto.com.br). Caso o título não apareça é bom entrar em contato com a corretora onde você fez a compra para verificar a situação. PS: na análise de risco da corretora, o item Zero para mim é se a plataforma não dá pau na hora H. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
Nayara Bueno o Flávio fez o completamento ideal, no caso das corretoras não temos um amplo risco devido ao fato de o dinheiro não ficar na instituição, a Órama é uma corretora deficitária em virtude do modelo de negócio, é uma startup ainda em processo de ganhar escala.
A regra mesmo sendo a minha plataforma é a mesma, não deixar saldo na conta e zerar o risco :).
Quanto aos investimentos vale as regras de sempre.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...
Bom dia pessoal!
Estou começando a organizar minhas contas na Isa e vou começar a transferir alguns recursos pra lá. Me chamou mto a atenção essa possibilidade de criar diferentes subcontas na plataforma, Raul Sena ta de parabéns pela organização, funcionalidades e principalmente pela curadoria (que é o mais importante).
O que fiquei na dúvida é em relação a declaração do IR, estava fuçando na plataforma e a única referência ao IR que encontrei é da Mycapital, que é um serviço pago. Quando chegar a hora de fazer a declaração anual a plataforma disponibilizará os informes de rendimentos ou esse serviço só será feito pela Mycapital mesmo?
Valeu!!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...