Jump to content
  • 0

capex

João Paes

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
3 horas atrás, João Paes disse:

Galara não entendo o indicador CAPEX. Sei que é capital expeditor (ou algo assim), imagino que seja o quanto a empresa investe em si mesma, mas não sei o que significam os números. por exemplo uma empresa que estou estudando tem um capex de -6,004 e uma outra tem um capex de -369. o que significa esse numero? 

O CAPEX refere-se aos investimentos que uma empresa faz em bens de capital, como imóveis, instalações, equipamentos, e outras melhorias físicas. Em outras palavras, é o dinheiro que a empresa gasta para adquirir, manter ou melhorar ativos físicos.

Esses números significam:

CAPEX negativo - Quando você vê um número negativo para o CAPEX, isso indica o valor de dinheiro que a empresa está gastando em seus investimentos de capital. O sinal negativo é usado porque, contabilmente, esses gastos são considerados uma saída de caixa.

Comparação dos valores - Vamos usar seus exemplos:

Uma empresa com um CAPEX de -6,004 (seja em milhões, bilhões, ou outra unidade) significa que essa empresa investiu 6,004 unidades monetárias em seus ativos de capital.

Outra empresa com um CAPEX de -369 significa que essa empresa investiu 369 unidades monetárias em seus ativos de capital.

Empresa com CAPEX de -6,004 indica que a empresa está investindo uma quantidade significativa de recursos em seus ativos. Isso pode ser um sinal de expansão, modernização de equipamentos, ou outros projetos de longo prazo que visam aumentar a capacidade produtiva ou a eficiência da empresa.

Já se Empresa está com CAPEX de -369, isso indica que esta empresa está investindo uma quantidade menor em seus ativos de capital em comparação com a primeira empresa. Isso pode significar que a empresa está em uma fase diferente do ciclo de investimento, talvez mantendo seus ativos existentes ou realizando apenas pequenas expansões.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, João Paes disse:

Galara não entendo o indicador CAPEX. Sei que é capital expeditor (ou algo assim), imagino que seja o quanto a empresa investe em si mesma, mas não sei o que significam os números. por exemplo uma empresa que estou estudando tem um capex de -6,004 e uma outra tem um capex de -369. o que significa esse numero? 

Olá @João Paes,

Pelo que pesquisei, o CAPEX representa os investimentos que uma empresa faz para adquirir, manter ou melhorar ativos físicos, como edifícios, terrenos, equipamentos ou tecnologia. Os números que você mencionou (-6,004 e -369) representam os valores de CAPEX que essas empresas investiram em um determinado período.

Também pelo que entendi, o sinal negativo na frente dos números indica que esses valores são saídas de caixa, ou seja, representam dinheiro que a empresa gastou. Um valor negativo é esperado porque o investimento em ativos físicos significa desembolsos.

Já os números em si representam os valores absolutos dos investimentos em bens de capitais. Um CAPEX de -6,004 significa que a empresa gastou 6,004 unidades monetárias (seja em milhares, milhões, dependendo do contexto do relatório financeiro) em investimentos de capital durante o período analisado. Da mesma forma, um CAPEX de -369 significa que a empresa gastou 369 unidades monetárias em investimentos de capital.

Por fim, entendo que seja importante analisar o CAPEX em contexto: um CAPEX maior não é necessariamente melhor. Deve-se considerar o tamanho da empresa, o setor em que atua, a fase de crescimento e outros fatores financeiros.

Espero ter ajudado!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...