Jump to content
  • 0

Contrafluxo


Lucía Ngomo Mbela

Pergunta

Boa noite pessoal,

Alguém poderia me dizer se o seguinte raciocínio sobre a aula de contra fluxo está correto?

Quando a selic, IPCA+ estão em baixa é o momento de comprar esses títulos e não comprar títulos prefixados

E vice-versa, quando a Selic e o IPCA+ estão em alta, comprar prefixados

Caso esse raciocínio estiver correto, alguém me fala, por que isto acontece, porque não ficou muito claro para mim

 

Muito obrigada 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Lucía Ngomo Mbela disse:

Boa noite pessoal,

Alguém poderia me dizer se o seguinte raciocínio sobre a aula de contra fluxo está correto?

Quando a selic, IPCA+ estão em baixa é o momento de comprar esses títulos e não comprar títulos prefixados

E vice-versa, quando a Selic e o IPCA+ estão em alta, comprar prefixados

Caso esse raciocínio estiver correto, alguém me fala, por que isto acontece, porque não ficou muito claro para mim

 

Muito obrigada 

Boa noite, Lucia!

Eu gosto de seguir o seguinte:

1-  Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI;

2- Taxa de juros alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente;

3- Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA.

 

O mercado é feito de ciclos. A ideia do contrafluxo é pegarmos taxas que a princípio não sejam as melhores para lucrar de imediato mas sim nos beneficiarmos legal no futuro.

Pegando as ideias acima vamos destrinchar elas um pouco mais:

1- quando os juros estão baixos e tendem a subir é porque a inflação está mais elevada e a ideia é controlar a mesma. Pegando este exemplo vamos imaginar que peguemos um título que pague 150% do CDI e a Selic está no momento em 3% (exemplos hipotéticos). Isso significa que a rentabilidade seria de aproximadamente 4,5% (3% x 150%). É baixo. Mas agora pensemos que a Selic chegue na casa dos 13%. Isso geraria uma rentabilidade de quase 19,5%. Aqui que a coisa muda, percebe?

2- quado os juros estão altos e tendem a baixar é porque a inflação estará controlada. Isso significa que a Selic caindo deixará de pagar uma boa rentabilidade e o IPCA também não estará pagando lá aquelas coisas pois estará em momentos mais baixos. Então entram os prefixados que irão trazer uma rentabilidade maior em comparação com os títulos indexados ao CDI e IPCA;

3- para pegar títulos indexados ao IPCA usaremos uma lógica semelhante do item 1 resumidamente falando.

 

Espero que tenha esclarecidos suas dúvidas e se algo não ficou claro ainda é só dizer que tentaremos ajudar!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...